segunda-feira, 24 de julho de 2017

O ano de Kieran Dowell?


Apostas em jogadores da base são comuns. Cada vez mais os clubes têm entendido a importância de ter jovens atletas identificados com o clube que o representarão por alguns anos (ou meses). Há diversos exemplos não tão distantes que poderíamos citar: Wayne Rooney, Ross Barkley e, mais recentemente, Tom Davies. Eles e mais alguns outros vieram da base do Everton. Se destacaram, ganharam moral, conquistaram seu espaço e hoje são jogadores valiosos no mercado. Esse parece ser o caminho natural que um jovem em especial tem tomado. Kieran Dowell, cria da base dos Toffees, dá a impressão de estar pavimentando seu caminho rumo à equipe de Ronald Koeman.

O jovem de 19 anos nasceu em Orsmkirk, cidade situada a menos de 20 km de Liverpool. Ingressou na base do Everton ainda com notáveis 7 anos de idade. De lá pra cá vem conquistando seu lugar. É convocado das seleções de base da Inglaterra desde a sub16.

A última temporada foi, sem dúvidas, a melhor de sua vida. Ajudou o Everton a ser campeão da Premier League Sub23 marcando 11 gols e ainda foi campeão da Copa do Mundo Sub20 com a Inglaterra. Um feito e tanto para um jogador que tem sido fundamental onde passa. 


O atleta é um meia atacante, podendo jogar pelas pontas ou pelo centro. Mostrou, principalmente na pré temporada, que tem um potente e preciso chute de longa distância. Pode fazer uma função parecida com a que Ross Barkley vem exercendo nos últimos tempos.

Talvez seja a hora do menino ser experimentado na equipe de Koeman que mudou o perfil dos Toffees no meio da temporada passada quando começou a dar mais chances para os jovens jogadores, deixando os mais experientes nem sempre como primeira opção. O jovem talento ganhou seu primeiro contrato profissional no meio do ano passado e após a experiência adquirida na conquista desses últimos dois títulos, pode ser uma peça importante para o meio campo do Everton.

Um comentário: