quinta-feira, 9 de março de 2017

Pós-Jogo: Tottenham 3x2 Everton (EPL 2016/17, 27ª rodada)


O Everton visitou o Tottenham no último fim de semana, em busca de encostar no top 6, mas sabendo que seria uma missão difícil diante dos donos da casa, que venceram seus 9 últimos jogos em casa. Contra o Everton, os Spurs aumentaram o recorde para dez êxitos, enquanto os Blues perderam uma grande chance de alcançar em pontos e em performance os principais times da liga.

O JOGO

Apostando novamente na linha de 4 na defesa, a principal mudança no sistema do Everton foi a falta de meias pelos lados: Barry voltou ao time titular e formou a primeira linha do meio-campo com Schneiderlin e Gueye; Barkley e Davies ficaram mais avançados, para ajudar Lukaku. Infelizmente o sistema não funcionou.

O jogo começou mais truncado, porém as coisas mudaram aos 20 minutos, quando Harry Kane acertou um balaço fora da área, pegando a defesa do Everton e Joel Robles desprevenidos. A partir deste gol, o time da casa dominou o jogo, sufocando os Toffees pelo restante do primeiro tempo; os Blues tiveram extrema dificuldade na saída de bola, o que impossibilitou a criação de jogadas; já o Tottenham teve chances muito perigosas, incluindo uma bola na trave, para ampliar o placar ainda na primeira etapa.

Kane arrumou o gol que abriu o placar e que impulsionou o ritmo do Tottenham no restante da partida
No segundo tempo houve pouco tempo para o Everton pensar em jogar bola: pouco mais de dez minutos da segunda etapa, Kane ampliou o placar. Apenas minutos depois de dominação total dos Spurs, Koeman mexeu na equipe: Barry e Davies, que não atuaram bem, deram espaço para Mirallas e McCarthy. Apenas alguns minutos depois o Everton conseguiu dar seu primeiro chute ao gol, com o substituto belga. A partir disso, os Blues resolveram jogar um pouco de bola, com uma boa atuação de Barkley no meio-campo, equilibrando as coisas com o Tottenham, que ainda chegava com perigo. Até que, por volta dos 35 minutos, Lukaku ganha a disputa com Vertonghen e, com o pé direito, marca o primeiro do Everton no jogo e seu gol de número 61 com a camisa do clube na Premier League, ultrapassando Duncan Ferguson e se isolando como o maior artilheiro dos Toffees na era PL (de 1992 até os dias de hoje).

Apesar da derrota, o gol de Lukaku valeu um recorde na história do Everton
Então criou-se um clima de reação, com o Everton tendo certo domínio nos últimos minutos da partida para arrancar um empate. Mas o balde de água fria veio quando o Tottenham conseguiu aliviar a pressão evertoniana: numa falta lateral e com a desatenção da defesa dos Blues, Winks cruzou para Dele Alli que, sozinho, deu um toquinho na bola e fez o terceiro gol dos donos da casa. Com o resultado sacramentado, só deu tempo para Enner Valencia fazer seu segundo gol pelos Toffees logo depois; Valencia havia entrado no lugar de Gueye faltando 8 minutos para o término do jogo. As mudanças no setor ofensivo fizeram efeito, mas não conseguiram reverter a situação predominante: Tottenham 3x2 Everton.

Estacionado na sétima colocação, o Everton segue com 44 pontos e tem neste sábado (11/03) um duelo direto pelo posto de "melhor do resto" da liga, contra o West Bromwich, oitavo colocado com 40 pontos, em Goodison Park.

ESTATÍSTICAS

Gols: Harry Kane (20', 56'), Dele Alli (90' + 2) / Lukaku (81'), Enner Valencia (90' + 3)

Cartões amarelos: Dembelé (76') / Gueye (29'), Williams (90').

Tottenham (3-4-2-1): Lloris; Dier, Alderweireld, Vertonghen; Walker, Wanyama, Dembelé (Winks 78'), Davies; Eriksen (Sissoko 87'), Alli; Kane (Janssen 90'). Reservas não utilizados: Vorm, Trippier, Son e Wimmer.

Everton (4-3-2-1): Robles; Coleman, Williams, Funes Mori, Baines; Gueye (Valencia 81'), Schneiderlin, Barry (McCarthy 64'); Davies (Mirallas 64'), Barkley; Lukaku. Reservas não utilizados: Stekelenburg, Jagielka, Holgate e Lookman.


Tottenham
Everton
Posse de Bola
51%
49%
Chutes
20
8
Chutes na meta
7
4
Escanteios
7
2
Faltas
9
14
Cartões amarelos/vermelhos
1/0
2/0
Impedimentos
2
4

MELHORES MOMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário