terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Pós-Jogo: Everton 2x1 Arsenal (PL 2020/21 - 14ª rodada)

Na tarde do último sábado, o Everton recebeu o Arsenal em Goodison Park e conquistou sua terceira vitória em sequência na Liga. Em mais uma boa atuação defensiva, os Toffees até sofreram uma pressão no final do jogo, mas conseguiram segurar os três pontos.

O jogo

Diferente das duas partidas anteriores, o Everton conseguiu ter bastante a bola no início do jogo. O Arsenal optou por esperar no seu campo e tentar aproveitar os contra-ataques.

O fato do time estar muito com a bola evidenciou aquilo que todos já esperavam, a falta de laterais de origem deixou o setor ofensivo sem profundidade. Os pontas, Iwobi e Richarlison sofreram para achar espaços sem poder contar com o apoio dos laterais.

Mesmo assim, foi o Everton que conseguiu abrir o placar. Iwobi recebeu na direita e fez um cruzamento despretensioso. Calvert-Lewin desviou de cabeça e a bola bateu em Holding para morrer no canto do gol de Leno. A Premier League acabou confirmando o gol contra do zagueiro.

Depois da abertura do placar, os papéis inverteram-se. O Arsenal ficou mais com a bola, sem conseguir criar, e o Everton mais postado, esperando uma saída rápida em contra-ataque.

Sem ter criatividade, o Arsenal só conseguia chegar com bolas aleatórias jogadas na direção da área. E justamente em um desses lances surgiu o pênalti de Tom Davies. Mina afastou mal um cruzamento, deixando a bola viva dentro da área. Maitland-Niles antecipou Tom Davies e recebeu um toque do volante. O árbitro apontou para a marca da cal marcando a penalidade. Pépé foi para a bola e empatou o jogo.

O jogo novamente teve uma inversão de estratégias. O Everton voltou a ter a posse de bola e o Arsenal mais recuado. 

Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Everton consegui uma rara jogada criada pelo chão. Calvert-Lewin recebeu com espaço na entrada da área e finalizou de esquerda. A bola iria na gaveta caso Leno não tivesse feito grande defesa jogando a  bola para escanteio. Na cobrança de escanteio, Sigurdsson bateu bola venenosa no primeiro pau e Mina desviou para desempatar a partida. Foi o segundo gol do zagueiro na atual edição da Premier League.

O segundo tempo também acabou sendo diferente dos jogos anteriores do Everton. A equipe mostrou-se mais acuada e sem o poder de levar perigo ao adversário em contra-ataques.

O Arsenal criou bem pouco, é verdade, mas os Toffees sentaram muito cedo em cima do placar. A principal chance do adversário veio após Pickford sair mal do gol e deixar a bola quicando na área perto de David Luiz. O zagueiro finalizou de primeira e a bola explodiu na trave direita do Everton.

Os Toffees conseguiram ter alguns poucos minutos de ação no campo de ataque do Arsenal durante toda a segunda etapa. O lance de mais perigoso veio com Iwobi pegando rebote de primeira e quase marcando após desvio no bloqueio adversário.

O Everton deixou a partida ir arrastando-se para um ataque contra defesa nos minutos finais. E foi o que aconteceu. O Arsenal veio com tudo para buscar pelo menos seu pontinho.

Pickford e a defesa estavam atentos e conseguiram segurar o ímpeto final do adversário para garantir mais três pontos.

A vitória fez o Everton dormir na segunda posição da tabela, posteriormente caindo para quarto ao final da rodada.

O próximo compromisso do Everton está marcado para esta quarta-feira, quando receberá o Manchester United pelas quartas de final da Copa da Liga.

Estatísticas

Everton
     Arsenal
Posse de bola
42%
58%
Chutes
9
13
Chutes na meta
2
2
Escanteios
4
3
Faltas
9
9
Cartões amarelos
1
3
Cartões vermelhos
0
0

Notas

Pickford - 6,5
Holgate - 7,0
Mina - 7,5
Keane - 8,5
Godfrey - 7,0
Tom Davies - 6,5
Doucouré - 7,5
Sigurdsson - 7,0
Iwobi - 6,5
Richarlison - 6,0
Calvert-Lewin - 8,0

Coleman - 5,5
Kenny - sem nota
Cenk Tosun - sem nota

Melhores momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário