quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Pós-Jogo: Lille 0x0 Everton

Howard sauda a torcida evertoniana presente no Stade Pierre-Mauroy

O Everton viajou até a França para enfrentar o Lille e não saiu do zero a zero. Para os mais de 10 mil torcedores dos Toffees que viajaram até Lille para acompanhar o clube (muitos deles sem ingresso), ficou a sensação de que poderia ter sido um pouco melhor. Ainda assim, o Everton lidera o Grupo H, com cinco pontos, um a mais em relação ao Wolfsburg, que venceu o Krasnodar por 4 a 2 e agora é o segundo colocado.
 
Antes de falar sobre a partida em si, é importante destacar a presença massiva dos torcedores do Everton em Lille. Como já foi falado, mais de 10 mil torcedores se deslocaram até a França, promovendo uma verdadeira invasão azul (pacífica, é claro) nas ruas e bares da cidade. Os 5,274 ingressos destinados ao Everton foram todos vendidos; isto significa que perto de 5 mil pessoas viajaram mesmo sem possuir ingresso. Foi o maior público fora de casa registrado pelo Everton  desde a final da Recopa Europeia, em 1985.
 
 
Infelizmente, a simples presença marcante da nossa torcida incomodou alguns grupos de 'hooligans' locais, que agrediram os torcedores do Everton. Há relatos de que a polícia local também tenha agido com violência, usando balas de borracha e gás lacrimogênio.


Torcedores do Everton relataram agressões vindas de hooligans do Lille

Agora sim, sobre a partida: o Everton entrou em campo com seis modificações em relação ao jogo contra o Aston Villa, incluindo Distin, que enfim voltou a figurar em uma partida após a péssima atuação contra o Swansea, pela Capital One Cup. Steven Naismith, artilheiro do Everton na temporada, foi poupado por Roberto Martínez e sequer viajou com a equipe. O Everton jogou com seu uniforme tradicional, porém sem o patrocínio da Chang Beer, pois a lei francesa proíbe patrocínios de bebidas alcoólicas.
 
O primeiro tempo foi bastante tedioso, com poucas chances de gol. Do lado do Everton, faltava criatividade no meio-campo e a bola raramente chegou com qualidade para Eto'o, que atuou como centro-avante. Ambos os wingers (Pienaar e McGeady) deixaram a desejar hoje.
 
Os mandantes chegaram com perigo aos oito minutos, quando Origi correu pela esquerda e cruzou para Corchia, que finalizou em cima de Baines. Aos dezessete, Eto'o tabelou com Pienaar, recebeu dentro da área, mas se atrapalhou com a bola e desperdiçou boa chance. Aos 25', Balmont ganhou de Barkley e tocou para Idrissa Gueye, que chutou de fora da área e acertou a trave.
 
No segundo tempo, o Everton administrou o jogo e quase não correu riscos defensivos; entretanto, atacou pouco. Aos sete minutos, Origi tentou de fora da área, mas mandou à esquerda da meta. Roberto Martínez trocou Pienaar por Lukaku, aos dezoito minutos. No primeiro lance do belga, ele deixou McGeady na cara do gol, mas Enyeama praticou grande defesa e Souaré mandou para escanteio. Esta foi, sem dúvidas, a melhor chance do Everton na partida.
 
McGeady teve a melhor chance do Everton, mas parou em Enyeama
 
Aos 25', Balmont tocou em profundidade para Origi, mas Howard chegou antes na bola e praticou firme defesa. Pouco inspirado, McGeady foi substituído por Atsu, aos 36 minutos. Perto do fim do jogo, Besic puxou contra-ataque e tocou para Eto'o na esquerda: o camaronês tentou achar o canto, mas a finalização saiu à esquerda do gol. Nos acréscimos, o Lille tentou pressionar em cobranças de escanteio, mas não obteve êxito.
 
Próximo do fim, Eto'o arriscou de fora da área, mas mandou pra fora
 
O Everton volta a focar suas atenções na Premier League: no próximo domingo, às 10h30 (de Brasília), os Toffees encaram o Burnley, penúltimo colocado, fora de casa. Esse é o momento para engrenar na competição e alçar voos maiores. COYB!

Estatísticas:

 
Lille
Everton
Posse de bola
44%
56%
Chutes
14
7
Chutes na meta
3
3
Escanteios
8
2
Faltas
15
17
Cartões amarelos
1
2
Cartões vermelhos
0
0

Melhores momentos (na voz de Jorge Iggor):

http://esporteinterativo.com.br/melhor-futebol-do-mundo/lille-e-everton-ficam-no-0-e-empatam/

Outros vídeos:

'Caneta' de Eto'o em Balmont: http://bit.ly/1xfg2Vm
Entrada violenta de Besic em Corchia: http://bit.ly/1ozBxkF
Pienaar e Beria se estranham e recebem amarelo: http://bit.ly/1tPwzT2

Nenhum comentário:

Postar um comentário