segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Reabertura da School of Science


   Talvez nunca antes na história do Everton o clube tenha vivido um ano tão movimentado. Altos e baixos, decepções e momentos de euforia, estamos vendo um Everton em pleno momento de transição, ou até mesmo em uma situação já consolidada. Nem parece que já fazem quase oito meses que as coisas começaram a mudar no clube. Na verdade, tudo começou a mudar no dia 9 de Março de 2013.

   Naquele fatídico dia, o Everton, diante de sua torcida, levou três gols do Wigan em três minutos. E o que isso quer dizer? Não foi somente uma derrota traumática, foi o prenúncio do fim de uma era. David Moyes assumiu o Everton após seu antecessor, Walter Smith, ter sido eliminado da FA Cup pelo Middlesbrough em Goodison Park, por 3 a 0 (coincidência?). É claro que não dá para comparar as situações: Moyes tinha um bom time nas mãos e estava sempre seguro na Premier League, enquanto que Smith brigava para não cair com os Toffees há, pelo menos, três temporadas. Mesmo assim, aquela derrota para o Wigan foi a indicação de novos ares para o clube.

A frustração de Moyes, a ascensão de Martinez e o futuro do Everton
   Foi a partir dali que o bom trabalho de Moyes passou a ser mais questionado pela torcida, e a insatisfação pela falta de títulos e de ambição se tornou mais nítida. Não é preciso dizer que o técnico escocês, no mês seguinte, anunciou sua ida para o Manchester United e então ficou uma lacuna a ser preenchida.

   Mas calma, vamos continuar ainda na temporada 2012-2013. Até porque alguns momentos precisam ser lembrados: o foguete de Baines contra o Newcastle, os gols de placa de Mirallas contra Stoke e Tottenham, a "resposta" no jogo contra o Manchester City, a despedida monumental de Moyes em Goodison Park, a polêmica mudança de escudo. Nem parece que todos esses eventos aconteceram na primeira metade do ano.

Lançando o míssil: Baines marcando seu gol inesquecível contra o Newcastle
   Enfim, voltando a saída de Moyes, houveram muitos rumores, diversos nomes ventilados, mas no fim o clube acertou com aquele que foi o principal responsável pelo fim da Era Moyes: afinal, tem como não dar grande parcela do mérito do Wigan a Roberto Martinez? Quem imaginaria que os Latics fossem golear os Toffees em Goodison, quem imaginaria que eles seriam campeões da FA Cup em cima do Manchester City?

6 de Junho de 2013: Roberto Martinez é apresentado oficialmente como treinador do Everton
   A audácia e jovialidade de Martinez eram tudo que o Everton precisava: foi o começo de uma renovação que, até pouco tempo atrás, não parecia ser necessária. Com Roberto, veio uma nova postura, um novo estilo de jogo, uma nova mentalidade; como dizem, "Sin Miedo". É com este espírito que ele veio assumir o Everton. Os jogadores que chegaram sabem disso: quatro deles - Robles, Alcaraz, McCarthy e Koné - vieram do Wigan, já adaptados ao comportamento de Roberto; Barry, Lukaku e Deulofeu saíram de seus clubes paternos em busca de novos desafios e de mais tempo de jogo. No Everton, Barry tem tido maior reconhecimento, Lukaku se vê livre para marcar seus gols e Deulofeu tem mostrado ao mundo porque é tratado como o próximo grande craque do Barcelona.

Voando: Coleman e Barkley tem chamado a atenção na atual temporada
   Junte a esses jogadores a ascensão de dois jovens nomes do Everton: Coleman tem sido fundamental nesta temporada, sendo o lateral com mais gols na liga (5) e o defensor que mais ganhou disputas de bolas nesta temporada (37 vezes). Outro nome também tem ganhado muito destaque: foi a partir desta temporada que Barkley ganhou espaço na equipe titular e não vem decepcionando; com lances fantásticos, golaços e demonstrando muita raça nos jogos, o meia de 20 anos tem correspondido às enormes expectativas sobre ele.

   Não seria exagero nenhum dizer que estamos vendo o retorno da School of Science: por mais que não tenhamos o domínio do futebol inglês atualmente, estamos acompanhando um Everton forte, talentoso e ousado. No início da temporada, cogitaram o Everton até como um candidato a rebaixamento, mas não como um clube que iria brigar por vagas em competições europeias ou até mesmo como franco atirador pelo título. No Brasil, o Everton tem tido cada vez mais exposição, por isso nossa torcida está aumentando aqui, o que é maravilhoso para aqueles que, como eu, já acompanham os Toffees há bastante tempo.


   A School of Science nunca acabou, a School of Science é o Everton. Porém, nós mesmos duvidávamos do nosso clube, e é isso que finalmente mudou. O técnico, os jogadores e a administração passaram a entender o que é o Everton e estão seguindo a risca o que aprenderam (ou relembraram) em pouquíssimo tempo. Temos tudo para chegar ainda mais longe, após esse ano intenso que foi 2013. Quero terminar este texto mostrando a foto logo abaixo: Roberto Martinez redecorou a linha do tempo em Finch Farm, colocando este espaço em branco como motivação para os jogadores. É hora de fazer história, Everton. Feliz 2013 e que venha um 2014 ainda melhor!

Se inspirar no passado para construir um futuro brilhante: esse é o novo Everton

4 comentários:

  1. Realmente... 2013 foi um ano de várias mudanças. Mas o que não mudou foi o meu amor por esse clube.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo texto, Luan! Falou tudo e mais um pouco. 2013 foi um ano um pouco estranho pra gente, realmente. Desde a eliminação para o Wigan, a mudança para aquele escudo tosco e a saida de Moyes. Nosso clube estava muito diferente daquele que a maioria daqui conhecia. Enfim que surge uma luz no fim tunel: a diretoria aceita que seja feito um novo design para o escudo e, é claro, Martinez chega ao time trazendo uma mudança de filosofia que ha muito tempo a gente cobrava do Moyes, "nao ter medo de ninguem". Quem viu aquela final da FA Cup viu um time pequeno dominando as ações contra o ricaço do Man City, sem medo, jogando de igual pra igual.

    Que venha 2014! Vai Everton!

    ResponderExcluir
  3. Alias, muito legal o novo banner do blog!

    ResponderExcluir