terça-feira, 15 de abril de 2014

Como Ainda Não Entendemos Hillsborough?


Nesta terça-feira, completam-se 25 anos desde a tragédia que mudou não só o futebol inglês, mas também toda a cidade de Liverpool. 96 torcedores do Liverpool perderam suas vidas pisoteados diante do caos que ocorria no estádio do Sheffield Wednesday, devido a grande demanda de torcedores.

As 96 pessoas que perderam suas vidas naquele fatídico 15 de abril
Durante anos, as famílias das vítimas, além do próprio Liverpool, lutaram por justiça. Seus entes queridos, que se foram naquele desastre, tiveram suas índoles questionadas e difamadas pela imprensa e pela polícia inglesa, que durante anos negligenciou os inquéritos sobre o ocorrido. Apenas em 2012, 23 anos depois, ficou provado que as vítimas da tragédia não tiveram nenhuma culpa pelo que aconteceu, e que as más condições do estádio e o completo despreparo da segurança foram os fatores que geraram uma das maiores tragédias da história do futebol.

O The Sun foi o principal órgão de imprensa a caluniar as vítimas de Hillsborough; desde então, a população de Liverpool boicota o tablóide, não comprando suas edições
Desde 1989, Everton e Liverpool se uniram em prol dessas pessoas, quatro anos após as relações entre os dois clubes e as duas torcidas terem ficado ainda mais tensas, devido ao incidente de Heysel. Após todos esses anos, continua sendo delicado e emocionante falar sobre Hillsborough, independente de ser azul ou vermelho: é algo que afetou toda a cidade de Liverpool e, consequentemente, torcedores de Everton e Liverpool no mundo inteiro. A união dos "scousers" - o apelido de quem é natural de Liverpool - apenas reforçou o que ecoa em vários cantos dos Reds: "Vocês mexeram com a cidade errada!" É a prova de que futebol, por mais apaixonante que seja, não é maior que a vida, e que é possível manter a rivalidade sem perder a civilidade.


Mas onde quero chegar com este texto? É estranho um brasileiro falar disso, mesmo torcendo para o Everton. A questão é que, após ter contato com pessoas de lá, é difícil não se envolver, não se sensibilizar com o espírito e compaixão dessas pessoas.

Vivemos no autoproclamado "país do futebol", onde matar outro torcedor pelo simples fato dele torcer por outro time é algo muito comum. Não é preciso fazer tanto esforço para lembrar dos diversos shows de horror vistos no futebol brasileiro; a selvageria ocorrida em Joinville, no jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, foi o episódio mais recente deste tipo de absurdo. Em pouco mais de seis meses antes da Copa do Mundo começar, isso aconteceu e pouco se sabe dos envolvidos naquela briga, muito menos dos que permitiram a realização do jogo em um local sem nenhuma segurança.


No dia 15 de abril de 1989, não houve briga de torcida. Até mesmo a irresponsabilidade das autoridades é mínima se comparada a certas tragédias ocorridas no futebol tupiniquim. Independente de comparações, faz-se necessário lembrar que somos humanos, e que, com o passar dos anos, muitos de nós vem esquecendo isso. Hillsborough aconteceu, Hillsborough ainda vive, mas o que ela disse ao mundo ainda não chegou na terra abençoada por Deus.

Justice for the 96. Sempre andaremos com vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário