sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

UEFA Europa League - Raio-x: Dínamo de Kiev


Na manhã de hoje (27), foi realizado o sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da UEFA Europa League. O Everton foi a primeira equipe a ser sorteada, e defrontará o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. O sorteio completo pode ser visto aqui.
 
Como o Everton foi sorteado primeiro, o jogo de ida será em Goodison Park. Confira as datas e horários dos jogos:

12 de março: Everton x Dínamo de Kiev - Goodison Park - 17h05 (horário de Brasília)
19 de março: Dínamo de Kiev x Everton - NSC Olympiyskiy - 15h (horário de Brasília)
 
A seguir, mais detalhes sobre nossos adversários.


Dínamo de Kiev

Nome completo: Футбольний Клуб Динамо Київ (Football Club Dynamo Kyiv)
Apelido: Bilo-Syni (Azuis e Brancos)
Cidade: Kiev, Ucrânia
Fundação: 1927 (87 anos)
Estádio: NSC Olympiyskiy (70,050 espectadores)
Ranking UEFA: 28º
Elenco: aqui
 
O Dínamo de Kiev chegou às oitavas de final ao eliminar o Guingamp. Os ucranianos perderam por 2 a 1 na França, mas reverteram a desvantagem em casa, com uma vitória por 3 a 1. Na fase de grupos, classificou-se na primeira colocação do Grupo J, que contava com Aalborg, Steaua Bucareste e Rio Ave. A equipe terminou com 15 pontos (cinco vitórias e uma derrota).
 
É o clube de maior tradição no futebol ucraniano. Conquistou treze vezes o campeonato nacional (a última delas em 2008/09) e dez vezes a copa, além de vários títulos da antiga URSS. Também possui títulos a nível europeu: conquistou duas vezes a UEFA Cup Winners' Cup (1974/75 e 1985/86), bem como possui várias participações na Champions League. Na história mais recente, foi eliminado nas quartas de final da Europa League em 2010/11, pelo Braga.
 
Na temporada atual, lidera o campeonato ucraniano, com boa vantagem para o Shakhtar Donetsk, além de estar classificado para as quartas de final da Copa da Ucrânia.
 
Não há registros de partidas entre Everton e Dínamo de Kiev. Contudo, num histórico recente contra equipes inglesas, o Dynamo possui bom retrospecto: em 2010/11 eliminou o Manchester City da Europa League, vencendo por 2 a 0 em Kiev e perdendo o jogo de volta por 1 a 0, em Manchester.
 
Os destaques da equipe são: o atacante Yarmolenko, os meias Belhanda e Miguel Veloso, o winger Lens e o veterano goleiro Shovkovskyi, de 40 anos, que atuou pela seleção ucraniana na Copa do Mundo de 2006. Curiosamente, a equipe é treinada por Serhiy Rebrov, que também defendeu as cores da Ucrânia naquela ocasião. Dois brasileiros atuam pelo Dynamo: o zagueiro Betão e o lateral-direito Danilo Silva.
 
O que você achou deste sorteio? Deixe sua opinião nos comentários. COYB!
 
#RoadToWarsaw

Nenhum comentário:

Postar um comentário