terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A Janela de Janeiro do Everton em 2016


Como é de costume, o Everton não se movimentou muito na janela de janeiro. Você pode acompanhar em nossas redes sociais as diversas notícias sobre o clube, incluindo as especulações de transferências.

Ao todo, foram três chegadas e cinco saídas do plantel do clube, seja de jogadores do time principal ou das divisões de base. Listamos todas elas aqui para deixar você, leitor do Everton FC Brasil atualizado. Agora iremos até o final da temporada com este elenco, é torcer para que os Toffees ainda consigam algo positivo ao final de maio.

CHEGADAS

Matty Foulds (foto: site oficial do clube)
-  Matty Foulds, zagueiro/lateral-esquerdo, 17 anos - vindo do Bury, o requisitado defensor já havia sido negociado com os Toffees desde novembro e se juntou oficialmente ao Everton no dia 02/01/2016. Contrato até 30/06/2019 (Transfermarkt); valor da negociação não revelado.

Tarashaj apresentado no Everton ao lado de Roberto Martinez (foto: Getty Images/Independent)
- Shani Tarashaj, segundo atacante, 20 anos - outra promessa contratada pelo Everton, Tarashaj é jogador da seleção sub-21 da Suíça e antes de acertar com os Blues já havia anotado oito gols em dezoito jogos pelo Grasshopper. O atacante ganhou recentemente o prêmio de "melhor jogador jovem do futebol suíço em 2015". Shani ficará no Grasshoppers até junho deste ano, para completar o serviço militar e poder se transferir para a Inglaterra. Oficialmente no clube desde 07/01/2016; contrato de quatro anos e meio (junho/2020), valor da negociação: £3 milhões (Transfermarkt - não revelado pelo clube).

Niasse vestirá a camisa nº 14 no Everton (foto: site oficial do clube)
- Oumar Niasse, atacante, 25 anos - a última contratação da temporada, no Deadline Day (01/02), Niasse já é uma aposta alta: vindo por £13.5 milhões, já é a terceira transferência mais cara do clube. O senegalês marcou 13 gols e deu 10 assistências em 23 jogos nesta temporada pelo Lokomotiv Moscow antes de acertar com os Toffees. Centroavante de origem, mas também atuante na meia/ponta-esquerda, Niasse pode suprir a necessidade atual do Everton nas duas posições. Contrato até junho de 2020.

SAÍDAS

Naismith apresentado como novo jogador dos Canários (foto: site oficial do Norwich)
- Steven Naismith, segundo atacante, 29 anos - talvez o maior caso de jogador que mudou drasticamente de reputação perante a torcida do Everton nos últimos anos. Mal utilizado na primeira temporada, Naismith encontrou sua forma sob o comando de Martinez e se tornou uma peça importante nas últimas temporadas. Voltou a ganhar chances após meter um hat-trick diante do Chelsea no início da temporada, mas suas performances não foram tão boas e acabou perdendo espaço. Vendido ao Norwich por £8.5 milhões (o Everton não divulgou o valor, que foi noticiado por toda a mídia inglesa), Naisy deixou Goodison após anotar 26 gols em 123 jogos e ganhar o carinho da torcida pela entrega em campo e pela postura fora das quatro linhas.

Sem atuar na EPL nesta temporada, McGeady foi emprestado ao Sheffield Wednesday (foto: Liverpool Echo)
- Aiden McGeady, meia/winger, 29 anos - um dos jogadores mais criticados pela torcida (às vezes de forma muito exagerada), McGeady foi emprestado ao Sheffield Wednesday, da Championship, até o final desta temporada, após ser especulado em diversos clubes durante toda a janela de janeiro. O jogador da seleção irlandesa atuou apenas uma vez em 2015/16, pela Copa da Liga, e precisava de mais chances de jogo para não perder espaço na sua seleção, que irá disputar a Eurocopa em junho. Aiden tem contrato com o Everton até junho de 2018.

- Conor McAleny, atacante, 23 anos - a história de McAleny é melancólica: o atacante se juntou a Academia quando tinha 11 anos e foi promovido para o sub-18 do Everton em 2008, sendo relacionado para o time principal ocasionalmente desde então. É bem verdade que Conor tem histórico de lesões, mas ainda assim nunca recebeu chances reais no elenco "senior" e costuma ser emprestado temporada após temporada. Desta vez McAleny foi para o Wigan no Deadline Day, atualmente na terceira divisão inglesa, onde ficará até o final de 2015/16. Ele tem contrato até junho de 2017, deverá ser utilizado por Martinez até lá?
McAleny irá ganhar alguma chance no time principal?

O capitão do sub- 21 Jonjoe Kenny liderando a entrada do time em um Merseyside Derby da categoria (foto: Nick Taylor/Getty Images)
 - Jonjoe Kenny, lateral-direito/zagueiro, 18 anos - no clube desde os nove anos de idade, Jonjoe Kenny é um dos jovens mais "hypados" do clube, campeão do Campeonato Europeu sub-17 pela Inglaterra em 2014. O defensor foi emprestado ao Oxford United, da quarta divisão no dia 27/01/2016, por um mês; o empréstimo pode ser prorrogado.

