terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Transferências de inverno e as necessidades do Everton para a reta final da temporada 2016/17

Koeman precisa dar sua cara ao elenco atual do Everton e está fazendo isso aos poucos (foto: Tony McArdle).
Ronald Koeman chegou com o desafio de transformar o Everton em relação às últimas temporadas e levá-lo de verdade a maiores ambições. Enquanto o time base continua sendo remanescente dos trabalhos de David Moyes e Roberto Martinez, alguns dos nomes trazidos pelo técnico holandês já estão firmados no time titular semana após semana, mas ainda é pouco considerando o objetivo inicial da temporada e as limitações ainda visíveis do elenco e do treinador. Tudo isso nos leva a crer que reforços continuam sendo necessários para o decorrer da temporada 2016/17, e estamos no período apropriado para trazê-los.

A janela de janeiro de 2017 fecha no dia 31/01 e o Everton tem sido um dos maiores gastadores deste mercado, mais pelas cifras do que pela quantidade de novos jogadores. Algumas perguntas ficam no ar: o time ainda trará mais reforços? Alguém ainda pode sair? Quais as necessidades emergenciais do elenco?

RECAPITULANDO
Schneiderlin posando com a camisa do Everton após o anúncio de sua contratação (foto: site oficial do clube).
Como todos sabem, o Everton trouxe dois reforços nesta janela até o momento: Morgan Schneiderlin, vindo do Manchester United, e Ademola Lookman, vindo do Charlton. O primeiro custou cerca de 20 milhões de libras (com o valor podendo subir para £24 milhões) e o segundo, £11 milhões. Ambos já estão sendo utilizados por Ronald Koeman, com Lookman marcando logo em sua estreia, contra o Manchester City.

Ambos também chegaram para disputar vaga em posições bem reforçadas do elenco: a "volância" e o setor ofensivo pelos lados. Apesar de Idrissa Gueye estar jogando a Copa Africana de Nações, pela seleção de Senegal,  Schneiderlin acabou não sendo o responsável por suprir a ausência do camisa 17 no time titular, graças ao ótimo momento de Tom Davies e a preferência de Koeman pela experiência de Barry; já Lookman tem se deparado com Mirallas e Barkley crescendo de produção no atual 3-4-2-1 utilizado pelo técnico holândes.

Em relação às saídas do time principal, Cleverley foi emprestado para o Watford, que pode exercer função de compra ao final da temporada. Além dele, Niasse foi emprestado ao Hull City, embora o atacante estivesse atuando pelo sub-23.

Callum Conolly viveu a estreia dos sonhos no Wigan, marcando dois gols e dando a vitória aos Latics em seu debut (foto: site oficial do Wigan)
Já nas categorias de base, quatro jogadores foram emprestados: Delial Brewster e Conor Grant foram emprestados ao Southport e ao Doncaster respectivamente. O lateral Callum Conolly, que já atuou pelo time principal, foi emprestado ao Wigan e horas depois do anúncio de sua transferência, ajudou os Latics a vencerem na League One com dois gols. Por fim, o zagueiro Gethin Jones foi emprestado ao Barnsley. Todos estavam atuando pelo sub-23 e estarão emprestados até o final da temporada.

QUEM AINDA PODE SAIR

Deulofeu já treina com o elenco do Milan, que é comandado pelo ex-atacante Montella (foto: site oficial do Milan).
Nesta segunda-feira (23) finalmente foi confirmado o empréstimo de Deulofeu para o Milan, até o final desta temporada. A negociação estava sendo arrastada por semanas, chegando num ápice com uma gafe dos italianos, que anunciaram o empréstimo na semana passada sem ter chegado a concluir o negócio com os Blues. O empréstimo não tem opção de compra ao término do vínculo.

Também se especula a situação de alguns nomes que tem sido pouco utilizados por Ronald Koeman, como Oviedo, Gibson e Koné, mas não houve rumor forte envolvendo um desses nomes até agora

QUEM PODE CHEGAR

A Atalanta rejeitou uma oferta do Everton  pelo marfinense Franck Kessié (foto: Dino Panato).
Após as contratações de Schneiderlin e Lookman, os rumores de novas compras do Everton perderam força. Alguns nomes especulados anteriormente, como Sigurdsson (Swansea), Gabbiadini (Napoli), Manolas (Roma) e Van Dijk (Southampton) voltaram à tona remotamente. Além deles, o Everton aparentemente ofereceu 15 milhões de libras pelo volante Franck Kessié, do Atalanta, que rejeitou a proposta. Até então, a especulação mais forte era a de Ishak Belfodil, atacante do Standard Liège (Bélgica), que estava sendo avaliado em 10 milhões de libras, mas esse rumor também foi por água abaixo.


O QUE O EVERTON REALMENTE PRECISA PARA A RETA FINAL DA TEMPORADA?


Considerando os últimos reforços, talvez faltem ainda nomes para dar mais qualidade ao ataque: Schneiderlin e Lookman praticamente substituem Cleverley e Deulofeu no elenco, mas ainda faltam peças que ajudem na criação e finalização do ataque.

Pouco aproveitado no Napoli, Gabbiadini poderia ser uma melhor alternativa a Lukaku no elenco atual do Everton (foto: Francesco Pecoraro).
Dentre os nomes especulados, Gabbiadini e Sigurdsson poderiam cumprir esses papeis: o último, por ser o principal destaque e uma espécie de camisa 10 dos Cisnes (6 gols e 6 assistências nesta EPL), e o primeiro por fazer tanto o papel de meia-atacante quanto o de centroavante - e poder ser um concorrente melhor qualificado para disputar espaço com Lukaku, que é disparado o melhor goleador do time, com 12 gols; na vice-artilharia estão Coleman e Barkley, com quatro gols cada, mostrando a distância entre a qualidade ofensiva do elenco com a de Romelu, que ainda não teve competição séria no ataque desde que chegou ao clube em 2013.

Lukaku é líder de gols do Everton nesta temporada da Premier League, mas o setor ofensivo não acompanha o bom desempenho do belga na temporada (foto: Alex Livesey).
Para ressaltar a necessidade de reforços no setor ofensivo, é preciso comparar o seguinte: até a 22ª rodada da temporada passada, os Toffees haviam marcado 39 gols; nesta temporada, após a vitória em cima do Crystal Palace, o Everton chegou a 33 gols marcados. Esta ligeira queda no desempenho do ataque mostra que o balanço ainda não foi alcançado, já que a melhora no sistema defensivo é mais significativa: foram 32 gols sofridos até a 22ª rodada de 2015/16, contra 23 da atual edição da EPL.

Concluindo as estatísticas, Bolasie, Barkley e Lukaku foram os jogadores do Everton que mais deram assistências nesta temporada da Premier League, com 4 passes bem sucedidos. Com Bolasie lesionado há algumas rodadas, e Barkley e Lukaku constantemente utilizados, é possível analisar a demanda por um jogador que tenha maior visão de jogo. O menino Tom Davies já deu 2 assistências com apenas 3 atuações como titular e pode alcançar Ross e Romelu facilmente caso mantenha sequência no time.

Tom Davies já tem a metade de assistências dos líderes deste quesito nesta temporada do Everton (foto: Clive Rose).
Faltando uma semana para o desfecho desta janela de transferências, a poeira abaixou um pouco em relação ao Everton, mas tudo pode acontecer graças ao novo investimento no clube e à sinceridade de Ronald Koeman em relação a qualidade do elenco. E você, tá ansioso para as novas contratações do clube? Quem você quer ver jogando pelos Blues ainda nesta temporada? Qual posição precisa de reforços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário