sábado, 27 de setembro de 2014

Pós-Jogo: Liverpool 1x1 Everton


No 223º Merseyside Derby, o Everton conseguiu um empate heroico contra o Liverpool, em Anfield. O gol antológico de Phil Jagielka já nos acréscimos garantiu um ponto aos Toffees, que agora ocupam a 13ª posição, com seis pontos ganhos.

Com três volantes e Hibbert na lateral-direita, pouco se esperava do time, que vinha de derrotas para Crystal Palace e Swansea. O Liverpool construiu praticamente todas as suas jogadas pelo lado direito, com Sterling. O primeiro tempo foi de leve domínio do Liverpool; mas apesar da falta de criatividade na frente, o Everton conseguiu se defender.

O começo da partida, em particular, foi muito difícil. No primeiro minuto de jogo, Barry deu carrinho em Lallana e recebeu cartão amarelo; aos oito, colocou a mão na bola dentro da área. Martin Atkinson não viu o lance, que seria passível de expulsão.

O Liverpool se lançou ao ataque e quase marcou em chances de Balotelli e Lallana, mas ambos pararam em Howard. Enquanto isso, Lukaku, jogando "improvisado" na ponta, tentava jogadas individuais e chutes de fora da área, sem sucesso.

Aos trinta minutos, o Everton foi forçado a fazer sua primeira modificação. Mirallas sentiu a coxa após um pique e deu lugar a McGeady. Segundo Roberto Martínez, Mirallas será avaliado amanhã, mas deve desfalcar os Toffees por um bom tempo.

Mirallas precisou ser substituído: forte baixa para o Everton

Mais duas defesas de Howard (em chutes de Sterling e Balotelli) garantiram o empate até o intervalo, mas o risco de sofrer um gol a qualquer momento era iminente.

Howard defende, com o peito, a finalização de Balotelli

No segundo tempo, o Liverpool seguiu com um ritmo fortíssimo e chegou ao gol aos 19 minutos. Em um lance controverso, Barry perdeu a bola para Balotelli, que arrancou com a bola e sofreu falta de Baines. Na cobrança, Gerrard achou o ângulo esquerdo, sem chances para Howard. Logo depois do gol, mais um susto: Balotelli recebeu o cruzamento de Sterling e finalizou à queima-roupa; no reflexo, Howard fez um leve desvio na bola, que acertou o travessão.

Desvantagem no marcador, e nenhuma perspectiva de reação. Martínez demorou, mas foi racional: colocou o jovem Tyias Browning no lugar de Hibbert, revivendo o lado direito do Everton. Mas a falta de criatividade estava evidente.

Aos 34 minutos, Roberto Martínez colocou Samuel Eto'o no lugar de Besic. O camaronês ajudou a movimentar o ataque do Everton, que começou a pressionar a defensiva do Liverpool.

Quando tudo parecia perdido, aconteceu o improvável, vindo de um dos pés mais improváveis. Aos 46 minutos, McGeady cruzou para a área, e Lovren afastou de cabeça , para fora da área. A bola sobrou no pé direito de Jagielka. Ele, que havia feito uma partida regular, sequer pensou em dominar e soltou uma verdadeira bomba, que alcançou 93 km/h e só parou no ângulo esquerdo de Mignolet, para decretar o empate. Jagielka não marcava um gol desde o dia 7 de abril de 2013, quando balançou as redes contra o Tottenham.

Jagielka comemorando o gol antológico em Anfield

O Everton tentou colocar fogo na partida nos últimos instantes. Baines cobrou falta rasteira e Barry tentou de letra, mas a bola passou ao lado. O jogo acabou e o empate, com gosto de vitória, foi muito comemorado pelos jogadores e principalmente por Roberto Martínez.

É preciso destacar a exibição de Stones, que foi simplesmente um monstro na marcação, bem como as atuações sólidas de Jagielka, Howard e McCarthy. Browning mostrou segurança ao entrar em uma situação tão complicada: é um nome a ser considerado, num futuro próximo.
 
O próximo compromisso do Everton será pela UEFA Europa League. Na quinta-feira, o Everton joga fora de casa contra o Krasnodar, às 13h (de Brasília).

Estatísticas:

 
Liverpool
Everton
Posse de bola
47%
53%
Chutes
24
11
Chutes na meta
8
5
Escanteios
8
2
Faltas
8
9
Cartões amarelos
2
1
Cartões vermelhos
0
0

Melhores momentos (narração de Luiz Carlos Largo):

http://espn.uol.com.br/noticia/443048_em-classico-de-golacos-everton-busca-empate-com-liverpool-nos-acrescimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário