sexta-feira, 29 de março de 2013

Pré-Jogo: Everton x Stoke City


  Depois da pausa de uma semana da Premier League, o Everton volta a jogar diante de sua torcida, desta vez contra o Stoke City. Após a derrota chocante para o Wigan e o triunfo memorável contra o Manchester City, os Toffees continuam sendo uma incógnita para todos. Afinal, ainda podemos nos classificar para alguma competição europeia?

  Para o jogo de amanhã, o Everton vai sem duas das principais peças do time: Fellaini e Pienaar cumprem suspensão e desfalcarão os Blues por dois jogos. Howard e Jagielka tem a remota possibilidade de irem à partida amanhã mas provavelmente Moyes irá poupá-los. A pergunta que não quer calar é: como o escocês vai montar o time? Ele pode escalar Neville e Naismith mas ambos são duramente criticados pela torcida e mídia (muitas vezes, com razão); há também a possibilidade de colocar Oviedo e ou Hitzlsperger ou Barkley. Mas só iremos saber disso momentos antes da bola rolar.

  O Stoke poderá contar com Huth, que retorna de uma suspensão de três jogos. Tony Pulis provavelmente deverá manter o mesmo time que jogou contra o West Bromwich, com Crouch e Walters no ataque. Teoricamente, os Potteries apostarão no jogo aéreo para vencer a defesa evertoniana.

  O Everton está a dois pontos do Arsenal, e a quatro do Tottenham. Os Gunners pegam o Reading e os Spurs visitarão o Swansea; muito provavelmente, ganharão. O Everton precisa fazer sua parte, antes de tudo. E assim, semana que vem, mesmo após um resultado ruim, faremos a mesma pergunta: ainda dá?


Everton: Mucha, Coleman, Heitinga, Distin, Baines; Mirallas, Neville, Gibson, Osman; Anichebe e Jelavic.

Stoke: Begovic, Shotton, Shawcross, Huth, Cameron; Jerome, Whelan, N'Zonzi, Etherington; Walters e Crouch.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Reborn Toffees

Que Everton podemos esperar para o final de temporada? Podemos voltar a sonhar com lugares europeus para a próxima temporada? Seja o que for, estaremos contigo Toffees! COYB!




Brazilian Toffees #03 - Fyllipe Dias

  Olá, galera! Esta é mais uma edição do Brazilian Toffees, seu espaço em nosso blog. O entrevistado deste mês é Fyllipe Dias, 20 anos, paraibano e apaixonado pelos Blues e pelo Treze de Campina Grande.


EFC Brasil - Olá, Fyllipe! Primeiramente, gostaria que você se apresentasse para os torcedores dos Toffees no Brasil.

Fyllipe - Sou paraibano, tenho 20 anos e curso educação física na UFPB.

EFC Brasil - Como você conheceu o Everton?

FyllipeConheci o Everton, acredito que no ano de 2005 ou 2006, quando a Premier League ainda era transmitida em TV aberta, mais precisamente num jogo diante do Manchester United, jogo em que o Everton perdeu. Mas achei o clube interessante, torcida muito vibrante... mas só virei torcedor mesmo alguns anos depois.

EFC Brasil - Então quando é que você passou a se considerar torcedor do Everton? Foi após algum momento marcante?

Fyllipe - Foi há mais ou menos dois anos atrás. Achei também interessante a rivalidade com o Liverpool, os jogos em casa sempre com o estádio lotado e a presença da torcida fora de casa. Isso me chamou atenção, então passei a pesquisar mais sobre o clube e me apaixonei de vez. Acredito que isso foi há um ano e meio.

Fyllipe se apaixonou pela torcida do Everton e, a partir disso, tornou-se um Blue
EFC Brasil - Que massa! Tem algum jogo do Everton que te marcou, além desse jogo contra o Man United?

Fyllipe - Rapaz, apesar de lembrar bem desse jogo, vou citar um super recente, que foi a virada nos acréscimos diante do Tottenham nesta temporada. As vitórias do Everton sempre carregadas de emoção e muita raça!

EFC Brasil - Verdade, Everton é paixão! Qual é o seu ídolo do clube?

Fyllipe - Atualmente é o Jagielka, esse cara é fantástico, além de Tim Cahill e Arteta. E como torcedor do Everton, pelo que vi em vídeos, não posso deixar de citar Graeme Sharp, pelos serviços prestados ao clube.

EFC Brasil - Excelentes jogadores. E pra finalizar, o que o Everton representa em sua vida?

Fyllipe - Ah cara, a cada dia me apaixono mais por esse clube, até as decepções após empates em casa me fazem gostar ainda mais do clube. O Everton, hoje, é muito importante em minha vida. Como disse Alan Ball: "uma vez que o Everton tenha te tocado, nada será o mesmo".

