quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Pós-Jogo: Everton 3x0 Southampton (Campeonato Inglês 2016-17, 20ª rodada)


Mesmo sem apresentar um futebol brilhante, o Everton venceu bem em casa o Southampton em partida válida pela vigésima rodada do Campeonato Inglês. O jogo também marcou as estreias dos jovens Tom Davies e Dominic Calvert-Lewin como titulares de Ronald Koeman.

O jogo

Ronald Koeman surpreendeu, de certa forma, ao além de escalar dois jogadores muito jovens, também mudar o desenho tático da equipe para uma formação que ainda não havia sido utilizada pelo Eveton nesta temporada, o 4-4-2. Calvert-Lewin iniciou a partida aproximando-se de Lukaku o que já refletiu-se em uma boa chance logo aos quatro minutos quando os dois atacantes trocarem passes e a bola sobrou para Barkley finalizar forte, dando trabalho ao goleiro Forster.

Infelizmente, a participação do garoto e o novo esquema tático só duraram dez minutos, pois Calvert-Lewin teve que ser substituído após sentir o tornozelo em uma dividida. Mirallas foi o escolhido para entrar, o que fez o time retornar ao seu "padrão" 4-2-3-1.

O time esteve lento por todo o restante da primeira etapa, tendo finalizado só mais uma vez ao gol, aos dezesseis minutos, em chute fraco de Lukaku após bom passe de Barkley. O Southampton, por sua vez, levou mais perigo e quase marcou em duas ocasiões com Jay Rodriguez.

O Everton voltou para a segunda etapa sem alterações, em todos os sentidos. A equipe continuou lenta e sem criatividade e pouco apareceu no campo ofensivo durante os quinze primeiros minutos. O cenário só veio a mudar com a entrada de Enner Valencia, aos sessenta minutos, na vaga de Lennon e o retorno do 4-4-2. Entrando com muito gás, o equatoriano passou a incomodar mais a marcação do Southampton com sua movimentação e velocidade.

Treze minutos depois, Enner contou com seu oportunismo para marcar o gol que abriu o placar. O atacante pegou o rebote da cabeçada de Lukaku após bom cruzamento de Coleman e estufou as redes. O segundo gol saiu aos oitenta e um em cobrança de pênalti convertida por Leighton Baines, após falta dentro da área sofrida por Valencia.


Restando dois minutos para o fim, Baines roubou bola no campo de ataque, que sobrou para Tom Davies servir Lukaku de primeira, o belga também só precisou de um toque na bola para dar números finais ao placar com uma bomba de pé direito.

O placar elástico não refletiu o que foi o jogo, mas ajudou a mostrar que o técnico holandês não precisa ter medo de escalar uma equipe com dois atacantes.

O Everton tem pela frente agora o Leicester, no próximo sábado (07/01), em partida eliminatória da Copa da Inglaterra (FA Cup).

Estatísticas 


Everton
Southampton
Posse de bola
54%
46%
Chutes
17
12
Chutes na meta
6
3
Escanteios
10
8
Faltas
5
14
Cartões amarelos
0
1
Cartões vermelhos
0
0

Melhores momentos
http://espn.uol.com.br/video/659175_lukaku-deixa-o-dele-everton-bate-southampton-e-e-7-na-premier-league

Nenhum comentário:

Postar um comentário