domingo, 3 de setembro de 2017

Brazilian Toffees: Renan Graziano


Quarto de Renan em Botucatu marcado com suas duas paixões futebolísticas
Esta publicação marca o retorno da nossa sessão Brazilian Toffees. Um espaço aberto para conhecermos melhor os torcedores do Everton espalhados pelo Brasil.

Quem gentilmente topou participar e responder nossas perguntas foi o paulistano Renan Graziano. Confira a pequena entrevista abaixo:


De onde é e quantos anos tem?
Moro atualmente em Bauru. Nasci em São Paulo, mas fui pra Botucatu (interior de SP) bem novo. Em 2011 fui pra Bauru cursar Engenharia de Produção, na Unesp e estou em Bauru desde então. Tenho vinte e cinco anos.


Quando começou a torcer pelo clube e qual foi o motivo?
Eu sempre fui viciado em futebol europeu e sempre simpatizei por times menos badalados. Os jogadores no video game me traziam essa simpatia. Lembro que bem novo eu criei um grande carinho pelo Newcastle graças ao Alan Smith.
Já o Everton, é bem engraçado. O jogador que me fez aproximar do clube foi Marouane Fellaini (pasmem). Sempre achei ele um ótimo jogador. Bom tecnicamente, forte na bola aérea, multifunções...e acho isso até hoje! Dai comecei a sempre jogar com o Everton no video game e acompanhar a Premier League. Isso foi na temporada 2012/2013. Meu melhor amigo também é viciado em futebol e tem o mesmo pensamento que eu (ele torce para o Aston Villa), então sempre estávamos juntos conversando sobre a EPL e acompanhando os jogos.Depois que Fellaini saiu para o United, eu entendi o tamanho que o Everton já tinha tomado na minha vida de torcedor. Me apaixonei pela história, pela torcida e pelo estádio. A primeira temporada com o Martinez foi incrível, batendo de frente contra o Top 6, fazendo jogos memoráveis. Com certeza isso solidificou minha paixão pelo clube.
As camisas de Renan

Tem algum jogo marcante do clube na memória?
Foram grandes jogos que acompanhei desde 2012/2013. De momento consigo lembrar o gol de Bryan Oviedo na vitória contra o United no Old Trafford; o hat-trick do MITO Steven Naismith contra o Chelsea; a goleada contra o Arsenal em 2013, etc.
Mas de longe os gols que mais comemorei: um gol do Lukaku no último minuto contra o West Ham em uma das Copas e o golaço do Jagielka contra os kopites no último minuto!

"It's good but it's not quite Jagielka"

Qual é o seu jogador favorito que já atuou pelo Everton? E do elenco atual?
Eu ainda não era torcedor como hoje, mas já acompanhava alguns jogos e agora, vendo vídeos e números, Tim Cahill é o jogador que mais gosto entre os que já passaram pelo Goodison Park. Também gostava muito do Tim Howard. Do elenco atual, sou fã do Leighton Baines.

O que o Everton significa na sua vida?
Futebol pra mim não é passatempo. É um vício que às vezes até me faz mal, mexe com meu humor. Sou torcedor desde pequeno do São Paulo e hoje consigo assistir com a mesma paixão os jogos do Everton. Acho que isso diz muito sobre o que esse time significa pra mim. Agora em janeiro vou passar um mês em Londres, e a maior razão pra juntar dinheiro é realizar o sonho de conhecer esse time. Eu já simpatizei com muitos times europeus, mas com o Everton foi algo que transcendeu.
É muito legal também ter mais um elo de ligação com meu pai. Futebol é a nossa paixão e sempre acompanhamos juntos. Hoje consigo sentir que ele assiste e torce com a mesma paixão que eu! E não é porque o "filho dele torce", mas sim porque o Everton mexe com as pessoas.

Quais são as suas expectativas para a próxima temporada?
Sou conhecido por ser um pouco corneteiro no grupo, mas gosto de analisar as coisas friamente. Obviamente foi uma boa janela comparado aos anos anteriores, mas eu fujo um pouco dessa maneira exagerada como a mídia está enaltecendo as movimentações do Everton. Acho que pecamos em não contratar nas posições mais carentes. Gostaria de mais um zagueiro jovem, reforço nas laterais (pelo menos a esquerda), um atacante de área e segurar Ross Barkley. Não gostei do que vi na Liga Europa. Corremos sérios riscos durante o jogo e tomar um gol no Goodison Park seria um grande problema. Concordo que existe a falta de entrosamento e o início de temporada, mas o time ainda está muito longe do que a torcida espera. Eu espero uma boa temporada, mas temo pelos torcedores que estão um pouco iludidos. De qualquer forma, nosso dever é torcer muito! Acho que nosso foco deve ser um bom posicionamento na EPL, pegando Liga Europa. Acho importantíssimo pro Everton voltar a frequentar as competições europeias com frequência. A outra prioridade é tentar vencer uma das Copas.
As redes sociais de Renan:
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário