sábado, 23 de novembro de 2013

Pós-jogo: Everton x Liverpool

Obs: esse texto também foi publicado em britfoot.blogspot.com. por ser redigido pela mesma pessoa.

Faltam palavras para descrever o 221º dérbi de Merseyside. Mas o importante é que o bom futebol não faltou. Como diriam os entendedores, "um jogo em que o futebol saiu vencedor". Apesar do maior volume de jogo do Everton e da maior eficiência ofensiva do Liverpool, no fim das contas, o empate em 3 a 3 foi o resultado mais justo. Foi a primeira vez que este placar aconteceu no confronto desde 1930.

A partida começou agitadíssima. Não demorou muito para os Reds abrirem o placar. Logo aos quatro minutos, Gerrard cobrou escanteio, Suárez escorou, Coutinho matou no peito e completou para o gol. Três minutos depois, Baines cobrou falta, Barkley desviou e Mirallas se antecipou à marcação para marcar o gol e decretar o empate.

Quando eram jogados 18 minutos, Suárez cobrou falta de forma inteligente, se aproveitando do espaço entre Barry e Pienaar na barreira e colocou os visitantes de novo no placar. Após sofrer o gol, os donos da casa passaram a se lançar mais ao ataque. Dois minutos depois, Barkley chutou da entrada da área e obrigou Mignolet a desviar a bola para escanteio.

Aos 28 minutos, Barkley novamente tentou finalizar de fora da área, mas a bola foi por cima da meta. Cinco minutos depois, Mirallas fez falta duríssima em Suárez, e após muita discussão em campo, o belga recebeu cartão amarelo. Já nos acréscimos da primeira etapa, Baines tabelou com Pienaar e recebeu na grande área, mas chutou à esquerda da meta.

Logo no início da segunda etapa, Baines se machucou e deu lugar a Deulofeu. Com isso, Barry teve de fazer a função de lateral-direito, enquanto Barkley voltou para recompor o meio-campo. E já aos oito minutos o espanhol teve a chance de empatar a partida: bom lançamento de Mirallas, Deulofeu avançou com a bola, porém quando estava cara a cara com Mignolet, chutou fraco.

Aos 14 minutos, Suárez fez grande jogada na entrada da grande área, e após bate-rebate a bola sobrou para Allen. Livre de marcação e com o gol à sua frente, ele fez o que parecia impossível: chutou à esquerda da meta e perdeu uma grande chance. Aos 22, grande passe de Deulofeu para Lukaku; o belga tentou tirar de Mignolet, mas o arqueiro dos Reds fez uma grande defesa.

O Everton jogava melhor a esta altura da partida, e chegou ao gol de empate quando o relógio marcava 26 minutos. Lukaku cobrou falta, Mignolet fez grande defesa, mas deu rebote. Mirallas chegou antes de Mignolet na bola, trabalhou a jogada pela esquerda e cruzou para a área. McCarthy se esticou, deu um leve toque na bola e Lukaku completou para as redes, decretando mais uma vez a igualdade no marcador.

O jogo seguia aberto. Aos 33 minutos, Gerrard cruzou para a área e Suárez testou firme, exigindo uma grande defesa de Howard. Os donos da casa responderam aos 36, com boa jogada de Deulofeu pela esquerda e defesa de Mignolet. No rebote, Deulofeu insistiu no lance e tentou novamente a finalização, obrigando Mignolet a mandar a bola para escanteio. Na cobrança, Mirallas achou Lukaku, que fez um desvio preciso para as redes, sem chance para Mignolet. Virada do Everton e festa nas arquibancadas do Goodison Park, que receberam um excelente público para este dérbi.

Porém, ainda estavam reservadas mais emoções. Aos 43 minutos, Gerrard cobrou falta e Sturridge, que havia entrado no lugar de Lucas, desviou de cabeça para as redes, deixando Howard vendido no lance. Era o empate do Liverpool, que não se abateu com os gols sofridos e demonstrou poder de reação quando menos se esperava.

Nos acréscimos, ambos os times se lançaram ao ataque na esperança de marcar o gol da vitória. Aos 46 minutos, Suárez achou Moses na área, que tocou de cabeça, por cima da meta. No minuto seguinte, Suárez chutou forte, de perna esquerda, e Howard interviu no lance, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança, a zaga do Everton cortou mal, Coutinho chutou, Sturridge apareceu na pequena área e completou para as redes, mas o impedimento já estava sendo assinalado, corretamente.

Ainda houve tempo para Deulofeu, aos 48 minutos, receber passe de McCarthy pela direita e chutar forte, para uma bela defesa de Mignolet, que espalmou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou com Coleman, que passou para McCarthy, mas o meia foi bloqueado na hora da finalização. E assim findou um grande jogo em Goodison Park.

Com este empate, o Everton chegou aos 21 pontos e ocupa momentaneamente a quinta colocação. No dia 30, o Everton receberá o Stoke City, às 12h (de Brasília).

Um comentário:

  1. Jogaço! Gostei de ver o mirallas voltando a ser efetivo.e como esta jogando o lukaku!

    ResponderExcluir