Walsh em ação pelo Yeovil Town (foto: Tom Sandberg/Pinnacle)
- Liam Walsh, volante/meia central, 18 anos - outra peça muito elogiada da base, Walsh foi emprestado no dia 06/01/2016 ao Yeovil Town por um mês, permanência que também pode ser prolongada. Contrato até junho de 2017.

ANÁLISE

Trata-se de uma janela surpreendente, de certa forma, pois o Everton não costuma gastar muito neste período, ainda mais em um único jogador. Enquanto Foulds já atua pela base, fica a dúvida em relação a Tarashaj, que está num time principal, mas que pode vir aos Toffees para reforçar o sub-21 por um tempo. Ambos são claramente parte do "plano" contínuo de Martinez de estruturar times fortes nas categorias de base para projetar possíveis grandes talentos no time principal no futuro.

Niasse na temporada 2015/16 pelo Lokomotiv Moscow: 13 gols e 10 assistências em 23 jogos (foto: Anadolu Agency/Getty Images)
A única contratação efetiva para o elenco que atua na EPL é Niasse, o atacante que praticamente concentrou a renda gasta pelo clube neste último mês. Como foi dito anteriormente, vem para suprir uma posição carente: com Lukaku em certo declínio nas últimas rodadas, a venda de Naismith, a inconsistência de Koné (que na maioria das vezes não é utilizado como centroavante) e a não utilização de Leandro Rodriguez, contratado em agosto, abriram uma vaga no time. Será difícil para o senegalês ocupar o lugar do vice-artilheiro do Campeonato Inglês, porém é ao menos a alternativa que o Everton necessitava há um tempo; é sonhar com um melhor rendimento dele no clube em comparação a outros jogadores vindos do futebol russo, como Bilyaletdinov e McGeady.

Falando no último, a saída por empréstimo serve para o irlandês se reencontrar: com jogos de bom nível na Championship, a carreira de McGeady no Everton ou nos próximos anos pode ser revigorada caso o mesmo funcione no Sheffield Wednesday; também é a única chance dele não ficar de fora da Eurocopa 2016. Steven Naismith também precisou sair, mas de forma definitiva: bem visto pelo comportamento esforçado e pela boa finalização, ainda tinha mercado na EPL e continua "se desafiando" ao continuar na elite e, ao mesmo tempo, tentar ajudar o Norwich a permanecer nela. 

Não há o que falar em relação a McAleny, é apenas estranho vê-lo continuar no clube mesmo sendo sempre jogado de um clube para outro por empréstimo. Vale lembrar que ele é mais velho que Lukaku, Deulofeu, Stones e Barkley. Ao que tudo indica, haverá ainda menos espaço a ser cogitado por ele no time principal; uma transferência definitiva já na próxima janela seria a atitude correta a ser feita pelo Everton. Kenny e Walsh ainda levarão tempo para serem relacionados ao elenco comandado por Martinez, e seus empréstimos servirão como um aperitivo para que ambos sintam a pressão de atuar num time profissional. Apesar do período curto longe de Finch Farm, é importante para todas as partes que os garotos de 18 anos deem sinais do talento bruto que possuem.

No geral, pode-se concluir que, embora a forma atual do Everton seja negativa, com nenhuma vitória no mês de janeiro na liga e com a eliminação para o Manchester City na semifinal da Copa da Liga, Roberto Martinez tem total confiança nos jogadores que já estavam no clube. De fato, não havia necessidade de contratar muitas peças agora: o problema não é exatamente o tamanho do elenco, e sim, seu funcionamento. Nenhum reforço seria mais importante do que o próprio Martinez. Claro, muitos erros individuais tem custado pontos aos Toffees, mas também é notório o fato do Everton não estar aprendendo com seus erros desde a temporada passada: vemos a sucessão de falhas tenebrosas sobrepondo o bom rendimento ofensivo do time rodada após rodada e, mesmo com todas as cornetadas possíveis, os jogadores voltam a estaca zero na partida seguinte. A insistência no 4-2-3-1, que muitas vezes acaba por limitar o rendimento de certos jogadores e não encaixar o posicionamento defensivo do time também é um fator que merece críticas. A utilização constante/desgastante de algumas peças, como Lukaku e Barry, também podem custar caro ao técnico espanhol mais para frente.

O maior reforço desta reta final está na cabeça de Roberto Martinez: ou melhora ou fora.
O Everton não terá solução enquanto for seu próprio problema. O maior reforço que o clube pode ter nesta última parte da temporada é de se reestruturar e encontrar o balanço entre ataque e defesa em campo. Senão, do jeito que as coisas andam, iremos descer toda a ladeira...

Um comentário: