segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Sobre três zagueiros, teimosia e covardia...


No último domingo (27), um novo método de tortura quase medieval foi desvelado ao mundo inteiro: assistir a partida do Everton. O que os fãs dos Toffees tiveram que presenciar, pela segunda vez seguida na Premier League, foi um verdadeiro show de horrores. Poucas vezes a equipe azul entrou em campo tão sem vontade de ganhar. O resultado em si não foi um vexame (perder para o Chelsea em Londres por 2 a 0 não é nenhum absurdo), mas perder da forma como foi é algo bastante vexatório.

O que vimos, mais uma vez, foi um Ronald Koeman teimoso. Insistiu em uma formação com três zagueiros lentos e sem grandes capacidades de tratar bem a bola para sair jogando. Três jogadores que cumprem seus papéis de zagueirões à moda antiga. Cinturas duras. Chegou, chutou.

Com esse problema na zaga, a bola quase não chegava nos meias e quando chegava achava Gueye e Davies encaixotados na ótima marcação do Chelsea. Há muitos méritos na equipe de Conte, mas não muda o quão problemático estava o jogo dos Toffees. 


Com o jogo nessa morosidade, tivemos que aguentar todo o primeiro tempo tomando pressão e quando pensávamos que o intervalo traria um time com uma linha de quatro defensiva, o técnico holandês coloca, misteriosamente, Besic no lugar de Tom Davies (?). Gosto do menino bósnio, não é um jogador “classe A” (nem B, talvez nem C), mas é bem esforçado e ontem não comprometeu no resultado. Mas o time continuou com o mesmo problema. Não passava do meio campo.

O jogo inteiro os azuis de Liverpool tomaram pressão dos azuis de Londres, que têm como maior característica o contra ataque. Foi um massacre.

O time se mostrou covarde. Teve medo de enfrentar o atual campeão. Nada explica uma apresentação tão medonha. O Chelsea tem um elenco melhor? Sim. Mas o Everton não deu sequer UM chute no alvo. É assustador ver a mentalidade minúscula que impera em toda a equipe, mesmo sendo um time forte.

A entrada de Calvert-Lewin deu um ânimo a mais, mas nada significativo, pois parecia jogar sozinho.

Apenas aos OITENTA E DOIS MINUTOS de jogo, Koeman cedeu ao óbvio e mudou o esquema tático. Saiu Jagielka e entrou Lennon. E advinha só? O time começou a jogar! Sim, óbvio, quem assistiu sabe que no fim de jogo, o Chelsea tirou o pé e cedia mais espaços, mas dificilmente os Toffees conseguiriam o “bom” final de jogo que fizeram se estivessem com o outro esquema.

Entendamos, o esquema com três zagueiros não é ruim em si. Não existe sistema tático que seja ruim por si mesmo. O problema é o contexto, a realidade da equipe que tenta jogar com tal esquema. Já ficou muito claro que o Everton não se apresenta bem com esse esquema. Por que a insistência, Koeman? Não é tão óbvio assim?

Perder para o Chelsea não é absurdo, mas da forma como foi é inadmissível. Assuma seus erros, Koeman e pare, por favor, de ser teimoso. 

Um comentário:

  1. Concordo foi difícil ver o jogo domingo, achei que brigaríamos pelo titulo mas vai ser difícil com essa mentalidade.

    ResponderExcluir