quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Que venha a temporada!


Alívio é o que sentimos quando percebemos que estamos a menos de uma semana para a volta da Premier League. A competição internacional que mexe com nossos corações estará de volta já nessa sexta. A partida entre Arsenal e Leicester será o pontapé inicial de uma temporada que promete ser uma das mais emocionantes dos últimos tempos, devido ao grande número de reforços que a maioria dos times trouxe para si. Estamos felizes com a volta do campeonato. Mas mais especificamente, nós, torcedores do Everton, estamos um pouco preocupados.

Preocupados com um pouco do que a pré temporada nos mostrou. Claro, pré temporada é pré temporada. Não é oficial. O ritmo não é o mesmo. Sabemos disso tudo, mas mesmo assim não faltam motivos para preocupação. No último ano, os Toffees estavam apenas disputando o campeonato nacional e as copas domésticas. Agora a Europa League será mais um compromisso para encher a agenda do clube. É uma competição importante que deverá ter espaço especial no planejamento de Ronald Koeman.

O maior motivo de preocupação, talvez, seja o ritmo que foi apresentado pelos atletas seja nos amistosos, seja nos jogos contra o Ruzomberok pela Liga Europa. O time está assustadoramente lento. Com um meio reforçado defensivamente, uma zaga experiente e um bom goleiro, a parte defensiva não parece ser uma grande ameaça, embora haja bastante o que melhorar ainda. O problema real parece estar na parte da criação e ataque. Ramirez mostrou que pode ser um jogador ágil, com movimentação e velocidade, mas sua falta de experiência mostra que ainda precisa aprender a se movimentar melhor, pois fica nítido o quanto o espanhol por vezes “corre errado”, preferindo caminhos mais longos e difíceis. 


Com a saída de Lukaku que, mesmo sendo pesado, conseguia ganhar na força e na velocidade dos adversários o time perde uma característica importante da última temporada. Deulofeu e Valencia, duas armas de velocidade, também não estão mais no elenco. A iminente debandada de Barkley que acelerava o jogo e as ausências de Coleman e Bolasie deixaram o time de Koeman mais posicional e estático do que o da última temporada. As contratações pouco somaram nesse aspecto. Klaassen e Rooney são bons com a bola nos pés, mas são muito lentos e Martina não é exatamente um lateral com bons níveis de apoio.

Deixar tudo nas mãos dos jovens Lookman e Calvert-Lewin parece ser um tiro no pé, dada a falta de experiência de ambos. Com poder de fogo para contratar bons jogadores, os Toffees deveriam priorizar rapidamente a compra de pelo menos um jogador de bom calibre para ser essa opção de velocidade pelas pontas ou pelo meio.

Entretanto, nem tudo é tristeza. O trabalho de Koeman na última temporada se mostrou sólido. Há muito a ser corrigido, mas só o fato de o Goodison Park ter voltado a ser um dos estádios mais temidos da Premier League já é um bom trunfo. Há quem diga que isso não é mais que a obrigação. Porém, é sensato olhar como uma primeira temporada de um ótimo técnico que tem tudo para fazer o time ainda mais competitivo nessa temporada.


O primeiro jogo da competição é contra o Stoke City, em casa. É quase uma obrigação ganhar, levando em conta que a equipe de West Midlands conta com um elenco não muito qualificado e, além de tudo, perdeu jogadores importantes. É hora de ir pra cima e fazer, por mais uma temporada, o Goodison Park tremer e impor sua força.

Vamos para cima, Toffees! Que venha a temporada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário