segunda-feira, 27 de abril de 2015

PÓS-JOGO: Everton FC 3 x 0 Manchester United

Homenagem Póstuma para Sir Philip Carter. ex-presidente EFC (fonte: Liverpoll Echo) 
Venceu e Convenceu! De forma surpreendente, tanto para os torcedores dos Toffees e até mesmo o Manchester United, o Everton FC fez sua melhor atuação na temporada com uma vitória impactante de 3 a 0 aplicando assim o resultado mais amplo sobre os Red Devils desde a temporada 1984/85 (quando ganhou por 5 a 0).

Everton FC e Man Utd sempre proporcionaram grandes jogos e o do último domingo foi mais um deles. O que fez com que muitos dos torcedores dos EFC dissessem em nossa fan page, grupo do facebook ou twitter, “ por que não jogaram assim antes? ”. A resposta não é simples, porém podemos dizer o que pode ter mudado para que esse jogo fosse tão diferente até do que teve contra o Burnley que o time levou pressão em Goodison de um adversário com um homem a menos. 

Primeiro, é clássico e nunca duvide de um clássico. Por mais que a disparidade financeira seja enorme, como disse antes este confronto sempre proporciona ótimas partidas. Segundo, pode ter tido uma carga emocional devido a homenagem póstuma feita ao ex-presidente do clube, Sir Phillip Carter, que comandou o EFC na época de ouro nos anos 80. E terceiro, e que mais acredito, a própria postura do meio campo da equipe. Atuaram de forma sólida ocupando bem os espaços e rápidos no contra-ataque. A presença de Osman (mesmo que discreta) foi fundamental para equilibrar a equipe dando suporte para que McCarthy, Barkley, Barry e Lennon tivessem mais opção para os passes. Destaque também para as atuações sólidas da defesa. Stones e Jagielka foram firmes sem conceder chances para o forte ataque do United.

VAMOS AO JOGO



Gol de McCarthy, EFC 1 x 0 Man Utd. (fonte: evertonfc.com)

Logo aos 4 minutos de partida o EFC aproveitou uma rebatida da defesa, Lukaku ganhou a bola para McCarthy que dominou e tocou com profundidade para Coleman que cruzou de primeira rasteiro, a defesa do Man Utd cortou mal a bola que sobrou para McCarthy passar no meio de dois e ficar de frente para De Gea que nada pode fazer, 1 a 0 para EFC. Logo em seguida poucos minutos depois, Fellaini ganhou na dividida a bola de Barry e ficou livre, de frente ao gol de Howard e chutou para fora por cima do travessão, desperdiçando assim a melhor oportunidade do Manchester no primeiro tempo. Fellaini que sentiu e muito a pressão de jogar contra seu ex-clube em Goodison Park, mesmo tendo sido avisado pelo Van Gaal (manager do Utd) para se controlar emocionalmente, o jogador belga após duas jogadas mais ríspidas levou o cartão amarelo e foi substituído na volta para o segundo tempo.



Gol de Stones, EFC 2 x 0 Man Utd. (fonte: evertonfc.com)

A partir daquele chute para fora de Fellaini, os Toffees seguravam bem a pressão que os Red Devils tentavam impor sem sucesso e eram mais perigosos no contra-ataque. Até que aos 34 minutos o Everton FC impôs uma pressão e conseguiu uma sequência boa de escanteios no qual resultou no segundo gol da partida, o primeiro de John Stones com a camisa do EFC. Cruzamento de Baines que colocou a bola na cabeça do zagueiro livre de marcação no primeiro pau que cabeceou firme no gol fazendo EFC 2 x 0 Man Utd.


Gol de Mirallas, EFC 3 x 0 Man Utd. (fonte: evertonfc.com)
No começo segundo tempo o Manchester teve outra boa oportunidade de marcar o seu gol, mas o chute de Rooney na pequena área esbarrou na grande defesa de Howard a queima roupa. O tempo foi passando e a partida ficou sendo controlada pelo Azuis de Liverpool segurando a pressão e esperando uma oportunidade de matar o jogo. Ela veio aos 73 minutos quando Barkley lancou Lukaku impedido, porém o atacante foi mais esperto e percebendo que estava ilegal no lance parou deixando a bola passar, foi aí que surgiu Mirallas correndo livre, dominou a bola e de frente ao goleiro do Utd, chutou no canto esquerdo, EFC 3 x 0 Man Utd, os números finais do jogo. A partir de então, foi só segurar o resultado e esperar o fim do confronto. Com a vitória os Toffees subiram para a 10ª posição com 44 pontos. 

O próximo jogo do Everton FC será sábado dia 02/05 fora de casa no Villa Park contra o Aston Villa às 11h00 (horário de Brasília).

Estatísticas:

Everton FC
Manchester United
Posse de bola
34,9%
65,1%
Chutes
8
7
Chutes na meta
7
4
Escanteios
7
7
Faltas
6
10
Cartões amarelos
0
2

NOTAS DOS JOGADORES

Howard: 7,5
Coleman: 7,0
Stones: 8,5
Jagielka: 8,0
Baines: 7,5
Barry: 7,5
McCarthy: 8,0
Osman: 7,0
Barkley: 7,5
Lennon: 7,5
Lukaku: 7,5

Substitutos
Mirallas: 8,0
Naismith: sem nota
Koné: sem nota

Média Geral: 7,6

Gols da partida: Aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário