quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Pós-Jogo: Young Boys 1x4 Everton


Em mais uma brilhante exibição europeia, o Everton não deu hipóteses ao Young Boys e venceu por 4 a 1, encaminhando a classificação para as oitavas de final da UEFA Europa League. Lukaku foi sem dúvidas o maior destaque da partida, assinando seu primeiro hat-trick com a camisa dos Toffees.

O Everton teve as primeiras chances de gol da partida. Aos três minutos, Oviedo cruzou para a área e Lukaku cabeceou, exigindo boa defesa de Mvogo. Os Toffees jogavam bem, mas acabaram sendo surpreendidos: eram nove minutos quando Hoarau recebeu livre, na entrada da área, e colocou no canto esquerdo de Howard, abrindo o placar.

Apesar do gol, o Everton não se abateu e continuou pressionando: aos 15 minutos, Lukaku recebeu na entrada da área e chutou forte; Mvogo defendeu e no rebote, Barkley tentou chute rasteiro, para nova defesa de Mvogo. O empate veio aos 23', quando Barry cruzou para Lukaku, que ganhou de Von Bergen pelo alto e, de cabeça, igualou as ações.


A virada veio quatro minutos depois. Naismith tabelou com Barkley na área e cruzou para Coleman, de carrinho, empurrar para as redes.


Por pouco, o Young Boys não empatou aos 31 minutos: Hoarau emendou belo chute de primeira, Howard espalmou e no rebote Nuzzolo não conseguiu mandar pras redes. Aos 38', o Everton chegou ao terceiro gol: Oviedo tocou de calcanhar para Barry, que cruzou rasteiro; a bola desviou em Vilotic e sobrou limpa para Lukaku, embaixo das traves, marcar o segundo dele na partida.


No fim do primeiro tempo, por pouco o Young Boys não descontou. Após cobrança de falta na área, Sanogo soltou a bomba, mas McCarthy cortou em cima da linha — a bola ainda explodiu na trave.

Veio a segunda etapa e o jogo ficou mais pegado. Aos doze minutos, Oviedo precisou ser substituído por Garbutt, após sofrer uma pequena lesão. Logo após a mexida, Barkley fez ótimo lançamento para Lukaku, que arrancou e tocou de pé esquerdo, na saída de Mvogo, para fazer o quarto gol do Everton e completar um hat-trick perfeito. Lukaku se junta a Alan Ball, Andy Gray e Yakubu como jogadores do Everton a marcarem um hat-trick em competições europeias.


Quatro minutos mais tarde, Stones perdeu a bola para Hoarau e o segurou de forma acintosa na área. O árbitro assinalou o pênalti e Stones recebeu o cartão vermelho. Hoarau teve a chance de diminuir a desvantagem dos mandantes, mas isolou a penalidade.

Mesmo com dez em campo, o Everton seguia perigoso nos contra-ataques. Aos 21 minutos, Garbutt cruzou na medida para Lukaku, que pegou errado na bola e desperdiçou grande chance. Para recompor a zaga, Roberto Martínez colocou Alcaraz no lugar de McCarthy.

Lukaku voltou a infernizar a zaga suíça aos 41', após receber ótimo passe de Barry, mas finalizou em cima de Mvogo. Na sequência, deu lugar a Christian Atsu, e foi fortemente ovacionado pelos 3,700 torcedores do Everton presentes no Stade de Suisse.


O ganês, que foi destaque na Copa Africana de Nações, mostrou disposição no período que esteve em campo. Nos acréscimos, após boa troca de passes, Coleman cruzou para a área e Atsu tentou antecipar-se a Vilotic, mas o chute saiu fraco. E assim findou uma das melhores exibições do Everton na temporada (se não a melhor).

O Everton volta a campo no próximo domingo, às 11h05 (de Brasília), contra o Leicester City, em Goodison Park, pela 26ª rodada da Premier League.

Estatísticas:

Young Boys
Everton
Posse de bola
46%
54%
Chutes
17
16
Chutes na meta
9
8
Escanteios
5
6
Faltas
10
10
Cartões amarelos
2
3
Cartões vermelhos
0
1

Gols do jogo (ESPN):

http://espn.uol.com.br/video/485609_com-hat-trick-de-lukaku-everton-vira-sobre-young-boys-fora-de-casa-assista

Melhores momentos (Portal Terra):

http://esportes.terra.com.br/futebol/internacional/liga-europa/videos/veja-os-lances-de-young-boys-1-x-4-everton-pela-liga-europa,7765411.html

Notas dos jogadores:

HOWARD - 6,5
Estava mal posicionado no lance que originou o gol do Young Boys, mas se redimiu ao fazer uma grande defesa na sequência.
COLEMAN - 7,5
Fez um excelente jogo, principalmente no setor ofensivo, com a marcação do gol.
STONES - 5,5
Fazia uma partida regular, mas foi precipitado no lance do pênalti. Expulsão justa, porém desnecessária.
JAGIELKA - 6,5
Podia estar melhor posicionado no momento do gol, mas não cometeu erros maiores.
OVIEDO - 7,0
Fez uma boa partida, contribuindo tanto na marcação quanto com boas presenças ofensivas.
GARBUTT - 6,5
Esteve durante 30 minutos em campo e fez um bom jogo, incluindo um ótimo cruzamento para Lukaku.
MCCARTHY - 7,0
Após escorregar no lance do gol do Young Boys, estava no lugar certo e na hora certa para evitar o segundo gol dos donos da casa.
ALCARAZ - 6,5
Fez o simples: recompôs a zaga e ajudou a conter os ímpetos do ataque adversário.
BARRY - 8,0
Quem diria... Barry superou todas as expectativas. Se apresentou ao ataque, deu assistências, distribuiu o jogo no meio-campo. Grande partida.
MIRALLAS - 7,0
Acabou sendo coadjuvante nos lances dos gols, mas não se omitiu da partida.
BARKLEY - 7,5
Movimentou-se bastante no meio-campo, participou de tabelas, fez bons passes e deu assistência para um dos gols.
NAISMITH - 7,0
Voltou a apresentar o bom toque de bola e a raça em campo, além de ter contribuído com uma assistência.
LUKAKU - 9,0
Só não recebe nota dez porque perdeu algumas outras oportunidades. Mas que partida fez ele, não só pelo hat-trick, mas pela dedicação em campo.
ATSU - 6,5
Esteve poucos minutos em campo, mas buscou jogo várias vezes. Precisa de mais oportunidades para emplacar boas atuações.
Média da equipe: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário