domingo, 2 de fevereiro de 2014

Brazilian Toffees #10 - Filipi Sciamarelli

   O Brazilian Toffees está de volta! Nesta primeira entrevista do ano, falamos com Filipi Sciamarelli, paulista radicado no Paraná e muito apaixonado pelo Clube do Povo. Lembrem-se que para participar, é só entrar em contato conosco via Facebook (tanto pela fan page quanto pelo perfil pessoal do blog), email ou Twitter. Cheguem mais!

EFC Brasil - Filipi, apresente-se para o pessoal que acompanha o blog: qual a sua idade, cidade onde mora, ocupação...

Filipi - Meu nome é Filipi Augusto Sciamarelli, nasci em Itatiba-SP, mas há 3 anos moro em Medianeira-PR, onde estudo engenharia de produção na UTFPR, tenho 20 anos, e como meu curso é integral só faço uns bicos como garçom nos finais de semana.

EFC Brasil – Como você conheceu o Everton?

Filipi - Como uma boa parte dos fãs brasileiros, conheci o Everton pelo videogame (FIFA 09). Eu sempre gostei de times com jogadores jovens e promissores, e na época o Everton tinha Rodwel, Gosling, Baxter e Fellaini, que sempre rendiam bem no modo carreiro, além do mito Cahill e alguns outros. Com o tempo criei carinho pelo time e comecei a acompanhar os jogos e pesquisar a história...

EFC Brasil - Além do videogame, quando você realmente teve seu primeiro contato com o clube? Em relação a partidas, etc.

Filipi - Nesse mesmo ano comecei a assistir aos jogos, o primeiro grande jogo que lembro foi a partida contra o Manchester United no Goodison Park pela temporada 2009/2010, em que o Everton ganhou de virada por 3x1, com grandes atuações de Gosling e Rodwell, que entraram no segundo tempo, e Saha. Tem também as oitavas de final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea, em que o Baines fez um golaço de falta no ultimo minuto da prorrogação, neste jogo briguei com meu pai para poder assistir na TV, e ele ficou torcendo contra, e parecia um clássico entre times brasileiros...

EFC Brasil - Hahahaha, Everton gerando discórdia na família.

Filipi – (Risos) Pelo menos ele conheceu o Everton a partir daí.

EFC Brasil - Seriam esses os momentos mais marcantes para ti como torcedor do Everton?

Filipi - Esse jogo da Copa da Inglaterra contra o Chelsea foi muito marcante, mas também tem o jogo contra o Manchester United neste ano (temporada) no Old Traford, vibrei muito com o gol do Oviedo. E também a eliminação para o Liverpool na semifinal da Copa da Inglaterra na temporada 2011-12, porque assisti ao jogo no serviço e meus colegas ficaram zoando muito quando o time perdeu.

Filipi "zuando" um amigo torcedor do Man United após a vitória dos Toffees em Old Trafford
EFC Brasil - O jogo contra o Liverpool foi triste mesmo. Falando nisso, você viu o último derby? Se sim, qual lição o Everton pode aprender graças àquela partida?

Filipi – Assisti, sim, aliás, matei aula pra assistir (risos). Fiquei muito chateado com o resultado e acho que ficou claro que o Everton tem uma grande fragilidade na defesa, que quando perdemos 2 ou mais jogadores desse setor o time fica muito exposto. O Stones é uma boa opção de renovação para o setor, mas ainda é pouco, o Roberto e o Bill precisam trabalhar muito nesse setor.

EFC Brasil - Mas você não acha que está exagerando um pouco quanto a isso? (Sem querer forçar sua opinião, obviamente) O próprio Stones havia jogado bem quando o Jagielka esteve fora, e o Everton tinha a melhor defesa do campeonato.

Filipi - Eu realmente acho o Stones bom jogador, com um futuro muito promissor. A defesa titular do Everton é muito boa, mas agora com o Oviedo fora por um bom tempo faltam alternativas para o setor e, considerando que o Distin já não é mais um garoto, acho que precisamos de mais opções para quando perdermos alguns titulares.

EFC Brasil - É verdade. Continuando com o papo sobre jogadores, quais são seus ídolos do Everton?

Filipi - Considerando que acompanho o Everton há pouco tempo, meu maior ídolo é o Cahill, no tempo que esteve no Everton ele sempre foi fantástico e demonstrou uma grande identificação com o clube, também gosto do Duncan Ferguson e do Neville Southall, eles foram símbolos da superação do Everton nos nossos últimos títulos.

EFC Brasil - Você acha que o Everton, nesta temporada, ainda tem chances de beliscar alguma vaga em competições europeias, ou até mesmo a FA Cup?

Filipi - Eu tenho muitas esperanças de o Everton conseguir uma vaga nas competições europeias ou até conquistar a FA Cup, a nova filosofia implantada pelo Martinez tem dado bons resultados, e eu acho que essa mudança de pensamento foi muito importante para o time, respeito muito o trabalho do David Moyes, ele foi muito importe para o Everton, mas já era hora de pensar maior.

EFC Brasil – Para finalizar, como sempre perguntamos, o que o Everton representa em sua vida?

Filipi - O Everton é bastante importante pra mim porque o conheci numa época em que estava bem desanimado com o futebol, e o Everton trouxe de volta meu entusiasmo com o esporte, hoje todos os meus amigos e colegas me conhecem como torcedor do Everton. No começo era estranho, mas depois vira normal, e o legal é que para me zoarem, eles dão camisas do Liverpool e outras coisas do nosso rival.  Hoje eu não me vejo torcendo por outro time.


EFC Brasil - Show de bola, Filipi, muito obrigado pela entrevista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário