quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A janela de transferências do Everton para 2018/19


Este ano marca uma grande mudança na janela de transferências da Premier League: os clubes decidiram que o encerramento da janela acontecesse antes do início oficial do campeonato. Dito isso, hoje (09) foi o Deadline Day do verão britânico e o Everton foi um dos destaques deste dia bastante movimentado no mercado. Trazemos a vocês o balanço da janela dos Toffees para o início da temporada 2018/19.

INÍCIO: MARCO SILVA E MARCEL BRANDS

Marcel Brands e Marco Silva em apresentação oficial ao clube. Foto: Everton FC.
Assim que a temporada passada chegou ao fim, o Everton não demorou muito para fazer mudanças significativas no comando do time principal. Marcel Brands foi anunciado como o novo diretor de futebol do clube, após trabalhos bem sucedidos no AZ Alkmaar e no PSV, ambos da Holanda. Sam Allardyce foi demitido para dar lugar ao português Marco Silva, como bem sabem, de 41 anos. Inicialmente, o clube sondou Silva após a demissão de Ronald Koeman, mas não conseguiu firmar acerto com o Watford, negociação esta que ainda causa atrito entre os dois clubes nos bastidores.

Pois bem, com essa reestruturação inicial, os Blues passaram a almejar um futebol mais atraente para a próxima temporada, bem como maior credibilidade e precisão no mercado. Além disso, Silva e Brands teriam como maior desafio a reformulação do elenco, inchado após as últimas duas janelas. O que vimos até o dia de hoje foi a busca por rejuvenescimento de alguns setores e contratações pontuais.

SAÍDAS
Valores de acordo com o site Transfermarkt. Cifras convertidas em libras. *Valor não revelado.
  • Wayne Rooney - DC United (EUA) - livre
  • Joel Robles - Real Bétis (Espanha) - livre
  • Conor Grant - Plymouth Argyle (Inglaterra) - livre
  • Funes Mori - Villarreal (Espanha) - £8 milhões
  • Davy Klaassen - Werder Bremen (Alemanha) - £12.3 milhões
  • Henry Onyekuru - Galatasaray (Turquia) - empréstimo de uma temporada (£720 mil)
  • Luke Garbutt - Oxford United (Inglaterra) - empréstimo de uma temporada
  • Ashley Williams - Stoke City (Inglaterra) - empréstimo de uma temporada
  • Kevin Mirallas - Fiorentina (Itália) - empréstimo de uma temporada (£450 mil)
  • Shani Tarashaj - Grasshoppers (Suíça) - empréstimo de uma temporada
  • Antonee Robinson - Wigan (Inglaterra) - empréstimo de uma temporada
  • Callum Conolly - Wigan (Inglaterra) - empréstimo de uma temporada
O verão do Everton começou mais focado em saídas. As primeiras saídas anunciadas foram as de Funes Mori e Joel Robles. O primeiro foi vendido ao Villarreal, o que pegou de surpresa alguns torcedores, visto que o argentino retornou aos gramados na parte final da temporada, após grave lesão. Já Robles foi liberado após o término de seu contrato, e voltou à seu país de origem para atuar no clube de Andalúcia.

Um ano após retornar ao seu clube de origem, Rooney deixou o Everton e partiu para a MLS. Foto: Everton FC.
Então surgiu a cessão de Wayne Rooney para o DC United, da MLS, após uma temporada de volta à sua "casa". Segundo Rooney, o jogador teve conversas com a direção, que confessou não tê-lo nos planos para a temporada 2018/19. O atacante de 32 anos foi o artilheiro do time na última edição da Premier League, com 10 gols. Já no final de julho, os Blues anunciaram a venda de Davy Klaassen ao Werder Bremen, após experiência mal sucedida em Goodison Park. Trazido com grande aprovação da torcida, o holandês não conseguiu mostrar seu melhor futebol nas poucas oportunidades que teve com Koeman, Unsworth e Allardyce.

Kevin Mirallas foi cedido à Fiorentina por empréstimo, com opção de compra ao final da temporada. Foto: Twitter/ACFFiorentina.
Na última semana, mais jogadores do time principal tiveram suas saídas concretizadas através de empréstimos. Ashley Williams foi emprestado ao Stoke, agora na Championship, assim como Mirallas, que agora se junta à Fiorentina, da Itália. O empréstimo do belga inclui opção de compra ao final da temporada, por um valor especulado em £6 milhões. Dentre os jogadores de "média idade", não aproveitados por Marco Silva, Luke Garbutt foi novamente emprestado, desta vez para o Oxford United (League 1 - 3ª divisão); Shani Tarashaj, nunca aproveitado desde que chegou ao clube, em 2016, voltou ao seu time de origem, o Grasshoppers (Suíça). O meia Conor Grant não teve seu contrato renovado pelos Toffees e se juntou ao Plymouth, também da terceira divisão inglesa.

