terça-feira, 12 de setembro de 2017

Europa League 2017/18: Raio-x do Grupo E


Na próxima quinta-feira (14), o Everton iniciará a sua caminhada na fase de grupos da UEFA Europa League. Então, preparamos um raio-x do Grupo E, para trazer um panorama sobre nossos adversários. Confira!

O Grupo E é formado por Lyon, Everton, Atalanta e Apollon Limassol. Foi considerado por muitos o grupo mais difícil da competição. Os Toffees enfrentarão um clube bastante tradicional em competições europeias, um clube que foi destaque numa grande liga na última temporada e outro um pouco menos conhecido, mas que já mostrou um futebol digno de atenção. Saiba um pouco mais sobre cada adversário nosso.


Lyon

Nome completo: Olympique Lyonnais
Apelido: Les Gones (Crianças)
Cidade: Lyon, França
Fundação: 1950 (67 anos)
Estádio: Parc Olympique Lyonnais (59,186 espectadores)
Ranking UEFA: 28º
Elenco: aqui

O Lyon garantiu a vaga na Europa League após terminar o campeonato francês na quarta colocação. Nesta temporada, ocupa a terceira colocação no campeonato, e está invicto. A equipe possui sete títulos do campeonato nacional, todos conquistados de forma consecutiva entre os anos de 2001 e 2008. Possuem um título da extinta Copa Intertoto, no ano de 1997, e chegaram às semifinais da Europa League na última temporada.

O elenco possui vários nomes conhecidos, com destaque para o sistema ofensivo, que conta com os atacantes Mariano Díaz, Memphis Depay e Bertrand Traoré, além do meia Nabil Fekir. Também compõem o elenco os brasileiros Rafael, Marcelo e Fernando Marçal.


Atalanta

Nome completo: Atalanta Bergamasca Calcio S. p. A.
Apelido: La Dea (Deusa)
Cidade: Bergamo, Itália
Fundação: 1907 (107 anos)
Estádio: Stadio Atleti Azzurri d'Italia (21,300 espectadores)*
Ranking UEFA: 127º
Elenco: aqui

A Atalanta foi a grande surpresa do último campeonato italiano, no qual conseguiu uma expressiva quarta colocação, que garantiu o retorno da equipe às competições europeias após 26 anos. Na atual temporada, possui apenas uma vitória no campeonato. A equipe possui um título da copa italiana, conquistado na temporada 1962-63.

No elenco, destacam-se o zagueiro brasileiro Rafael Tolói, os meias Jasmin Kurtič e Josip Iličić, além dos atacantes Andreas Cornelius e Andrea Petagna. 

*Nas partidas como mandante, a Atalanta irá jogar no Mapei Stadium, com capacidade para 23,717 espectadores.


Apollon Limassol

Nome completo: Apollon Limassol FC
Apelido: θεός (Deus)
Cidade: Limassol, Chipre
Fundação: 1954 (63 anos)
Estádio: Tsirion Stadium (13,331 espectadores)*
Ranking UEFA: 136º
Elenco: aqui

O Apollon Limassol é, de certa forma, a surpresa deste grupo: classificou-se para as fases preliminares da Europa League ao ser campeão da copa cipriota e, para alcançar a fase de grupos, eliminou Zaria Bălți (Moldávia), Aberdeen (Escócia) e Midtjylland (Dinamarca). Possui três títulos do campeonato cipriota, sendo o último em 2005/06. Nesta temporada, possui apenas um empate no campeonato.

O principal destaque da equipe é o atacante André Schembri, que já marcou quatro gols na competição. Também figuram no elenco os brasileiros Jander, Alex da Silva, Allan e Alef.

*Nas partidas como mandante, o Apollon irá jogar no GSP Stadium, com capacidade para 22,859 espectadores.

Agora que conhecemos mais sobre nossos adversários, vamos torcer por atuações mais convincentes e que nos levem à classificação para o mata-mata, de preferência na primeira colocação do grupo. A lista dos jogadores inscritos para a competição você confere aqui.

Não deixe de voltar ao blog amanhã, para o pré-jogo de Atalanta x Everton! COYB!

Um comentário:

  1. Muito atualizada a analise. Parabéns aos envolvidos. Creio que ainda não estamos maduros, preparados, para ganharmos a UEL. Infelizmente ha brechas negativas no nosso elenco. O fato de voltarmos á competição europeia é o grande mote. Vamos passar em segundo nessa faze.

    ResponderExcluir