sábado, 16 de novembro de 2013

Brazilian Toffees #08 - Thiago Cordeiro

  Olá, galera! Tá no ar mais um Brazilian Toffees, desta vez com um convidado que tem muita história pra contar. Thiago Cordeiro é torcedor dos Blues há quase 20 anos e falou um pouco sobre sua história com os Blues. Vamos lá:


EFC BrasilThiago, apresente-se para o pessoal: onde você mora, qual sua ocupação, quantos anos você tem...
Thiago - Meu nome é Thiago Cordeiro, sou jornalista, tenho 32 anos. Natural de São Paulo, Sorocabano há 16 anos, apaixonado por esportes, louco por esportes americanos e com duas paixões no futebol: Santos e Everton FC.

EFC BrasilComo você conheceu o Everton?
Thiago - Minha história com o Everton é bizarra. Eu tinha 13 anos, em 1994, e ganhei um jogo chamado "World Trophy Soccer 94" para o extinto Mega Drive. Depois de jogar por dias, ganhando a Copa do Mundo com o Catar, decidi jogar o Campeonato Inglês com o time mais fraco de todos no Overall. Chuta que time que era?

Torcedor do Everton desde 1994, Thiago exibe com amor suas camisas dos Toffees
EFC BrasilAhaha, imagino. E então, o que aconteceu em seguida?

Thiago - Aconteceu que a Internet no Brasil estava começando. Era “dial up”, tudo difícil e lento... E passei a acompanhar aquele time que eu mal conhecia o nome de ninguém. Afinal no jogo os nomes eram fantasias. Fiquei acompanhando as temporadas de 95, 96 e 97 dessa forma, lembro que o time era horroroso, brigava pra não cair literalmente todos os anos. E foi assim, muito frio e distante, até que eu comecei a acompanhar mais a fundo na virada de 99/2000. A partir daí comecei a comprar camisas pela internet e a paixão foi crescendo.

EFC Brasil - Mas você chegou a ver a FA Cup de 1995?

Thiago - Acompanhava resultados, as memórias são de um fã mirim, entrando periodicamente para ver se o time ganhava ou perdia. Lembro que usava a internet do laboratório da escola... Era tudo difícil.

EFC Brasil - Você lembra qual foi o primeiro jogo do Everton que assistiu? Ou um dos primeiros?

Thiago - O primeiro jogo que eu vi na TV a Cabo foi Arsenal 7 x 1 Everton, se não me engano. Mas a primeira tristeza mesmo foi perder a preliminar da UCL pro Villareal, passaram os dois jogos no Brasil. Lembro-me de ter largado o estágio mais cedo para assistir ao jogo... nem estágio era mais, já trabalhava na rádio.

Algumas camisas da coleção de Thiago
EFC BrasilThiago, você tem muita história pra contar e você viu o Everton passar por toda uma transformação. Como você analisa essas mudanças ocorridas no clube desde que você se tornou torcedor dos Toffees?
Thiago - Olha cara, sinceramente sou muito grato ao Moyes, acho mesmo que ele foi fundamental por estabilizar o clube, mas odeio esse filho da p*ta desde a derrota pro Villareal. Sério, sempre entrou pra não perder, sempre foi omisso com o futebol pra frente, matou a tradição de ser um time que jogava pra cima...
Acho que o Kenwright é um apaixonado pelo clube, mas um dia nosso Everton será vendido pra um sheik e tudo ficará mais fácil. Roberto me parece um cara um pouco mais ousado, apesar de achar que também se preocupa mais com posse de “bola pro lado”. Mas perto do Moyes ele é um Telê Santana.

EFC Brasil - Você tá gostando desse início de trabalho do Martinez?

Thiago - Eu tô gostando do Lukaku, ahahahaha. Gostei das contratações, mesmo por empréstimo, mas ainda acho que o time tem medo de perder. Só que tiramos a sombra do Moyes - duas linhas de cinco o tempo todo – e isso já foi ótimo.

EFC Brasil - Pois é, o time ainda precisa mudar de mentalidade. Quais são os seus ídolos do clube?

Thiago – Tim Cahill, porque sempre metia golzinhos salvadores; Hibbo, pela história. Acompanho o Leon Osman no time há anos... Gostava muito do Lescott, muito mesmo. Mas hoje gosto do Lukaku, pelo que ele está fazendo, ahahaha. Dos mais antigos, gostava do Paul Gascoigne e do Rooney no início de carreira. Lembro-me de ter lido a matéria sobre "um menino de 16 anos que estava subindo para o time principal". Mas depois fiquei puto com a camisa 18 do Rooney.

EFC Brasil - Você tem algum momento marcante relacionado ao Everton? Alguma história?

Thiago – Eu ganhei uma camisa de treino autografada pelo Tim Cahill, de um amigo que fez intercâmbio na Austrália. Ele chegou lá e um cara perguntou se ele torcia para algum time na Premier League; ele disse “Everton”, pois foi o primeiro clube que lembrou, de tanto que eu falava a ele sobre o clube. O tal cara também torcia pro Everton, aí ele pirou, deu a camisa pro meu amigo e, depois de três anos, ela parou em minhas mãos. Essa história foi um ponto alto, mas acho que a mais legal foi ter feito meus amigos acompanharem o Everton. Hoje tenho três amigos na minha turma que, quando tem jogo rolando, ligam, mandam SMS.

O autógrafo de Cahill
EFC Brasil – Pra finalizar, o que o Everton representa em sua vida?

Thiago - Hoje o Everton é uma mistura de adoração com orgulho próprio. Eu sei que o time tem as limitações, juro que não faço questão da vitória, representa muita da garra... do Davi contra Golias, de ser resultado de algo que começou de maneira ingênua e hoje faz parte da minha rotina. Digo que ser Everton é abrir mão da vitória ou do titulo, é se importar com a jornada, esperar apenas que o time honre o manto e jogue pra cima. Levo um pouco do Everton nas coisas que eu faço. Não importa o tamanho do desafio, com força e vontade, é possível.

Um comentário:

  1. O cara tem tantas camisas do Everton, e eu aqui querendo pelo menos uma...

    ResponderExcluir