Muitas foram as transferências envolvendo os jovens do clube. Henry Onyekuru, que passou a última temporada emprestado ao Anderlecht, agora está no Galatasaray, cedido até junho de 2019. Nos últimos dias, os laterais Callum Conolly e Antonee Robinson foram emprestados ao Wigan, recém-promovido para a Championship.

Outras saídas: David Henen, Jose Baxter, Sam Byrne, Calum Dyson, Louis Gray (contratos expirados).

CHEGADAS
Valores de acordo com o site Transfermarkt e outras fontes introduzidas ao longo do texto. Cifras convertidas em libras. *Valor não revelado.
  • Richarlison - Watford (Inglaterra) - £35-40 milhões
  • Lucas Digne - Barcelona (Espanha) - £18 milhões*
  • Bernard - Shakhtar Donetsk (Ucrânia) - livre
  • Yerry Mina - Barcelona (Espanha) - £27.23 milhões
  • André Gomes - Barcelona (Espanha) - empréstimo (£2.03 milhões)
  • Kurt Zouma - Chelsea (Inglaterra) - empréstimo**
  • João Virgínia - Arsenal (Inglaterra) - definitivo*
Richarlison é o quarto brasileiro a atuar pelos Blues. Foto: Everton FC.
Apenas após os anúncios de algumas vendas e empréstimos, os Toffees concretizaram novas contratações para o elenco principal. A primeira delas foi um brasileiro: o atacante Richarlison, de 21 anos, decidiu reunir-se novamente com Marco Silva (a quem se referiu como um pai), agora no Everton. Com passagens por América-MG e Fluminense, Richarlison chegou a peso de ouro, o que gerou grande discussão na mídia inglesa. Porém, após atuar nos dois últimos amistosos da pré-temporada dos Blues, já tem grande apoio da torcida. O atacante assinou por 5 anos com o clube.

Digne é mais um reforço para o setor defensivo do time. Foto: Everton FC.
Em seguida, o Clube do Povo resolveu um problema crônico no elenco, que era a falta de um competidor para Baines. Vindo do Barcelona (nosso clube B agora?), Lucas Digne assinou também por 5 temporadas e chega para disputar posição com o nosso camisa 3. O francês chegou por cerca de 18 milhões de libras, mais 1.3 milhões em bônus. Na mesma semana, o Everton também anunciou a chegada do jovem goleiro João Virgínia, português de 18 anos, vindo do Arsenal e revelado pela base do Benfica. João assinou por 3 anos com o clube e deve alternar entre o time principal e o sub-23.

Grande surpresa da janela, Bernard finalizou sua transferência para os Toffees neste Deadline Day. Foto: Everton FC.
E se você achou, até aquele momento, que o clube não solucionaria problemas no elenco, ou não contrataria mais brasileiros e jogadores do Barcelona, achou errado. Nesta semana, do nada, diversas fontes revelaram que o meia-atacante Bernard, ex-Atlético-MG estaria fechando com os Blues, o que se concretizou neste Deadline Day. Aos 25 anos, o "Alegria nas Pernas" chega após passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk, em uma transferência livre. Disputado inicialmente por clubes como Chelsea e Milan, o brasileiro escolheu o Everton graças à tradição do time e conversas com Marco Silva, e usará a camisa 20, depois de acertar por quatro temporadas. 

Yerry Mina finalmente decidiu escolher o Everton como sua nova casa. Foto: Everton FC.
Ao longo desta quinta-feira, houveram diversas especulações sobre um acerto com Yerry Mina. Se vocês nos acompanhou nas últimas semanas, viu que a novela com o colombiano estava bastante exaustiva, com declarações do empresário e de parentes do jogador, com o presidente do Lyon tentando convencê-lo publicamente a se juntar ao clube francês, diversas fontes o colocando no Manchester United, entre outras situações. No fim, já na reta final do Deadline Day, os Blues asseguraram sua chegada à Finch Farm em definitivo, trazendo também um reforço para o meio-campo, André Gomes. 

