domingo, 19 de junho de 2016

Trio se despede do Everton em 2016


Estamos publicando com um certo atraso aqui no blog, mas você provavelmente conferiu em nossa fanpage há alguns dias atrás a notícia: quase 1000 jogos disputados com a camisa do Everton entre os três, Hibbert, Osman e Pienaar não terão seus contratos renovados e se despedem oficialmente do clube no próximo dia 30, data em que seus vínculos se expiram.

Foi no dia 10 deste mês que o Everton anunciou a sua "lista de dispensa", que incluiu também o brasileiro Felipe Mattioni (que sequer atuou pelo time principal) e o goleiro Stanek. Porém, a surpresa se deu em relação ao trio experiente dos Toffees, nomes que sempre associamos ao clube nos últimos anos.


Hibbert já não atuava com frequência devido a sequência de lesões; após perder espaço para Coleman em meados de 2012, sua forma física entrou em declínio e nunca mais se recuperou. Com apenas 20 partidas disputadas nas últimas quatro temporadas, Tony Hibbert se despede sem ter marcado um gol em partidas oficiais pelo clube, dando status ainda mais folclórico à sua figura. Disputou 329* partidas em 15 anos de Everton (jamais atuou por outro clube); ainda não se sabe seu futuro.


A outra cria da casa, Osman ainda pode ser visto com frequência defendendo a camisa azul, mas na última temporada teve pouco espaço, também por culpa de lesões. Com 435* jogos disputados pelo Everton, Leon figura (10º lugar) entre os dez jogadores que mais atuaram pelo clube, ao lado de nada mais, nada menos que Dixie Dean; além disso, marcou 58* gols pelos Toffees, alguns extremamente importantes e/ou bonitos, figurando também entre os 50 maiores artilheiros dos Blues.


Pienaar chegou ao Everton inicialmente por empréstimo junto ao Borussia Dortmund, em 2007, ano em que também se juntou permanentemente ao clube. Saiu dos Toffees em 2011 para o Tottenham, onde teve pouco espaço; voltou em 2012 e repetiu o caminho de sua primeira passagem: primeiro o empréstimo, depois a permanência. Fato é que Steven foi uma das peças mais importantes do time, especialmente no aspecto ofensivo, sendo o "cérebro" do ataque. Parceiro letal de Leighton Baines por várias temporadas, Pienaar deixa o clube com um fim mais melancólico que Hibbert e Osman, se considerarmos sua habilidade e a dependência que o time principal tinha de sua qualidade. Após quase 10 anos de clube, 230 jogos* e 25 gols*, Pienaar também tem futuro incerto, quanto a um possível retorno ao futebol sul-africano ou à ligas inferiores a EPL.

Como boa parte da comunidade do Everton no Brasil cresceu vendo tais jogadores defendendo o clube, não poderíamos deixar de registrar esta notícia aqui. Obrigado, Osman, Hibbert e Pienaar!

Os outros dispensados: Felipe Mattioni, Jordan Thorniley (base), James Graham (base), Jindrich Stanek (base), Jamie Mellen (academia do clube - base), Spencer Myers (academia do clube - base) e Ciaran O'Loughlin (academia do clube - base). Dos que ficariam sem contrato ao final da jornada 2015/16, apenas Darron Gibson teve seu vínculo renovado, por mais dos anos.

*Números extraídos do site oficial do Everton.




Nenhum comentário:

Postar um comentário