terça-feira, 22 de abril de 2014

Em Defesa (Ou Não) de David Moyes


Sim, é inevitável, sempre relacionado ao nome do Everton, David Moyes virou destaque (negativo) no cenário mundial graças a temporada ruim no Manchester United. Honestamente, não sei qual será o rumo desse texto, mas espero que ele clarifique em relação ao ex-técnico dos Toffees, de forma justa, porém do ponto de vista de um evertoniano.

*Atualizando a situação, os Red Devils confirmaram hoje a saída de Moyes do time. Mas enfim, voltemos ao texto.

Bem, vamos dividir o texto em alguns pontos, pras coisas ficarem mais claras:

1. Moyes foi importante para o Everton, sim; 11 anos bem sucedidos? Nem tanto

Moyes cumpriu o objetivo que lhe foi dado quando assumiu os Toffees, em 2002: manteve o time na Premier League, o estabilizando na parte de cima da tabela e, de quebra, conseguiu uma vaga na Champions League, em 2005. Todo mundo sabe disso, é verdade, e é importante ressaltar o mérito de Moyes ao tirar o Everton da fossa em que se encontrava.

Jovem, vindo do Preston North End, Moyes foi essencial para a primeira revitalização do Everton
Porém, quando dizem que Moyes viveu 11 anos de sucesso com os Blues, há um certo exagero. Primeiro, estamos falando sobre o Everton, o quarto maior vencedor da história da liga, pioneiro no futebol, time que mais vezes atuou na primeira divisão; "sucesso", para o torcedor do Everton, não diz respeito somente à permanência na EPL ou boas colocações. Esse "algo mais" sempre faltou para o Moyes e, convenhamos, a torcida ainda necessita desse algo mais, que parece estar mais próximo com Martinez. Peço perdão pela arrogante expressão a seguir, mas o Everton não é o Fulham: temos que brigar pelo topo, senão nosso lema não seria Nil Satis Nisi Optimum.

2. Moyes NÃO É uma lenda do Everton

O que também não tira sua importância na história do clube. Afinal, que pessoa em sã consciência colocaria David no mesmo patamar que Howard Kendall e Joe Royle?

3. "Moyes precisa parar de pensar que está no Everton"; "Moyes passou 11 anos tentando colocar o Everton na frente do Manchester United, agora conseguiu"

Duas das maiores falácias futebolísticas da atualidade. Culpem o próprio Moyes por ter atuado de forma medíocre na atual temporada; é a mentalidade DELE, e não do Everton. Ele deveria ter "pensado grande" enquanto estava no Everton, e não pensou; no United, ele foi forçado a pensar assim, e não conseguiu. Sua apatia característica continuou lá, e muitas vezes ele tentava neutralizá-la com arrogância, em vez de atitude, ambição.

Moyes "confrontando" Alex Ferguson, em 2005
Moyes nunca tentou colocar os Toffees na frente do United ou de qualquer time que estivesse na ponta da tabela. Esse é o problema: o Everton entrava em campo pensando em segurar o adversário, e não pensando em vencê-lo, se impondo diante do oponente. Se viesse um empate, estava ótimo; hoje, não pensamos mais assim. Falar assim é um desmerecimento ainda maior para com os jogadores dos Blues, que já eram subestimados nos tempos de Moyes, quando todos achavam que era o técnico quem sustentava o time.

4. O EVERTON NÃO É PEQUENO, PORRA

Passou muito tempo em crise? Sim. Não ganha um título há quase 20 anos? É, verdade. Mas me diga quantos clubes na Inglaterra tem uma história tão rica quanto a nossa. Deixo em aberto o espaço para a resposta.

Durante a Era Moyes, muitos diziam que o Everton era um time que chegava "mais longe do que poderia". Aos poucos, essa falácia vem sendo quebrada.

5. Concluindo

Críticas e críticas à parte, e por mais contraditório que esse desfecho soe, Moyes não merecia ser crucificado da forma que vem sendo. Talvez seu maior erro no comando do United foi ter se desfeito de uma comissão vencedora, experiente, para trazer seus próprios assistentes, como Steve Round e Phil Neville; dessa forma, Dave não soube explorar uma equipe calejada, que sabe os atalhos para ser campeão. Mesmo assim, o ruivo merecia mais tempo até mesmo para aprender a ter uma postura mais confiante, vencedora. Porém, a pressão não permitiu.


Eu sabia que Moyes iria sair do Everton após a derrota para o Wigan de Martinez, pela FA Cup. Mesmo que ele não fosse para o United, Goodison já estava sedenta por uma renovação, a mesma renovação que os Red Devils precisará a partir da próxima temporada (mas chega de falar deles).

Voltando ao escocês, Moyes é um bom técnico, sim, ainda longe de ser um técnico de ponta, na minha opinião, mas é um profissional excelente, como todos do Everton gostam de destacar. Ainda é novo, tem tempo para se desenvolver, mesmo que de forma tardia. De todo modo, boa sorte a ele em sua próxima jornada. Sem ressentimentos.

"He's got red hair, but we don't care..."


2 comentários:

  1. Moyes é um cara sem ambição e não teve isso nem no Man. Utd. O Laudrup conseguiu levar o Swansea a um titulo de Copa da Liga, assim como Martinez conseguiu uma Fa com com Wigan, assim como Middlesbrough e Birmingham conseguiram titulos nesse período. O minimo que ele poderia ter feito no Everton é conquistado algumas copas e feito uma boa campanha na Liga Europa, porque time pra isso teve.

    Outra coisa é o Roberto Martinez que disse logo quando foi contratado q levaria o Everton à UCL. Pode não conseguir, mas teve ambição de pensar grande.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário de vocês. O que falta ao Moyes é um espírito vencedor, de não ter medo de enfrentar quem quer que seja. Aquela final de FA Cup em que o Wigan passeou pelo Man City é um jogo que nunca vou esquecer. Eu penso o seguinte, o Moyes é excelente para manter um time competitivo, disputando os campeonatos e tal. Mas só isso! Ele nunca levaria times como Ituano a vencer o Santos, por ex, já entraria com aquele espírito de dever cumprido. Mas acredito que o que aconteceu com ele no Utd pode ajuda-lo a crescer.

    Sobre o Martinez, acho o cara muito foda. Bendito momento em que a saída do Moyes coincidiu com a saída dele do Wigan. Eu acredito que em três anos no máximo veremos o Everton campeão novamente.

    ResponderExcluir