André Gomes busca reencontrar seu melhor futebol em Goodison Park. Foto: Everton FC.
A dupla ex-Barcelona chega em termos diferentes. Mina assinou contrato válido até junho de 2023, com os Toffees desembolsando inicialmente 27 milhões de libras; como o anúncio foi dado em primeira mão pelo Barça, o clube catalão revelou não só os valores, mas também que há uma cláusula de recompra do colombiano de 23 anos, especulada em 60 milhões de euros (quase £54 milhões). Já André Gomes vem por empréstimo de uma temporada, num acordo estipulado em £2 milhões, cifra também anunciada pelos catalães. Ambos se juntam aos Blues em busca de mais espaço para jogar, além do entusiasmo pelo novo projeto do clube.

NEGOCIAÇÕES APÓS O FECHAMENTO DA JANELA

Kurt Zouma pode chegar ao clube nesta sexta-feira. Foto: Getty Images.
E ainda há uma chegada encaminhada: Kurt Zouma, zagueiro que pertence ao Chelsea, pode ser anunciado pelos Toffees nesta sexta-feira (10). O clube encaminhou o empréstimo do zagueiro no final da janela e, caso a negociação seja ratificada, o francês de 23 anos se junta ao elenco do Everton neste fim de semana, para vínculo de um ano.

Com a mudança feita pela Premier League nesta temporada, ainda há possibilidade de saídas de jogadores até o final de agosto, já que a data de hoje se refere apenas à aquisição de jogadores. Os clubes da liga - incluindo as divisões inferiores da Inglaterra, que não mudaram suas regras - ainda poderão negociar seus jogadores para outras ligas até que estas encerrem seus mercados. Em compensação, jogadores livres no mercado (os free agents) só poderão se juntar aos clubes da PL na próxima janela, em janeiro de 2019.

Mo Besic quase fechou com o Boro, clube onde atuou por empréstimo na última temporada, neste Deadline Day. Problemas com acertos pessoais frustraram a negociação. Foto: Twitter do jogador.
Dentre os especulados, estão: Besic (Leeds, Middlesbrough), Bolasie (Middlesbrough), Martina (Middlesbrough de novo), Pennington (Leeds), Vlasic (CSKA Moscow), Lookman (RB Leipzig). Em alguns casos, jogadores que não foram utilizados ao longo da pré-temporada, ou que foram afastados do elenco principal por Silva poderão sair (Bolasie, Martina, Vlasic). A única incógnita é Lookman, que ainda é cortejado (publicamente) pelo Leipzig, e que é considerado como parte dos planos do Everton para a temporada, algo ressaltado pelo técnico português em suas últimas entrevistas.

BALANÇO DO ELENCO

Marco Silva declarou há algumas semanas que gostaria de trabalhar com um elenco de 25 jogadores ao longo da temporada. O português também declarou que o mais importante não seria a quantidade de jogadores contratados, mas sim, a qualidade de cada reforço. 

Silva deseja enxutar o elenco para a Premier League.
Na teoria, o Everton conseguiu cumprir parcialmente o desejo do técnico, com as saídas de jogadores fora dos planos da temporada, e chegadas de nomes solicitados pelo português de 41 anos. É bem verdade que o elenco continua com um número alto de atletas, porém, com a possibilidade de novas saídas ao final deste mês, o objetivo de reformulação do time pode ser alcançado. Agora resta a grande missão de Marco, que é dar uma cara atraente e competitiva ao futebol dos Toffees, contrastando com o show de horrores da última temporada. Cenas fortes nos aguardam nos próximos meses.

ELENCO DO EVERTON PARA 2018/19
Atualizado até 09/08/2018. Relação de acordo com o site oficial do Everton.
*Jogadores afastados ou que podem sair ainda nesta janela de transferências.

Goleiros:
1 - Pickford
22 - Stekelenburg
41 - Hewelt (base)

Zagueiros:
2 - Holgate
4 - Keane
6 - Jagielka
13 - Mina
38 - Pennington*

Laterais:
3 - Baines
12 - Digne
15 - Martina*
23 - Coleman
43 - Kenny

Volantes/meias centrais:
8 - André Gomes
16 - McCarthy
17 - Gueye
18 - Schneiderlin
21 - Besic*
26 - Davies
32 - Joe Williams (base)
34 - Baningime (base)

Meias-ofensivos:
10 - Sigurdsson
27 - Vlasic*
28 - Dowell

Meias-laterais/pontas:
7 - Bolasie*
9 - Sandro Ramirez
11 - Walcott
20 - Bernard
30 - Richarlison
31 - Lookman*

Centroavantes:
14 - Cenk Tosun
19 - Niasse
29 - Calvert-Lewin

Nenhum comentário:

Postar um comentário