sábado, 17 de janeiro de 2009

Liverpool no caminho do Everton

Por Patrick Hart, Uefa.com

Manchester pode ter tido esta semana maior destaque nas notícias do que é considerado aceitável em Liverpool, mas os dois principais clubes de Merseyside vão ter oportunidade de regressar às manchetes, começando já com o derby de segunda-feira em Anfield.

Duplo embate
O encontro da Premier League será o primeiro de dois jogos consecutivos entre o Liverpool e o Everton, já que os dois clubes da cidade também se vão defrontar no domingo seguinte, 25 de janeiro, na quarta eliminatória da Copa da Inglaterra. O sorteio não foi talvez o ideal para nenhuma das equipes e o jogo da Premier League também não surge na melhor altura, pois, nas últimas rodadas, o Manchester United tem vindo a reduzir a desvantagem em relação ao líder Liverpool. A formação de Rafael Benítez lidera o campeonato há muito tempo, mas na semana passada permitiu um empate em zero frente ao modesto Stoke City e ficou em posição menos tranquila. E o nervosismo poderá ter aumentado ainda mais na sexta-feira, pois segundo a imprensa local o treinador espanhol terá recusado, pelo menos para já, a proposta do Liverpool para renovar o seu contrato.

Luta pelo título
Contudo, na noite de segunda-feira essas preocupações serão relegadas para segundo plano, assim como a recuperação da equipe de Cristiano Ronaldo e a espécie de Monopólio que o Manchester City FC parece estar a jogar. Em jogo vão estar os pontos e o orgulho da cidade com mais sucesso no futebol inglês, isto, é claro, se esquecermos uma certa cidade do noroeste. Mark Lawrenson, antigo zagueiro do Liverpool, considera que o encontro da Premier League terá mais importância que o desafio da FA Cup, pois a equipe da casa está lutando para conquistar o primeiro título inglês em 19 anos. "Se os torcedores do Liverpool tivessem de escolher entre o triunfo no jogo da Premier League e a continuidade na Copa, não tenho dúvida que escolheriam a primeira opção, mas nem isso está garantido," explicou.

Visitantes perigosos
O Everton deve revelar-se um adversário complicado em ambos os confrontos, apesar de não vencer no seu antigo estádio desde setembro de 1999 (os Toffees foram os inquilinos originais de Anfield, antes de terem se mudado para Goodison Park, em 1892). O time de David Moyes não sofre gols há seis jogos, nos quais conquistou cinco vitórias e um empate, tendo conseguido já sete vitórias fora de casa na atual temporada, mas não poderá contar em ambas as partidas com o meia Marouane Fellaini, pois o reforço mais caro de sua história está suspenso. Apesar de tudo, Graeme Sharp mantém o otimismo. "Esta temporada temos jogado muito bem fora de casa," explicou o antigo atacante dos Blues. "O Liverpool vai entrar em campo como favorito, pois tem jogadores fantásticos como Steven Gerrard e Fernando Torres, mas isso já aconteceu no passado e não impediu que saísse derrotado."

Espetáculo garantido
"Se me perguntarem qual é o jogo mais importante para a torcida do Everton, pessoalmente,  preferia vencer o jogo da Copa, pois temos a oportunidade de deixar o maior rival pelo caminho," confessou Sharp. A derrota em qualquer um dos encontros será um duro golpe para o time do Liverpool, que não perde perante a sua torcida há 11 meses. "Se o Everton vencer em Anfield, a metade vermelha do Merseyside não ficará feliz," acrescentou Lawrenson. No entanto, a boa forma evidenciada pelo Everton nos jogos fora de casa no último ano faz recordar a temporada em que a equipe chegou ao título em 1970, pelo que o espectáculo está garantido em Merseyside.

Foto:  Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário