quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Pós-Jogo: Liverpool 0x2 Everton (PL 2020/21 - 25ª rodada)

Na tarde do último sábado, o Everton visitou o Liverpool em Anfield e confirmou a sua grande fase fora de casa vencendo o clássico. O resultado marcou a quebra de dois tabus. O primeiro, não vencer o rival desde 2010 e o segundo, não vencer em Anfield desde 1999.

O jogo

Sem poder com Calvert-Lewin e Allan desde o início, Ancelotti optou por manter Richarlison mais centralizado e também reforçou o meio de campo com a presença de mais jogadores. 

Assim como no jogo de ida, um time abriu o placar logo cedo. Dessa vez, felizmente, foi o Everton quem saiu na frente. James Rodríguez deu linda assistência, deixando Richarlison na cara do gol. O brasileiro dominou e bateu cruzado, sem chance para Alisson.

O jogo foi condicionado pela mudança no placar logo cedo. O Everton conseguiu ficar ainda mais a vontade no seu estilo de jogo mais fechado, enquanto o Liverpool tinha a obrigação de criar oportunidades.

Diferente do Everton no jogo de ida, o rival não conseguiu responder ao gol tomado logo cedo e praticamente não criou chances claras de gol. As melhores vieram em chutes de fora da área. Pickford, muito seguro durante toda a partida, conseguiu fazer boas intervenções para evitar o empate.

Antes do intervalo, o Everton ainda teve uma chance clara para ampliar. Digne lançou linda bola para Coleman dentro da área. O capitão mergulhou de cabeça, mas parou em grande defesa de Alisson.

O segundo tempo começou com o Liverpool conseguindo trocar mais a bola no campo de ataque. No entanto, o adversário ainda não conseguia grandes chances de gol.

A única chance clara caiu nos pés de Salah. O egípcio tabelou com Shaqiri e saiu na frente de Pickford. O goleiro do Everton foi muito bem na saída e conseguiu abafar a finalização do atacante.

Ancelotti modificou um pouco o ataque para tentar segurar mais a bola no campo ofensivo e levar perigo em contra-ataques. Sigurdsson veio para o lugar de André Gomes e Calvert-Lewin virou parceiro de Richarlison ao entrar na vaga de James Rodríguez.

Os dois substitutos terminaram participando do gol que confirmou a vitória. DCL recebeu boa bola em profundidade de Richarlison, que arrancava em um contra-ataque, e bateu rasteiro. Alisson defendeu, mas deu rebote. Calvert-Lewin correu para marcar com o gol vazio, porém foi derrubado por Alexander-Arnold. Pênalti marcado e depois confirmado com a revisão no VAR. Sigurdsson foi para a bola e bateu rasteiro no canto, fora do alcance do goleiro.

A comemoração do gol de Sigurdsson, que selou o placar em Anfield

Sem ter muito tempo para buscar o resultado, o Liverpool pareceu meio entregue em campo. Durante os minutos restantes teve apenas uma finalização, defendida novamente por Pickford, que estava em grande tarde.

O apito final trouxe um alívio e a sensação de dever cumprido. Dois tabus caindo com o mesmo resultado e anos de pressão tirados das costas de jogadores, comissão técnica e torcedores.

A vitória trouxe o Everton de volta à briga por competições europeias e deve representar uma injeção de confiança no elenco para o restante da temporada.

O time voltará campo na próxima segunda-feira, quando receberá o Southampton em Goodison Park.

Estatísticas

Liverpool
    Everton
Posse de bola
71%
29%
Chutes
15
9
Chutes na meta
6
6
Escanteios
7
2
Faltas
10
10
Cartões amarelos
2
1
Cartões vermelhos
0
0

Notas

Pickford - 9,0
Holgate - 9,0
Keane - 9,0
Godfrey - 8,0
Digne - 8,5
Coleman - 8,5
Tom Davies - 8,5
Doucouré - 6,0
André Gomes - 6,0
James Rodríguez - 8,0
Richarlison - 9,5

Sigurdsson - 8,0
Calvert-Lewin - 8,0
Iwobi - sem nota

Melhores momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário