terça-feira, 15 de agosto de 2017

A seleção dos dez anos de Everton FC Brasil


Há exatos dez anos atrás este espaço de encontro e compartilhamento de informações feito por torcedores do Everton foi inaugurado. O simples post inicial de apresentação marcou o início desse trabalho, que agora consegue alcançar um número bem grande de pessoas (não só) dentro do Brasil. A equipe por trás do projeto foi constantemente mudando durante os anos, mas todos os que contribuíram tiveram igual importância para que chegássemos nessa marca.

Como uma forma de comemorar essa data e relembrar parte da história do blog, montamos uma seleção dos dez anos do Everton FC Brasil. Na lista abaixo estão os onze melhores/mais importantes jogadores que vestiram a camisa do Everton nos últimos dez anos.

Apesar da sedutora oportunidade de montar a equipe no brilhante 4-6-0 de David Moyes, optamos por o time em um legítimo 4-4-2 inglês:

Goleiro: Tim Howard


O norte-americano chegou ao Everton emprestado pelo Manchester United em 2006. Suas atuações foram tão convincentes que o clube acabou contratando-o em definitivo já em janeiro de 2007. Howard fez quatrocentas e quinze aparições com a camisa azul e tem em seu currículo, além das grandes partidas, é claro, o curioso fato de ter marcado um gol, contra o Bolton, na temporada 2011-2012.


Lateral-direito: Seamus Coleman



O Everton pagou em 2009 sessenta mil libras, isso mesmo, para tirar o jogador do Sligo Rovers da Irlanda. Após um empréstimo ao Blackpool, Coleman começou a aparecer no time principal sendo utilizado como winger (ponta) pela direita. Seamus só firmou-se como lateral-direito a partir da temporada 2012/2013 e, de lá para cá, tornou-se um dos melhores de sua posição no mundo.


Zagueiro: Joseph Yobo



Yobo chegou ao Everton em 2002, vindo do Marseille, após a Copa do Mundo da Coreia do Sul/Japão. O nigeriano atuou duzentas e cinquenta e oito vezes pelo Everton, tendo anotado dez gols. O zagueiro tinha fama de lento, mas era muito técnico para um jogador da posição. Joseph passou  a maior parte da sua cerreira no Everton (dez anos).


Zagueiro: Phil Jagielka



O atual capitão da equipe recém completou dez anos de casa. Phil deixou o Sheffield United em 2007 para entrar na história do Everton. O inglês tornou-se capitão em 2013, após a aposentadoria de Phil Neville. Já na parte final de sua carreira, Jagielka merece terminar seu ciclo com um título nesta temporada.


Lateral-esquerdo: Leighton Baines



Provavelmente o jogador de maior nível dessa escalação, Leighton Baines, assim como Jagielka (e o blog), também acabou de completar dez anos de Everton. Desde que deixou o Wigan para juntar-se ao lado azul de Liverpool, o lateral passou a ser um expoente técnico da equipe, sendo considerado por muitos (não tão contaminados por exageros midiáticos das grifes) o grande jogador da sua posição no mundo entre 2012 e 2014. Apesar de não atuar mais no altíssimo nível de outrora, Baines continua contribuindo muito para a equipe.


Meio-campista: Marouane Fellaini



Fellaini chegou ao Everton em 2008 como a contratção mais cara da história do clube, na época. O valor de quinze milhões de libras pago ao Standard Liege mostrou-se bem despendido nas cento e setenta e oito partidas disputadas pelo belga, onde anotou quarenta e seis gols. Sua versatilidade permitiu que David Moyes o utilizasse em praticamente todas as posições do meio de campo para a frente. Longe dos memes e das duras criticas ao seu futebol, Fellaini foi muito bem em sua passagem pelo Everton.


Meio-campista: Mikel Arteta



O espanhol vestiu pela primeira vez a camisa do Everton em janeiro de 2005, quando foi emprestado pela Real Sociedad, e logo dominou o meio de campo dos Blues, sendo fundamental para o clube alcançar uma vaga na Champions League da temporada seguinte. Ainda em 2005, o Everton acertou sua contratação em definitivo por dois milhões de libras. O meio-campista de técnica apurada atuou pelo Everton em duzentas e onze partidas e anotou trinta e cinco gols em seis anos como o maestro da equipe, até se transferir para o Arsenal em 2011.

Meio-campista/ponta: Leon Osman


Durante toda a sua carreira, Leon Osman só teve vínculo com o Everton, mas chegou a vestir outras camisas. Além dos Toffees, o meia atuou emprestado ao Carlisle United e ao Derby County. Osman sempre foi um jogador muito técnico e inteligente. Talvez, o inglês tenha acabado ficando de lado em convocações da seleção inglesa, por exemplo, por conta de jogadores excepcionais de sua geração como: Gerrard e Lampard. Tendo sido convocado pela primeira vez somente aos trinta e um anos. Contudo, Leon sempre mostrou sua qualidade nos quatrocentos e trinta e três jogos que disputou com a camisa do clube, onde anotou cinquenta e oito gols.

Meio-campista/ponta: Steven Pienaar


Pienaar foi outro jogador que primeiro passou por um período de empréstimo (2007) para depois ser contratado pelo clube (2008). Vindo do Borussia Dortmund, Steven chegou mostrando sua habilidade e principalmente, começava a entrosar-se com Baines no lado esquerdo, o que no futuro seria uma das grandes duplas dos últimos anos no futebol inglês. Steven, infelizmente, sempre sofreu muito com lesões em sua carreira, o que explica o número baixo de jogos com a camisa do clube contando quase oito anos de casa. Foram duzentos e trinta jogos e vinte e cinco gols marcados. Sendo divididos em duas passagens, já que o sul-africano foi vendido ao Tottenham em 2011, onde acabou ficando apenas uma temporada antes de retornar ao clube.

Meia/atacante: Tim Cahill


O maior jogador da história da Austrália deixou o Millwall em 2004 para tornar-se um verdadeiro ídolo na história do Everton. Com uma técnica acima da média e um espirito brigador, Cahill conquistou os corações do torcedores dos Toffees durante sua passagem de oito anos. Ao todo foram duzentas e setenta e sete aparições e cinquenta e oito gols, sendo o terceiro maior artilheiro do clube na era Premier League. Difícil não sentir saudade da emblemática imagem de Tim "lutando boxe" com a bandeirinha de escanteio nas comemorações de seus gols.


Atacante: Romelu Lukaku



O maior artilheiro do Everton na era Premier League, Romelu Lukaku veio inicialmente para o clube em um empréstimo junto ao Chelsea em 2013. O belga marcou dezesseis gols naquela temporada e acabou sendo contratado em definitivo em 2014 por vinte e oito milhões de libras, tornando-se a contratação recorde do clube na época. Lukaku anotou oitenta e sete gols em cento e sessenta e cinco partidas com a camisa do Everton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário