segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Enciclopédia Toffee: A Biografia de Dixie Dean

 


    Para estrear o quadro Enciclopédia Toffee no Everton FC Brasil, o assunto abordado não poderia ser outro além da biografia resumida de William Ralph Dean, ou, simplesmente, Dixie Dean. Maior artilheiro do futebol inglês e o maior jogador do Everton de todos os tempos. E aí, preparados para embarcar na grandiosa história desse craque, ícone e lorde britânico? Vamos lá!

Dixie Dean em campo

Infância, Juventude e futebol pré-Everton

    Um dos primeiros grandes quebradores de recordes e conquistador de títulos do mundo do futebol, Dixie Dean, que é considerado um incrível goleador, principalmente os feitos de cabeça, nasceu em 22 de janeiro de 1907, no número 313 da Laird Street em Birkenhead, neto de um maquinista que dirigia o trem real durante o reinado de George V. Crescendo como um torcedor do Everton, graças a seu pai, Dixie sempre apresentou grande talento e paixão pelo futebol. Ainda na infância, ele distribuía leite para as famílias locais durante a Primeira Guerra Mundial.

    Em seu período escolar, Dixie só tinha olhos para o futebol e, desde ali, já demonstrava grande talento. Inclusive, quando completou 11 anos, sua família optou por matriculá-lo em uma escola devido às instalações de futebol disponíveis e a possibilidade de jogar no time de lá. Aos 14 anos, ele deixa a escola para trabalhar para a Ferrovia Wirral, sentindo muita falta de jogar durante manhãs e tardes. Desse modo, não demora para ele optar por um emprego noturno, estando livre durante os dias para se dedicar a fazer o que mais amava.

    Foi ali mesmo, na ferrovia, que o futuro de Dean começou a se abrir para o futebol profissional. Os filhos de seu gerente, que eram diretores do New Brighton AFC, se interessaram em contratá-lo, mas ele recusou a proposta e acabou assinando com o Pensby United. Foi lá que Dixie atraiu a atenção do Tranmere Rovers.

    Iniciando nos Rovers em novembro de 1923, Dean marcou 27 gols em 30 jogos no campeonato, incrível média de gols. Isso acabou chamando a atenção de muitos clubes da Inglaterra, incluindo Arsenal e Newcastle United. Entretanto, Dixie acaba fechando com o Everton, seu clube de coração desde os oito anos de idade, quando seu pai o levou para ver um jogo em Goodison Park. Ele ficou tão animado quando foi contatado pelo secretário do clube, Thomas H. McIntosh, que correu 4 quilômetros de sua casa até o Woodside Hotel, ponto de encontro. Em março de 1925, ele assina com o Everton, aos 18 anos de idade, por um valor de venda recorde no período para o Tranmere.

Dixie Dean pronto para cabecear a bola

Carreira pelo Everton

    Logo em sua primeira temporada pelos Toffees, Dean anotou impressionantes 32 gols. Porém, sua carreira seria bruscamente paralisada após um grave acidente de moto, no verão de 1926, onde o nosso grande ídolo teve fraturas no crânio e na mandíbula. Os médicos temiam que não houvesse uma recuperação plena e, até, que ele jamais voltasse ao futebol. De forma espantosa, Dixie se recupera sem qualquer sequela e volta a jogar na temporada 1927-28, na qual alcançaria o maior feito de sua história.

    Durante a lendária temporada de 1927-28, Dixie marcou um recorde de 60 gols na liga, contribuindo de forma magistral e decisiva para que o Everton conquistasse o título da Primeira Divisão. Quantidade de gols que até hoje nunca foi superada.

    Em 1930, quando o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão, Dean, como grande jogador e torcedor apaixonado que foi, resolveu ficar ajudando o clube com muitos gols na campanha do título e acesso em 1931, seguida diretamente por mais uma conquista da Primeira Divisão em 1932 e um título da FA Cup em 1933 (com ele fazendo um gol na final, inclusive), uma sequência de títulos inigualável desde então. Ele se tornou o primeiro a ostentar a camisa 9 do Everton e, em 1934, se torna o capitão do time.

Dixie Dean após o título da FA Cup de 1933

Saída do Everton e carreira na seleção inglesa 

    Alguns anos mais tarde, em 1937, porém, as altas exigências físicas do jogo na época fizeram com que ele tivesse que deixar o clube aos 30 anos de idade. Após sua saída do Everton, Dixie Dean atuou pelo Notts County, Sligo Rovers (onde, em 7 jogos, marcou 10 gols, dos quais 5 foram em uma goleada de 7-1 contra o Waterford, mais um recorde mantido até os dias de hoje) e Hurst (atual Ashton United), onde foi obrigado a parar devido à Segunda Guerra Mundial. Oficialmente, Dean se aposenta dos gramados em abril de 1941, seguindo como administrador de um pub em Chester chamado Dublin Packet.

    Com relação a sua carreira pela seleção, Dixie estreou em fevereiro de 1927, contra o País de Gales, logo após ter completado 20 anos de idade. Ao todo, foram fantásticos 18 gols em 16 jogos. Durante a edição de 1927 do British Home Championship, Dean marcou 4 gols em 2 jogos, inclusive 2 vezes contra a Escócia e, apesar da Inglaterra ter perdido o campeonato, ele foi aplaudido pelos escoceses, terminando como artilheiro. Seu último jogo foi uma vitória de 1 x 0 sobre a Irlanda, em outubro de 1932, quando tinha apenas 25 anos.

Falecimento

    Em janeiro de 1972, Dean é acometido por uma gripe e internado no hospital St. Catherine em Birkenhead. Mesmo tendo recebido alta um mês depois, sua saúde continuou a piorar com o passar dos anos. Em novembro de 1976, ele foi forçado a amputar a perna direita, após um coágulo de sangue, tendo de ficar cada vez mais dentro de casa. Em 1º de março de 1980, aos 73 anos, Dean vem a falecer, vítima de um ataque cardíaco, sofrido nas arquibancadas de Goodison Park, em uma partida contra os rivais do Liverpool. Faziam vários anos que ele não visitava a casa do Everton Football Club, devido aos problemas de saúde e, coincidentemente em seu retorno, morre acompanhando o time que sempre amou. Seu funeral contou com milhares de fãs e admiradores de seu futebol lendário.

Última foto de Dixie Dean, ao lado de Bill Shankly
Legado Dixie Dean

    Ao todo, foram 383 gols em 433 jogos pelo Everton, sendo 37 hat-tricks. Em maio de 2001, uma estátua de Dixie Dean é inaugurada fora de Goodison Park e um ano depois, ele se tornou um dos 22 jogadores indicados para o Hall da Fama do Futebol Inglês. O legado de William Ralph “Dixie” Dean é imenso para o futebol, principalmente para nós, que amamos o Everton Football Club.

Estátua de Dixie Dean

Nenhum comentário:

Postar um comentário