EFC Brasil - Belas palavras, grande Alan Ball. Valeu pela entrevista, Fyllipe, até a próxima e come on you Blues!

sábado, 16 de março de 2013

Podcast #01 - A Semana dos Toffees/Pré-Jogo: Everton x Manchester City

  Olá, galera! Hoje estreamos o nosso primeiro podcast! Falamos sobre alguns pontos relacionados ao Everton, que ganharam destaque nos jornais nesta semana. Além disso, discutimos um pouco sobre as expectativas para o jogo de amanhã, contra o Manchester City.

  Escute nosso primeiro Podcast aqui. Aproveite e siga o Everton FC Brasil no Soundcloud!


  Para o jogo de logo mais, o Everton continua sem Jagielka e Howard. Alguns dizem que Moyes irá poupar alguns jogadores, o que não seria propício diante de um adversário tão qualificado. Após a terrível derrota para o Wigan na FA Cup, uma vitória diante do vice-líder da EPL daria um ânimo necessário a todos que fazem parte do clube.

  O City tem os desfalques de Maicon, Micah Richards e Rodwell; Kompany, que está praticamente recuperado de uma lesão na panturrilha, pode ser relacionado para a partida. Então, o City não tem um desfalque de peso: vem completo para o jogo.

  Sendo assim, é torcer para que o histórico recente também ajude os Toffees a saírem com os três pontos. É hora de se reerguer e terminar o campeonato de forma digna.

Everton: Mucha; Coleman, Heitinga, Distin, Baines; Mirallas, Osman, Gibson, Pienaar; Fellaini e Jelavic (Anichebe).
Man City: Hart; Zabaleta, Nastasic, K. Touré, Clichy; Milner, Yaya Touré, Barry, Tevez, Silva; Dzeko.

sábado, 9 de março de 2013

Catando os Cacos

  Então, passei o dia inteiro pensando, tentando escrever algo e... Não há muito o que falar, o que discutir: a derrota de hoje foi e é inexplicável. O pior de tudo é saber que o buraco é bem mais embaixo.

  Ninguém esperava uma vitória tão imponente do Wigan, nem mesmo os próprios torcedores dos Latics. O jogo era até equilibrado quando o Wigan marcou o primeiro gol; não deu tempo nem de piscar e os visitantes marcaram mais dois gols. Havia muito tempo para esboçar reação, é verdade, e é aí que mora o problema: um time que está entre os seis primeiros colocados da liga não reagiu. Ficaram ciscando, sem agredir, sem infiltrar a defesa do Wigan, sem jogar bola. Apenas Mirallas tentava alguma coisa; Barkley, quando entrou, deu sinais de bom futebol mas já era tarde demais. E hoje também podemos isentar Heitinga de qualquer culpa (sim), já que o holandês foi sólido na marcação. Este sábado, para muitos, tem sido visto como o possível início do fim de uma era.

  David Moyes, tão "inquestionável", o cara que faz um "trabalho maravilhoso" e que "sem ele, o Everton não é nada". Pela primeira vez vi a torcida questionando tanto o talento do escocês. Na minha opinião, já havia passado da hora de tomarem um choque de realidade. É inegável que Moyes tem feito um bom trabalho, segurando o time na parte de cima da liga, além de ter alcançado o Top Four em 2005. Mas, qual é o grande motivo pra tamanha idolatria? Ao mesmo tempo que apresenta bons resultados, também teve momentos vexaminosos: somando a eliminação de hoje, durante a era Moyes fomos eliminados por times como Oldham e Reading (este quando ainda estava na segunda divisão); sem contar os diversos fracassos na Copa da Liga Inglesa. Para mim, outro ponto que pesa contra o escocês é o apoio incondicional a Bill Kenwright, talvez o grande culpado da história. Bill pensa pequeno e tal "metodologia" é transmitida para todos do clube; Moyes foi o aluno que usa os mesmos métodos de trabalho para ensinar aos outros e, agora, os torcedores ficaram cansados desta filosofia de trabalho/vida.

  Obviamente, a "metodologia do nanismo" é transmitida para os jogadores. A apatia que demonstraram em diversos jogos nesta temporada teve seu ápice hoje, no jogo mais importante do ano até então. Fellaini foi talvez o símbolo do fracasso: o belga simplesmente não estava nem aí pra torcida, pros companheiros de time, pro clube; está pensando no Chelsea, talvez. Baines e Pienaar estão completamente cansados, Osman caiu de produção de forma assustadora e Neville foi simplesmente qualquer coisa, menos um jogador de futebol. Gibson injustamente no banco (por "questões táticas", segundo Moyes), Anichebe sem ritmo de jogo e Jelavic cada vez mais flop, os Toffees protagonizaram seu momento mais vergonhoso em anos. É necessário ressaltar também que a falta de contratações pesou muito para essa queda de rendimento do time: seria maravilhoso ver bons jogadores como Fer e Negredo defendendo as cores do Everton. Mas não foi possível.

  Acho que, ao fim da temporada, alguma mudança drástica será feita. Talvez na administração, na comissão técnica ou no elenco, uma renovação se mostrou mais do que necessária depois do jogo de hoje. É preciso também resgatar o espírito e o orgulho evertoniano, que hoje se encontra desaparecido. Resumindo o jogo contra o Wigan: faltou raça, faltou paixão. Faltou Everton.

