sexta-feira, 11 de setembro de 2009

AEK visita a fortaleza de Goodison Park

Fonte: Uefa.com

Na rodada inaugural do Grupo I da UEFA Europa League, o AEK Atenas vai visitar o Merseyside pela segunda vez, só que nesta oportunidade para medir forças com uma equipe do Everton que nunca perdeu diante de um time grego, em casa ou fora.

Encontros anteriores

• As duas equipes nunca se defrontaram até hoje. Nas duas anteriores recepções a clubes gregos, o Everton somou uma vitória e um empate, enquanto o AEK tem um triunfo e três derrotas em solo inglês.

• O Everton bateu o Larissa, então detentor da Copa da Grécia, por 3-1 em Liverpool na fase de grupos da Copa da UEFA de 2007/08, já sob as ordens de David Moyes. Tim Cahill, Leon Osman e Victor Anichebe foram os autores dos gols da equipe inglesa.

• Embora nunca tenha perdido diante de equipas gregas, o Everton viu-se eliminado nas quartas-de-final da Copa dos Campeões Europeus de 1970/71 pelo Panathinaikos, devido aos gols marcados fora, depois de dois empates.

• O AEK defrontou o vizinho e rival do Everton, o Liverpool, na segunda eliminatória da Copa da UEFA de 1972/73, tendo sido derrotado por 3-0 em Anfield e por 3-1 na capital grega. o Liverpool acabou por conquistar essa edição do torneio.

Retrospectiva

• O Everton somou o número máximo de pontos na fase de grupos da Copa da UEFA de 2007/08, acabando depois por ser eliminado, na disputa por pênaltis, pela Fiorentina, nas oitavas-de-final do torneio. O AEK marcou presença em duas fases de grupos da Copa da UEFA, tendo ficado pelo caminho em 2004/05, mas conseguindo a classificação para os 16 avos-de-final três temporadas depois.

• O Everton não perde uma partida "europeia" no seu terreno desde a terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League de 2005/06, onde foi derrotado por 2-1 pelo Villarreal em pleno Goodison Park. Desde então, em oito jogos "europeus" em sua casa, somou seis vitórias e dois empates.

• O AEK conseguiu somar apenas uma vitória nas suas últimas 11 deslocações nas competições de clubes da UEFA, quando foi ao campo do FK Mladá Boleslav vencer por 1-0, na fase de grupos da Copa da UEFA de 2007/08.

Fatos das equipes

• O treinador do AEK, Dušan Bajević, disputou três partidas frente a adversários ingleses enquanto jogador. Marcou um gol no triunfo por 4-1 do seu FK Velež sobre o Derby County e marcou ainda presença nas duas partidas da segunda eliminatória da Copa dos Campeões Europeus de 1979/80, em que o AEK defrontou o Nottingham Forest.

• O AEK perdeu a primeira partida dessa eliminatória por 2-1, em casa, e a segunda, na Inglaterra, por 5-1. Bajević marcou o gol de honra da sua equipe no City Ground. Esse não foi, contudo, o seu mais recente embate com uma equipe inglesa.

• Já como treinador, Bajević mediu forças com três equipes inglesas. Defrontou o Liverpool e o Newcastle United quando estava no comando do Olympiacos, e o Bolton Wanderers enquanto técnico do Aris Thessaloniki.

• Howard Kendall, antigo jogador e treinador do Everton, orientou o clube grego do Skoda Xanthi em 1994, depois da sua segunda passagem por Goodison Park.

• O AEK foi o único clube grego a conseguir atingir as semifinais da Copa da UEFA, afastado nessa fase da prova em 1976/77 pela Juventus, que acabaria por conquistar o troféu.

• AEK são as iniciais de Athlitiki Enosis Konstantinoupoleos (União Atlética de Constantinopla). O clube foi fundado por refugiados de Istambul.

• O AEK teve já ao seu leme quatro treinadores ingleses: Jack Bimby (1948-51), Ted Crawford (1953-54), Stan Anderson (1973-74) e John Barnwell (1983-84).

• O AEK vai receber o Benfica na segunda rodada, em 1º de Outubro, na mesma noite em que o Everton irá viajar até à Bielorrússia para visitar o FC BATE Borisov.

Foto: Getty Images

Um comentário: