A segunda janela de transferências do Everton após a chegada de Ronald Koeman terminou. O resultado deixa claro que o técnico holandês e a sua comissão preferem trabalhar com um grupo de confiança, mesmo que seja reduzido, do que contarem com um maior número de opções, onde nem todos podem estar tão focados no trabalho de evolução da equipe.
Ao todo, foram cinco baixas no elenco principal - entre empréstimos e vendas - e sete empréstimos do grupo de jogadores do elenco sub-23, incluindo o afastado Oumar Niasse. Em contrapartida, chegaram apenas dois reforços para o time principal e um para o sub-23.
A limpeza do elenco, que muitos torcedores do Everton esperavam quando Koeman chegou, finalmente aconteceu. Por mais que alguns jogadores negociados, realmente, não tivessem mais futuro no clube, a falta de reposição é algo preocupante. Algumas posições no elenco ficaram sem um reserva imediato. O técnico terá que trazer algum garoto da base sem muita experiência, caso haja alguma lesão ou algo que tire de campo os titulares dessas posições.
Quanto aos recém-chegados, ambos já mostraram que foram ótimas aquisições. O problema aqui não passa pela qualidade dos contratados, mas sim pela falta de contratações para suprir as antigas carências do elenco, como meia-armador e centroavante, e também para repor as saídas desta própria janela.
O balanço final é apenas satisfatório, já que as boas e poucas contratações não mudam o fato do elenco ter ficado curto e sem suas principais falhas corrigidas. Como só resta ao clube a disputa da Liga, é possível que, mesmo com esses problemas, o Everton consiga brigar por algo maior, como uma vaga em competição europeia. Mas é claro que com uma janela um pouco mais ambiciosa essa briga ficaria muito mais palpável.
Confira abaixo o resumo das negociações da janela:
CHEGARAM - TIME PRINCIPAL
Morgan Schneiderlin:
27 anos, francês
meio-campista, ex-Manchester United
DEFINITIVO
Ademola Lookman:
19 anos, inglês
ponta/atacante, ex-Charlton
DEFINITIVO
CHEGOU - SUB-23
Anton Donkor:
19 anos, alemão
ponta/atacante, ex-Wolfsburg
EMPRÉSTIMO
SAÍRAM - TIME PRINCIPAL
26 anos, costarriquenho
lateral, Sunderland
DEFINITIVO
Tom Cleverley:
27 anos, inglês
meio-campista, Watford
EMPRÉSTIMO
Gerard Deulofeu:
22 anos, espanhol
meio-campista/ponta, Milan
EMPRÉSTIMO
Tyias Browning:
22 anos, inglês
lateral/zagueiro, Preston North End
EMPRÉSTIMO
SAÍRAM - SUB-23
19 anos, inglês
atacante, Southport
EMPRÉSTIMO
Conor Grant:
21 anos, inglês
meio-campista, Doncaster
EMPRÉSTIMO
Callum Connolly:
19 anos, inglês
lateral, Wigan
EMPRÉSTIMO
Gethin Jones:
21 anos, galês
zagueiro, Barnsley
EMPRÉSTIMO
Russel Griffiths:
20 anos, inglês
goleiro, Motherwell
EMPRÉSTIMO
Conor McAleny:
24 anos, inglês
ponta/atacante, Oxford United
EMPRÉSTIMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário