segunda-feira, 9 de março de 2015

A teimosia e a agonia


Sabe, em algum momento da sua vida, quando você está muito mal, faz de tudo para não mostrar isso, a ponto de mentir para si mesmo simplesmente para se convencer de que está tudo lindo, tá tudo bem. Pois é, seria uma pena se isso acontecesse até nos melhores elencos; é justamente isso que o Everton, ou melhor, seu treinador está fazendo.

Preciso ressaltar que fui talvez o membro do blog que mais torcia pela vinda e que mais comemorou a chegada de Martinez ao clube. Assim como fiz questão de dizer que ele foi o carro-chefe do clube na temporada passada. Mas o que se vê hoje é de partir o coração, e apesar de ainda manter um fio de esperança quanto a uma possível mudança definitiva de atitude para salvar a temporada, é cada vez mais difícil crer numa melhora diante desta situação surreal que o Clube do Povo tem vivido. Um verdadeiro leão na Europa e um gato debilitado na Premier League, para ser mais claro.

Táticas previsíveis, erros individuais em excesso, jogadores atuando muito abaixo do que podem: o combo doloroso da temporada do Everton
Há algum tempo temos ouvido um papo de que "o próximo jogo será o momento chave que irá mudar a nossa temporada", algo assim, não é? Então, já estamos a dez rodadas do fim da EPL e nada. Em vez de evolução, nos mantemos consistentes quanto a ineficiência e previsibilidade. Com 28 pontos (!) em 28 rodadas (!!), apenas seis vitórias no campeonato e o resultado só poderia ser este: a 6 pontos da zona de rebaixamento, com uma corda no pescoço e ainda com a preocupação de manter a boa forma na Europa League. Já estamos atrás de elencos mais acanhados, como os de Crystal Palace e West Bromwich, que trocaram de técnicos durante a temporada e que parecem ter colhido os frutos disso. Já não conseguimos derrotar o Hull (15º colocado, logo atrás do Everton) e o Leicester (lanterna do campeonato); temos ainda duelos contra Sunderland (C), Aston Villa (F), Burnley (C) e QPR (F), que completam a zona da degola. E o que é mais absurdo é notar a falta de confiança de todos: não se assuste com isso, mas o Everton é provavelmente o pior time da Inglaterra hoje, em termos de performances. Não importa se temos nomes extremamente promissores (Barkley, Garbutt, Stones), ou veteranos que já provaram sua qualidade na liga e em outras competições (Howard, Barry, Jagielka, Baines), fato é que hoje nenhuma grife entrará em campo, ao contrário do que Martinez e cia. parecem acreditar nas coletivas e nos jogos. A qualidade do elenco torna tudo ainda mais inexplicável...

...Ainda mais quando o contraste é claro nas duas competições que os Toffees ainda disputam na temporada. Na UEL, vê-se um pouco do time que realizou a melhor campanha do clube na Premier League, em 2013/14, com um futebol direto e rápido, aliado a filosofia de posse de bola implantada por Martinez; na competição doméstica, um time lento, apático, sem criatividade, sem o mínimo de firmeza na defesa, facilmente neutralizado por qualquer equipe que imponha uma marcação sob pressão. A situação ganha uma dose forte de ridiculosidade quando Roberto Martinez faz questão de ressaltar, jogo após jogo, que o time vem fazendo "boas partidas", mas que não tem conseguido obter os resultados necessários. Não preciso dizer à torcida do Everton, e até mesmo aos que não torcem ou acompanham pouco o clube, o quão fajuto é esse olhar positivo do espanhol, numa tentativa de aliviar a pressão e o desempenho ruim, que só frustra e irrita quem teve a esperança de ver o Everton se reerguer em campo sob a tutela de quem encheu os olhos do torcedor com gana e disposição tática. 

Resultados negativos contra clubes em pior situação na tabela, como o Leicester, só retratam o desempenho "fúnebre" do Everton em 2014/15
Nos últimos dias, o próprio Martinez e o capitão Jagielka admitiram que estamos na briga para não cair de divisão. Essa sinceridade é vital, como um pequeno pedido de desculpas, ao que tudo indica. A questão é saber se na próxima rodada o time terá noção do momento vivido por todos que fazem parte do Everton; queremos mudança em campo, é simples. De postura, de performance, de mentalidade... chegamos num ponto em que a melhora terá de ser brusca, caso contrário, as últimas dez rodadas servirão apenas para fechar o caixão azul e branco e acabar com essa agonia da pior maneira possível. Chega de teimosia!

Hora de torcer, coçar a cabeça, roer as unhas, ficar estressado com deus e o mundo, esse é o futebol e o Everton. Os dez últimos compromissos dos Toffees na Premier League 2014/15:

Newcastle (casa) - 15/03
Queens Park Rangers (fora) - 22/03
Southampton (casa) - 04/04
Swansea (fora) - 11/04
Burnley (casa) - 18/04
Man United (casa) - 26/04
Aston Villa (fora) - 02/05
Sunderland (casa) - 09/05
West Ham (fora) - 16/05
Tottenham (casa) - 24/05

Um comentário:

  1. Com Lukaku perdendo tanta oportunidade fica difícl ganhar algum jogo, tá numa fase horrível.

    ResponderExcluir