Quis postar a foto de um elenco que realmente honrou a camisa do clube, mesmo em momentos vexaminosos. Espero que entendam o meu lado.

Vídeo Pré-Jogo - Aqui É Everton

   Um vídeo motivador antes do jogo decisivo contra o Wigan pela FA Cup! Já está na hora do Everton FC, do alto de toda a sua tradição e grandeza, retomar o caminho dos títulos!




sexta-feira, 8 de março de 2013

Pré-Jogo: Everton x Wigan

  Amanhã temos mais uma batalha pela FA Cup! O Everton quer terminar bem a temporada e, de preferência, com o título da Copa da Inglaterra. Mas todos sabemos das dificuldades e limitações do time, entretanto os últimos jogos tem dado esperança aos torcedores do Clube do Povo.

  Os Toffees terão a ausência sentida de Jagielka, que se machucou durante o jogo contra o Reading, além de Howard, que foi bem substituído por Mucha no último jogo; Heitinga provavelmente será o parceiro de Distin na zaga. Fora isso, nenhuma alteração deve ser feita (o que não quer dizer que não irá acontecer, já que estamos falando de David Moyes); há apenas dúvidas quanto a quem será o atacante titular: apesar de ter voltado de contusão, Anichebe vive uma melhor fase que Jelavic, que não consegue se encontrar em campo. Mesmo assim, a astúcia de Pienaar, a audácia de Mirallas e a estrela de Fellaini têm sustentado os Toffees no pelotão da frente.

  O Wigan também não tem tantos desfalques mas o técnico Roberto Martinez já declarou que fará algumas alterações no time: os Latics foram goleados, no último jogo, pelo Liverpool, em pleno DW Stadium. Martinez deverá contar com McManaman e Alcaraz, que não joga desde agosto devido a uma lesão na virilha. Mesmo vindo de um resultado negativo, é preciso tomar cuidado com jogadores do nível de Arouna Koné, Di Santo, McCarthy e McArthur.

  Sendo assim, o Everton precisa superar qualquer obstáculo para chegar novamente à Wembley. E, caso chegue até lá, que corrija os erros cometidos anteriormente. On the march!

Everton: Mucha; Coleman, Heitinga, Distin, Baines; Mirallas, Gibson, Neville (Osman), Pienaar; Fellaini e Jelavic (Anichebe).

Wigan: Al Habsi; Stam, Alcaraz, Scharner, Figueroa; McManaman, Espinoza, McArthur, Gómez; Di Santo e Koné.

terça-feira, 5 de março de 2013

Best Player Of February 2013

Escolhido por uma pequena parcela dos que acompanham a página do Everton FC Brasil no Facebook, como o melhor jogador dos Toffees no mês de Fevereiro de 2013, Victor Anichebe se apresenta com um faro de gol inconfundível e participando ativamente de alguns lances de gol do Everton na temporada 2012/2013.




sexta-feira, 1 de março de 2013

Pré-Jogo: Everton v Reading

  Mais uma rodada de Premier League e aqui estamos nós, repetindo quase tudo o que foi dito em posts anteriores. Como não poderia ser diferente, o Everton entrará em Goodison Park amanhã com mais uma oportunidade de retornar ao caminho das vitórias. E será uma jornada árdua.

  Não somente pela qualidade do time do Reading mas também pelos desfalques. As presenças ou ausências de Fellaini, Howard (Mucha no gol, haja coração!) e Anichebe só serão confirmadas momentos antes do apito inicial; o belga é quem tem mais chances de ir ao jogo. David Moyes também disse que há uma possibilidade de Hibbert não voltar aos gramados nesta temporada, o que já descarta também um possível retorno do camisa 2. Provavelmente, Neville, Naismith e Mucha deverão ser titulares.

  O Reading terá os desfalques dos atacantes Roberts e Pogrebnyak, deixando Adam Le Fondre certo na equipe titular amanhã - sim, ele é o artilheiro do time mas não é titular. Coincidentemente, o goleiro titular dos Royals, Alex McCarthy, também está machucado e será substituído por Federici. O forte do time continua sendo o ataque, com o já citado Le Fondre e Akpan; de certa forma, por mais que a zaga do Everton jogue bem, sabemos que um clean sheet não deve ser esperado.

  Mesmo com todos os desfalques, o Everton só depende dele para vencer. Incrivelmente, uma vitória diante do Reading, somada a uma possível vitória do Tottenham sobre o Arsenal no domingo, daria aos Blues uma nova chance de brigar diretamente por uma vaga em competições europeias. Pena que ainda não ficou claro a vontade do Everton de pegar essa vaga.


Everton: Mucha (Howard); Coleman, Jagielka, Distin, Baines; Osman, Neville (Fellaini), Gibson, Pienaar; Mirallas e Jelavic.

Reading: Federici; Kelly, Harte, Mariappa, Morrison;  Karacan, Leigertwood, Akpan, Kebe, McAnuff; Le Fondre.