terça-feira, 3 de setembro de 2013

Entrevista com a Lenda

Neville mandou um 'olá' para vocês
   É com muito orgulho que nós, do Everton FC Brasil, colocamos esta entrevista no ar. Após um período de contatos, conseguimos uma entrevista exclusiva com nada mais, nada menos que Neville Southall. Southall é considerado o melhor goleiro da história do Everton, é o jogador que mais atuou pelo clube (741 jogos, entre 1981 e 1998) e fez parte dos últimos elencos vitoriosos dos Toffees. Neville e seu agente, John, foram muito atenciosos conosco; por isso, mais uma vez, queremos deixar nosso “MUITO OBRIGADO!” para ambos. Então, vamos para a entrevista. Ao todo foram 14 perguntas, feitas por nós e pelos torcedores que interagiram conosco através das nossas páginas no Twitter e no Facebook. Vamos começar!

1 – Qual dos seus títulos foi o mais marcante?

Neville – Essa é fácil, o de 1985. O primeiro título da liga do clube desde 1969/70.

2 – Qual foi o melhor time do Everton em que você jogou?

Neville – Novamente, o de 1985, um time que tinha tudo: paixão, garra e habilidade.

3 – Quem é o melhor jogador que atuou ao seu lado?

Neville – Trevor Steven, um dos que fizeram parte daquele time (de 1985). O que ele fazia em um treino, fazia em um jogo.  Fantástico jogador.

4 - Qual foi a defesa mais importante (ou mais difícil) que você fez pelos Toffees?

Neville – Eu não tenho uma favorita, sempre foquei em estar melhor no próximo jogo do que no jogo anterior, e em fazer melhores defesas que as feitas anteriormente.

5 – Como você vê, hoje, aquela exclusão de competições europeias sofrida pelo Everton em 1985? O quanto aquilo prejudicou o clube e como os jogadores receberam aquela notícia?

Neville – O elenco ficou chocado. Na minha opinião, nós teríamos dominado a Europa por quatro ou cinco anos. A exclusão de times da Inglaterra nos impediu de alcançar isso. As autoridades foram responsáveis por aquilo, por terem colocado Juventus v Liverpool em um estádio totalmente inadequado (Heysel). Nenhum clube deveria ter sido responsável por aquela exclusão.

6 – Quais são as suas expectativas para esta temporada?

Neville – Uma vaga na Champions League, na pior das hipóteses, mas o Top 3 é o que um clube como Everton precisa sempre visar. Nós precisamos buscar estrelas.

7 – Quais são seus pensamentos sobre Roberto Martinez? Você acha que o Everton já tem o estilo de Martinez?

Neville – Não, isso vai levar um tempo. No final de Janeiro os jogadores deverão estar adaptados ao estilo dele, e na próxima temporada estaremos prontos para proporcionar fortes desafios.

8 – Você acha que a administração do Everton tem mudado de ideia? Quero dizer, com a chegada de Martinez, o clube ganhou mais ambição e confiança. Isso também tem afetado a administração?

Neville – Não, ela continua igual, nada mudou. Apenas um investimento irá mudar isso, um grande investimento.

9 – Nós sabemos que você não concorda com as atitudes de Bill (Kenwright) em relação ao Everton FC. Como nós não recebemos tanta informação da mídia brasileira sobre o Everton, você poderia nos dizer como você vê essa área política do clube?

Neville – O clube precisa pensar mais globalmente. Torcedores como vocês no Brasil, e em outros países como Estados Unidos, Irlanda, Chile, Austrália, entre outros, são muito importantes. Mais coisas devem ser feitas para informar vocês, como eu estou fazendo.

10 – Qual é o seu jogador favorito do elenco atual?

Neville – Dois: Leon Osman e Tony Hibbert. Dois jogadores da cidade que amam o clube, os torcedores, o lugar, a história. Eles compreendem o que é exigido.

11 – Existe algum jogador que você gostaria de ver atuando pelo Everton nesta temporada?

Neville – Eu disse, na temporada passada, que Scott Sinclair faria uma grande diferença (para o time), e nós deixamos escapar novamente, agora que ele foi contratado pelo West Bromwich. O outro Scott (Parker), eu também gostaria (de vê-lo jogando pelo Everton), mas é tarde demais (Parker foi para o Fulham).

12 – Thiago Cordeiro, de Sorocaba-SP, perguntou: “como um clube que ganhou tantos títulos nos anos 1980 se tornou tão mal sucedido na Premier League?”

Neville - A exclusão, como foi mencionada anteriormente, foi crucial. Perder o melhor presidente da nossa história, Phillip Carter, o técnico (Kendall), e alguns de nossos melhores jogadores, tudo isso teve um grande impacto. A partir daí, nós tivemos que alcançar os outros clubes, e continuamos tentando alcançá-los.

13 – Jean Carlos, de Ubá-MG, pediu para que você definisse a grandeza do Everton.

Neville – Paixão, força e habilidade. Para ser considerado um bom jogador do Everton, você precisa desses três elementos fundamentais. Os torcedores sabem quais jogadores apresentam essas três características.

14 – Se você pudesse deixar uma mensagem para todos os brasileiros que torcem pelo Everton, qual você deixaria?

Neville – EU ADORARIA VER VOCÊS TODOS EM GOODISON UM DIA!! (sim, ele digitou em Caps Lock).

3 comentários:

  1. Que máximo!! Eu também gostaria de ir ao Goodison algum dia. Valeu Neville!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, Luan! Acho que essa é uma das matérias mais emblemáticas da história do blog! Parabens, cara!

    Southall ídolo eterno! Para sempre na memória dos torcedores do Everton espalhados pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Mito!!! Comecei a torcer pelo Everton na temporada passada, mas é por essas e outras que a gnte começa a amar esse time.

    Pra jogar no Everton tem que ter paixão, falou e disse!

    ResponderExcluir