quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pós-Jogo: Manchester City 1x1 Everton (EPL 2016/17, 8ª rodada)



Sábado passado marcou o maior desafio do Everton na temporada: enfrentar o Manchester City de Pep Guardiola em pleno Etihad Stadium. Além do grande teste, o confronto também promovia o encontro de dois bons amigos, já que Koeman e Pep jogaram juntos no Barcelona no inicio dos anos 90 e mantêm uma relação próxima desde então.

O JOGO

A única alteração na equipe titular do Everton que havia empatado com o Crystal Palace foi a entrada de Deulofeu no lugar de Barkley, o meia inglês perdeu a posição após seguidas atuações abaixo do esperado. Na lateral esquerda Oviedo foi mantido, já que Baines ainda não estava 100% e nem foi relacionado.

Como era esperado, o Man City se manteve no campo de ataque e teve amplo domínio da posse de bola desde o inicio da partida. De Bruyne e David Silva se movimentavam com muita liberdade e o alemão Sané, que jogou aberto pela direita dava bastante trabalho para Oviedo quando chegava ao ataque. Mesmo assim, o Man City não criava situações claras de gol e o primeiro grande lance de perigo chegou só aos 41 minutos. Após bola mal afastada por Bolasie, Jagielka e Coleman se atrapalharam dentro da área e o zagueiro inglês acabou cometendo pênalti em David Silva. De Bruyne cobrou no canto esquerdo e Stekelenburg saltou para defender e manter o empate no placar.
O primeiro tempo chegou ao fim com o Everton tentando sair um pouco mais para o jogo e com Williams muito bem na zaga.

Na segunda etapa os comandados de Koeman regressaram do vestiário com mais atitude e coragem e logo aos 49' Deulofeu recebeu na meia esquerda, cortou para o meio e bateu firme para boa defesa de Bravo. O Man City respondeu com Iheanacho que completou passe rasteiro da esquerda dentro da pequena área para mais uma boa intervenção de Stekelenburg. Nesse momento do jogo o Everton tinha o contra golpe bem armado e pecava por falta de qualidade principalmente no último passe. 

Aos 56' McCarthy entrou no lugar de Deulofeu e Agüero substituiu Iheanacho. Koeman dava assim mais liberdade para Cleverley. Com a saída do espanhol, o Everton perdeu um pouco da agressividade, mas mesmo assim, pouco tempo depois inaugurou o marcador. Aos 63' em um contra golpe mortal, Gana Gueye lançou para a esquerda, Bolasie desviou para Lukaku que arrancou desde o meio campo, cortou para esquerda e tocou com categoria para o fundo da rede, sexto tento do belga na Premier League, 1x0 Everton.


O jogo voltou a ter o mesmo cenário do 1 tempo, inclusive com mais um penal sendo marcado a favor dos Citizens. Aos 68' Jagielka errou feio o tempo da bola e acertou Agüero dentro da área, ele mesmo pediu para bater (apesar de já ter errado 3 cobranças na temporada), o chute saiu muito parecido com o do belga De Bruyne, Stekelenburg mais uma vez foi bem para a bola e evitou novamente o gol espalmando para fora. O gigante holandês se tornou o oitavo arqueiro da história da Premier League a defender duas cobranças de pênalti na mesma partida.


No lance seguinte, aos 70', Agüero tabelou com David Silva e chutou para outra linda defesa de Stekelenburg que nem teve tempo de respirar, o City seguiu com a bola e aos 71', Nolito, que havia acabado de substituir Sané, cabeceou no contra pé do goleiro do Everton para empatar a partida, 1x1.
Os Toffees voltaram a se limitar a defender e só não tomaram o gol da virada porque era dia de Stekeleburg. Aos 81' De Bruyne arriscou de longe e o goleiro se esticou inteiro para espalmar a bola que ainda pegou na trave antes de sair para escanteio. Esse foi o último grande lance do jogo; o juiz Michael Oliver apitou aos 95' o final da partida.

Ótimo resultado para o Everton garantido graças a atuação fabulosa de Maarten Stekelenburg, o arqueiro que chegou para ser segunda opção e que tem sido um dos protagonistas da boa campanha que o Everton faz na Premier League.

Com o resultado, o Man City se mantém em primeiro lugar, mas agora com o mesmo número de pontos do Arsenal (19 pontos), enquanto o Everton caiu para a sexta colocação com 15 pontos. O próximo desafios dos Toffees também é fora de casa, contra o Burnley, atual 14º colocado, sábado ao meio-dia (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA
Man City 1x1 Everton
Gols: Nolito; Lukaku
Assistências: David Silva; Bolasie
Cartões amarelos: Coleman e Williams (Everton)
Público: 54.512 pessoas.

ESCALAÇÕES
Man City (3-4-2-1): Bravo, Stones, Otamendi, Clichy; Sané (Nolito 71'), Fernandinho, Gundögan (Kompany 90'), Sterling; De Bruyne, D. Silva; Iheanacho (Agüero 56'). Reservas não utilizados: Zabaleta, Fernando, Kolarov e Caballero.
Técnico: Pep Guardiola

Everton (4-3-3): Stekelenburg; Coleman, Jagielka, Williams, Oviedo; Barry, Gueye, Cleverley (Funes Mori 91'); Deulofeu (McCarthy 57'), Bolasie (Mirallas 84') e Lukaku. Reservas não utilizados: Robles, Barkley, Holgate e Enner Valencia.
Técnico: Ronald Koeman


ESTATÍSTICAS


Critérios
Manchester City
Everton
Posse de bola
73%
27%
Chutes
19
3
Chutes a gol
8
2
Escanteios
13
1
Faltas
7
9
Cartões amarelos/vermelhos
0/0
2/0
Impedimentos
0
6


MELHORES MOMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário