terça-feira, 16 de setembro de 2014

Europa League 2014/15: Raio-x do Grupo H


Daqui dois dias, o Everton fará sua estreia na UEFA Europa League. Então, preparamos um raio-x do Grupo H, para trazer um panorama sobre os nossos adversários. Confira!

O Grupo H é formado por Lille, Wolfsburg, Everton e Krasnodar. Foi considerado por muitos o "grupo da morte", ou seja, o grupo mais difícil da competição. Os Toffees enfrentarão dois clubes de grande reconhecimento internacional, e um clube pouco conhecido, mas que quer mostrar seu valor em meio a três grandes clubes. Saiba um pouco mais sobre cada adversário nosso.


Lille OSC

Nome completo: Lille Olympique Sport Club Métropole
Apelido: Les Dogues (Dogs)
Cidade: Lille, França
Fundação: 1944 (70 anos)
Estádio: Stade Pierre-Mauroy (50,186 espectadores)
Ranking UEFA: 59º
Elenco: aqui

O Lille terminou o campeonato francês na terceira colocação e, após ter eliminado o Grasshopper, disputou o playoff da UEFA Champions League, mas foi eliminado pelo Porto. Nas duas partidas, não apresentou um bom futebol. Nesta temporada, vem liderando o campeonato francês de forma invicta. Já foi três vezes campeão francês (a última em 2010/11) e conquistou a extinta Copa Intertoto em 2004.
 
A estrela da equipe é o atacante belga Divock Origi. Ele esteve no Brasil para a disputa da Copa do Mundo e, jogo a jogo, dividiu a titularidade com Lukaku. É bastante habilidoso e tem boa noção de posicionamento.
 

VfL Wolfsburg

Nome completo: Verein für Leibesübungen Wolfsburg
Apelido: Die Wölfe (Lobos)
Cidade: Wolfsburg, Alemanha
Fundação: 1945 (69 anos)
Estádio: Wolkswagen Arena (30,000 espectadores)
Ranking UEFA: 117º
Elenco: aqui

O Wolfsburg se classificou para a Europa League por terminar o campeonato alemão no quinto lugar. Na atual temporada, ainda não somou vitórias no campeonato. Os Lobos foram campeões nacionais uma única vez (2008/09).

O destaque da equipe é o belga Kevin De Bruyne, que também esteve no Brasil para a disputa da Copa do Mundo. É um winger muito habilidoso, com visão de jogo e muito difícil de ser parado, quando arranca com a bola. Também estão no elenco os brasileiros Luiz Gustavo e Naldo.

 
FC Krasnodar
 
Nome completo: Футбольный клуб Краснодар (Football Club Krasnodar)
Apelido: Biki (Touros)
Cidade: Krasnodar, Rússia
Fundação: 2008 (6 anos)
Estádio: Kuban Stadium (31,654 espectadores)
Ranking UEFA: 164º
Elenco: aqui

O Krasnodar é a incógnita deste grupo: fundado há apenas seis anos, conseguiu uma rápida ascensão no cenário russo (ainda que sem títulos expressivos) e está fazendo sua estreia em competições europeias. Terminou o campeonato russo na quinta colocação, e foi vice-campeão da copa russa. Nesta temporada, ocupa a sétima colocação no campeonato local.
 
A princípio, os Touros "correm por fora" na disputa das duas vagas para o mata-mata, mas não podem ser subestimados: disputaram três fases eliminatórias para alcançar a vaga na fase de grupos, apresentando um futebol bastante competitivo e marcando muitos gols. Passaram por Sillamäe Kalev (vitórias por 5x0 e 4x0), Diósgyőr (vitórias por 5x1 e 3x0) e pela tradicional Real Sociedad, perdendo fora de casa por 1x0 e revertendo a desvantagem dentro de seus domínios com uma convincente vitória por 3x0.
 
Apesar do elenco em geral "desconhecido", alguns nomes merecem destaque: os meias Marat Izmailov (emprestado pelo Porto), Vladimir Bystrov e o veterano Ruslan Adzhindzal, de 40 anos, bem como os brasileiros Ari, Joãozinho e Wanderson.
 
Agora que conhecemos mais sobre nossos adversários, vamos torcer para que consigamos avançar para o mata-mata, de preferência como primeiro colocado do grupo. A lista dos jogadores inscritos para a fase de grupos da competição você confere aqui.

Não deixe de voltar ao blog amanhã, para conferir o pré-jogo de Everton x Wolfsburg! COYB!

Nenhum comentário:

Postar um comentário