segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Curioso Caso de Nikica Jelavic

O anúncio oficial ainda não saiu, mas Jelavic deve ir para o Hull
   Na última sexta-feira o Everton noticiou o acordo com o Hull City pela transferência de Jelavic, faltando apenas a confirmação do jogador. Hoje algumas fontes noticiaram a confirmação por parte do croata. Martinez explicou que a transferência de Nikica se deve muito a Copa do Mundo, já que ele precisa ter mais tempo de jogo para ter vaga garantida na seleção. Ao que tudo indica, este é o fim de uma relação que, infelizmente, não foi tão próspera quanto se esperava.

Chegando sob desconfiança, por ter vindo da liga escocesa, Jelavic conquistou a torcida em pouco tempo
   Jelavic chegou ao Everton no Deadline Day de janeiro de 2012, custou 5.5 milhões de libras e só foi liberado por causa da crise no Glasgow Rangers. Seu impacto foi imediato: se tornou o artilheiro do time na temporada, mesmo tendo chegado na metade da temporada, marcando 11 gols em 16 jogos (pela EPL e pela FA Cup), caindo assim nas graças da torcida. Para a temporada seguinte, as expectativas eram grandes em cima do dono da camisa 7. Mas aí...

Frustração: temporada 2012/2013
   Jela até começou a temporada 2012/2013 de forma razoável, marcando 5 gols em 11 jogos, entrando em jejum e depois voltando a marcar no famoso jogo contra o Tottenham em Goodison Park. Depois disso, só voltou a marcar pela Premier League em março, na grande performance diante do Manchester City (melhor vídeo do gol do Jelavic aqui). Os intervalos podem não parecer tão longos, mas nós torcedores sabemos o quão frustrantes foram as atuações do croata; nem de longe lembrava o atacante letal da temporada anterior.

"Just f@#*ing hit it!!!" Último gol de Jelavic pelo Everton na Premier League
   Na pré-temporada da atual "época", Jelavic parecia mostrar que estava voltando a velha forma, marcando gols contra Real Madrid, Blackburn e Betis. Atuou muito bem diante do Chelsea, mas foi pífio contra o West Ham e perdeu espaço para Lukaku (que estreou pelos Toffees naquela partida e foi o principal responsável por aquela vitória). Perdeu espaço na equipe e só voltou a jogar como titular na FA Cup, no jogo contra o QPR, onde marcou dois gols e deixou os torcedores esperançosos. Entretanto, menos de uma semana depois dessa partida, o Everton entrou em acordo com o Hull. De fato, pelos números e pelo que apresentou, Jelavic talvez não merecesse um texto tão longo...

Um fio de esperança em relação ao "Deus Croata", após o jogo contra o QPR
   Mas fica difícil falar de forma sensata sobre ele. Entendam: na história recente do Everton, talvez nenhum jogador tenha causado um impacto tão grande e em tão pouco tempo como Jelavic. Apesar dos poucos gols, se compararmos com a quantidade de jogos que disputou, alguns desses gols jamais sairão da cabeça de um evertoniano. Quando Jela marcava, era diferente; só quem torce sabe do que falo (e isso vale para todos os clubes do mundo, tem sempre aquele jogador que causa uma comoção diferente na torcida). Nikica Jelavic não se tornou o ídolo como muitos esperavam, mas sempre trará boas lembranças à minha memória e, tenho certeza, à memória de muitos. Boa sorte, Jelavic!

Follow the Jelavic Road!

Nenhum comentário:

Postar um comentário