sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Chuva de gols na Luz

Por Hugo Pietra, Uefa.com

O Benfica goleou o Everton na terceira jornada da UEFA Europa League, mercê de uma vitória por 5-0 no Estádio da Luz. Os "encarnados" chegaram à vantagem no primeiro tempo e entraram na segunda parte de forma avassaladora, tendo apontado três gols em cinco minutos. Com este triunfo o Benfica ascende à liderança do Grupo I, com seis pontos, os mesmos dos ingleses.

Poucas mexidas
A turma "encarnada" apresentou poucas alterações em relação à habitual formação inicial, com a particularidade de Ruben Amorim ter sido escalado na posição de lateral-direito, lugar normalmente ocupado por Maxi Pereira. No flanco oposto, a escolha de Jorge Jesus recaiu sobre César Peixoto, já que Shaffer ficou de fora da partida frente aos "toffees" a contas com uma lesão muscular. O goleiro Júlio César, utilizado nas provas europeias, voltou a ocupar o lugar entre os postes.

Luisão ameaça
Jogando em casa, os comandados de Jorge Jesus entraram bem no jogo, tendo criado uma boa oportunidade para marcar logo aos quatro minutos. Pablo Aimar bateu um escanteio do lado esquerdo e Luisão, livre de marcação, desviou de cabeça, com a bola passando ligeiramente ao lado.

Gol de Saviola
Apesar do assédio "encarnado", a formação inglesa equilibrou as operações no meio-campo, mas foi mesmo a equipa lisboeta a primeira a chegar ao gol, aos 13 minutos. Di María ganhou espaço para cruzar do lado esquerdo e Saviola, na segunda trave, chutou muito bem, para delírio dos adeptos "encarnados" presentes no Estádio da Luz. Dez minutos depois, Di María voltou a criar calafrios à defesa inglesa, com o Benfica muito perto de aumentar a vantagem. O extremo argentino passou por um opositor no lado esquerdo, fez um cruzamento rasteiro e o zagueiro-central Sylvain Distin por pouco não fez gol contra.

Resposta inglesa
Aos 33 minutos, o Everton respondeu com algum perigo, na sequência de um passe de Yakubu, em zona frontal. Bilyaletdinov chutou de primeira, com a bola passando ligeiramente por cima da trave da baliza de Júlio César, num momento em que os homens comandados por David Moyes procuravam o empate. Contudo, o Benfica conseguiu preservar a vantagem até ao intervalo.

Entrada explosiva
O segundo tempo começou da melhor forma para a equipe da casa, que fez o 2-0 logo aos 46 minutos. Aimar ganhou a bola na entrada da área, Saviola progrediu pelo lado esquerdo e assistiu Óscar Cardozo com perfeição, que só teve de encostar. Numa entrada verdadeiramente explosiva, os "encarnados" voltaram a marcar no minuto seguinte. Di María, também pelo lado esquerdo, cruzou na medida e Cardozo, na segunda trave, marcou de cabeça.

Luisão de cabeça
Aos 51 minutos a turma da Luz fez o 4-0, na sequência de um escanteio cobrado por Aimar. Luisão, na zona frontal, cabeceou para o gol, colocando em delírio a arquibancada do Estádio da Luz. Três minutos depois foi a vez de Di María tentar a sua sorte, já no interior da área. O argentino ganhou espaço, chutou bem, mas a bola pegou na trave de Tim Howard.

Bis de Saviola
Depois da avalanche de gols, o Benfica continuou dominando, não com tanta intensidade, perante uma equipe do Everton já muito abalada. Os comandados de Jorge Jesus poderiam ter marcado mais um, mas o Everton esteve perto de marcar aos 78 minutos, após um remate de Saha, que acertou a baliza "encarnada". No entanto, o Benfica chegaria ao 5-0 aos 82 minutos, após um lançamento longo de David Luiz. Di María assistiu Saviola, que não desperdiçou.

Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário