sábado, 25 de junho de 2016

Os primeiros dias de Koeman como treinador do Everton


No último dia 14, o Everton confirmou a chegada de Ronald Koeman como novo técnico do clube. O ex-Southampton ainda está de férias, na teoria, especialmente em meio a Eurocopa com alguns jogadores dos Blues envolvidos. Porém, no dia 17, o holandês deu sua primeira entrevista coletiva como técnico dos Toffees e, além desta, também selecionamos algumas declarações do ex-zagueiro publicadas em outros veículos, a fim de mostrar o que podemos esperar do manager e o modo como ele espera resolver questões-chave para a próxima temporada.

Koeman e Kenwright durante a primeira coletiva do novo técnico do Everton
- Sobre sua chegada ao Everton: "Estar envolvido com este projeto pelos próximos anos é uma grande sensação. Serei breve sobre o Southampton porque é importante olhar para a frente na vida. Tive uma reunião com a diretoria (do Soton) - a primeira opção era cumprir meu terceiro ano de contrato, e eu disse que não era possível. Durante toda essa história, o Everton mostrou interesse. O Southampton me deu permissão para conversar com o Everton e (agora) sou o novo técnico - e isso é tudo que gostaria de dizer. Obrigado a eles, tivemos duas temporadas fantásticas - obrigado aos jogadores, staff e torcida, mas estou no Everton agora."

- Sobre o dinheiro ter sido sua principal motivação de transferência (em entrevista ao Telegraph): "Se é pelo dinheiro, posso parar amanhã. É mais do que isso. Eu tinha um bom contrato com o Southampton. Os técnicos da Premier League são bem pagos. Você pode comprar dois carros, mas só pode dirigir um. Dinheiro é uma parte de motivos diversos, e no futebol você precisa de ambição. Um novo projeto pode te trazer um novo desafio, um novo espírito e uma nova ambição. Quando conversei com o Everton, o plano, o projeto, a história do clube era interessante. Se eu não visse ambição no clube, não teria vindo e essa é, talvez, uma boa mensagem para os jogadores."

Ronald quer mudar a mentalidade do clube e aproximar novamente a torcida à equipe
- Ainda sobre ambição, durante a primeira coletiva: "Todos conhecem a história do Everton. É uma grande história e é legal fazer parte disso, de ganhar e jogar copas europeias e ganhar títulos. Todo mundo está pronto para dar o próximo passo e eu sou um deles."

- Sobre Goodison e a torcida: "Todos estão famintos. A torcida quer que coloquemos o Everton no lugar onde deve estar, e faremos de tudo para dar o próximo passo. (Goodison) É um estádio fantástico, um típico estádio inglês com grande atmosfera, e você precisa ser o chefe em seu estádio. É isso que queremos mudar. Seremos um time que dará aos torcedores boas coisas. É sobre colocar o espírito certo no time, um espírito forte."

- Sobre seu estilo de comando: "Os 11 melhores serão titulares, você ganha seu lugar no time todo dia, pelo modo como treina e se comporta".

- E mais: "Detesto perder e gosto de ter uma boa relação e respeito com os jogadores."

- Sobre Barkley: "Gosto dele como jogador, porque ele é bom com o pé esquerdo, o pé direito e tem uma boa visão de campo. Mas ele precisa melhorar, ele não é só mais um talento, ele é jogador da seleção e as expectativas são grandes. Daremos a ele todo o suporte."

Permanência e desenvolvimento de Stones e Lukaku também foram pauta na primeira entrevista de Koeman
- Sobre transferências de jogadores, como Lukaku e Stones: "Você não quer perder seus melhores jogadores. Lukaku é um jogador importante, um artilheiro [...]. Ele é um jogador jovem que precisa de apoio e de melhora. Queremos manter este tipo de jogador."

- Ainda no mesmo tópico, sobre Stones: "Gosto de ajudar a todos e, é claro, às vezes você tem algo mais, pois ele (Stones) joga na mesma posição que eu. [...] Primeiro quero conversar com ele pessoalmente, saber o que sente e o que iremos fazer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário