sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Pós-Jogo: Crystal Palace 0x0 Everton (PL 2019/20, 1ª rodada)


Um balde de água fria pode ser a expressão que define melhor a estreia do Everton na Premier League 2019/20. Cercado de boas expectativas, o clube teria um duelo "menos desagradável" contra o Crystal Palace em Selhurst Park, na teoria; mas na prática, vimos um flashback do último encontro das duas equipes no estádio, além de um time ainda longe de sua forma ideal para este início de torneio.

O JOGO

Os Toffees começaram bem a partida no já tradicional 4-2-3-1. Com a postura defensiva já característica do Palace, o time concentrou a posse de bola até chegar ao ataque em duas oportunidades claras de gol. Com as ações de Bernard e Digne pelo lado esquerdo e um André Gomes participativo no setor ofensivo, o Everton finalizou seis vezes na primeira etapa. Porém, percebeu-se certa fragilidade no meio de campo pós-Gueye, com os donos da casa tendo a melhor oportunidade de gol na primeira etapa, com Meyer. De modo geral, foi um primeiro tempo positivo do time, que mostrou ter paciência para controlar a partida.

Gbamin teve de estrear ainda no primeiro tempo, devido a lesão de André Gomes.
No segundo tempo, houve o oposto. André Gomes se machucou ainda no final do primeiro tempo, dando lugar ao estreante Gbamin, que não estava 100% para a partida. O Crystal Palace voltou do vestiário aproveitando melhor seus contra-ataques, graças à linha alta da defesa dos Blues e às subidas de Coleman e Digne. O trio Pickford, Keane e Mina foi bem, em especial o goleiro inglês, que fez duas grandes defesas para salvar o Everton no jogo. À medida que os Eagles tomavam o domínio do jogo, o Everton recolhia-se e via seu meio de campo completamente nulo, com Sigurdsson não participando das jogadas, Richarlison e Bernard com dificuldades, e Calvert-Lewin sem oportunidades na frente. O centroavante foi substituído pelo recém-contratado Moise Kean, que tentou dar liga ao ataque em seus primeiros lances, mas que foi "sumindo" da partida devido a ineficiência do time na segunda etapa.

Moise Kean estreou, mas pouco pode contribuir ao setor ofensivo do time.
As coisas quase pioraram de vez após a expulsão de Schneiderlin: o francês havia tomado o primeiro cartão amarelo por uma reação acintosa à uma falta marcada pelo árbitro Jon Moss. Aos 76 minutos de jogo, após uma entrada forte, Morgan foi expulso, deixando o Everton com 10 jogadores em um momento crucial da partida, onde o Palace havia intensificado sua pressão. A defesa dos Toffees conseguiu se segurar e, no fim, o empate sem gols foi um bom negócio para os visitantes.

CURIOSIDADES DO JOGO
- O Everton teve de usar seu terceiro uniforme da temporada PASSADA, devido a um pedido da arbitragem. O novo uniforme Away do clube poderia confundir-se com o uniforme Home do Palace, assim como o tradicional manto azul do Everton entraria em conflito no campo. Nosso novo terceiro kit será lançado dia 23 deste mês.

Zaha e Marco Silva, ao final da partida.

- Havia grande expectativa sobre Zaha, que entrou no meio do segundo tempo. O Everton tentou o jogador na última janela, e houve desejo do próprio de se juntar ao clube, mas as negociações não foram para frente. Além disso, James McCarthy não enfrentou os Toffees após sua ida ao clube londrino no último Deadline Day.

ESCALAÇÕES

Palace: Guaita; Ward, Kelly, Dann, Van Aanholt; Townsend, McArthur, Milivojevic, Meyer; Benteke (Wickham, 83'), Ayew (Zaha, 65'). Não utilizados: Hennessey, Kouyaté, Cahill, McCarthy e Camarasa.

Everton: Pickford; Coleman, Keane, Mina, Digne; Schneiderlin (expulso, 76'), André Gomes (Gbamin, 45 +1'); Richarlison, Sigurdsson (Davies, 79'), Bernard; Calvert-Lewin (Kean, 69'). Não utilizados: Lössl, Holgate, Walcott e Tosun.

Yerry Mina foi um dos destaques da partida.
Destaques positivos: Pickford, Keane e Mina.
Destaques negativos: Schneiderlin e Sigurdsson.

ESTATÍSTICAS

Crystal Palace
Everton
Posse de bola
35%
65%
Chutes
6
10
Chutes na meta
2
3
Escanteios
6
2
Faltas
16
14
Cartões amarelos
2
3
Cartões vermelhos
0
1

MELHORES MOMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário