sexta-feira, 13 de março de 2015

Pós-Jogo: Everton 2x1 Dínamo de Kiev


Foi sofrido, mas o Everton venceu o Dínamo de Kiev por 2 a 1, de virada, e conseguiu uma importante vantagem nas oitavas de final da UEFA Europa League. Entretanto, é preciso manter a calma e a seriedade: os ucranianos possuem excelente desempenho em casa e, na fase anterior, reverteram esta mesma desvantagem.
 
Sob uma forte chuva em Goodison Park, os visitantes foram os primeiros a criar perigo. Aos dois minutos, Howard espalmou como pode o cruzamento de Antunes. Aos treze, não teve jeito: Yarmolenko cobrou escanteio à meia-altura, Husyev se antecipou a McCarthy e desviou para as redes, abrindo o placar.
 
Aos 22 minutos, Sydorchuk chutou de fora da área e mandou por cima. Sete minutos depois, após cruzamento de Yarmolenko e Mbokani cabeceou em cima de Jagielka. Aos 31', novamente Sydorchuk tentou de fora da área e desta vez Howard precisou intervir, mandando para escanteio.
 
No minuto seguinte, enfim, a primeira finalização do Everton. Shovkovskiy saiu mal do gol e deixou a bola de presente para Lukaku, que com o gol aberto, chutou completamente sem direção. Aos 36', Lukaku cobrou falta venenosa e Shovkovskiy mandou pra escanteio.
 
Na cobrança, Garbutt colocou na cabeça de Jagielka, mas Danilo Silva cortou quase em cima da linha; na sequência, Alcaraz chutou por cima. O gol de empate veio aos 38 minutos: Lukaku fez grande jogada ao escapar de sucessivas faltas e, no momento certo, tocou para Naismith, que concluiu com categoria na saída de Shovkovskiy, deixando tudo igual.
 
 
Ainda no primeiro tempo, o Everton quase conseguiu a virada. Aos 43 minutos, lindo lançamento de McCarthy para Mirallas, que conseguiu tirar de Shovkovskiy, mas o cruzamento em direção a Lukaku foi interceptado por Dragovic.
 
No segundo tempo, o que se viu foi um amplo domínio da parte do Everton, porém a bola insistia em não entrar. Logo aos dois minutos, Alcaraz chutou de fora da área e Shovkovskiy fez boa defesa. Aos oito, Garbutt cobrou falta fechada e Shovkovskiy espalmou para escanteio. Na cobrança, Garbutt levantou na área e Naismith cabeceou em cima de Lukaku.
 
Enquanto os Toffees insistiam no ataque, o Dínamo tinha raras chances no ataque. Aos 15 minutos, Buyalsky chutou, Jagielka bloqueou e Mbokani cabeceou na rede pelo lado de fora. Roberto Martínez colocou Koné no lugar de Mirallas, visando maior poderio ofensivo. Aos 20', McCarthy cruzou e Koné tentou de cabeça, mas Shovkovskiy fez segura defesa.
 
No minuto seguinte, Lukaku tocou na área para Naismith, que deixou Barry de frente para o gol, mas o chute saiu horrível. Os ucranianos responderam aos 23': Garmash fez boa jogada e passou para Yarmolenko, que finalizou com muito perigo.
 
Disposto a vencer a partida, Martínez colocou Osman na vaga de Barkley. Aos 35 minutos, após boa troca de passes na lateral, McCarthy tocou para Osman dentro da área, que tentou o cruzamento; a bola bateu no braço de Danilo Silva e o árbitro Carlos Velasco Carballo, em cima do lance, marcou a penalidade máxima.
 
Lukaku cobrou rasteiro, no centro do gol, e conseguiu bater Shovkovskiy, colocando o Everton em vantagem. Foi o sétimo gol do belga na competição, que agora ocupa a vice-artilharia. Além disto, tornou-se o jogador com mais gols em competições europeias com a camisa do Everton, superando Fred Pickering, que vestiu a camisa dos Toffees de 1963 a 1967.
 
 
O Everton volta a campo no próximo domingo, às 13h (de Brasília), quando recebe o Newcastle, pela Premir League. É a hora de somar os pontos necessários para acabar com o risco matemático de rebaixamento.

Estatísticas:

 
Everton
Dínamo de Kiev
Posse de bola
58%
42%
Chutes
16
10
Chutes na meta
7
3
Escanteios
6
2
Faltas
10
14
Cartões amarelos
1
1
Cartões vermelhos
0
0

Gols do jogo (ESPN):

http://espn.uol.com.br/video/491450_europa-league-oitavas-ida-gols-de-everton-2-x-1-dinamo-de-kiev

 
HOWARD: 6,5
Num geral, teve pouco trabalho. Infelizmente, faltou reflexo no lance do gol.
 
COLEMAN: 7,0
Bastante participativo e aguerrido no ataque, num jogo em que o Everton realmente precisava desta colaboração.
 
ALCARAZ: 6,5
Apesar dos vários sustos na defesa, teve duas boas chances ofensivas (!). É o estilo Alcaraz de jogar futebol.
 
JAGIELKA: 8,0
Esteve atento na defesa o tempo todo. Bloqueou várias finalizações e recebeu merecidos elogios por parte da torcida.
 
GARBUTT: 7,0
Apesar de grande parte das jogadas terem sido tramadas pela direita, o garoto se esforçou. Está assumindo uma baita responsabilidade e, no geral, se saindo bem.
 
MCCARTHY: 7,0
Apesar da falha no gol do Dínamo, se redimiu e contribuiu com bons passes no ataque.
 
BARRY: 6,0
Bastante criticado por errar muitos passes no meio campo, além de uma finalização, de frente para o gol.
 
BARKLEY: 6,0
Pra não dizer que não fez nada, participou do lance do primeiro gol. De resto, ficou tempo de mais em campo para o pouco que jogou.
 
OSMAN: 7,0
Mesmo com poucos minutos em campo, sua entrada foi pontual. Teve o mérito no lance do pênalti.
 
NAISMITH: 7,0
Bastante ativo no ataque, mostrou tranquilidade para empatar a partida, frente a um experiente goleiro.
 
MIRALLAS: 6,5
Faltou um pouco de intensidade ofensiva, mas nem por isso deixou de fazer boas jogadas, incluindo um belo drible sobre Antunes.
 
KONÉ: 6,5
Entrou com disposição de ajudar, mas ainda erra muitos lances, alguns fáceis.
 
LUKAKU: 8,5
Mais uma grande exibição europeia. Pode parecer cedo, mas já escreveu seu nome na história do clube. Hoje, um gol e uma assistência, mas ainda falta melhorar a finalização.
 
Média da equipe: 6,88

Nenhum comentário:

Postar um comentário