quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Brazilian Toffees #06 - Renan Cunha

  Olá, galera, o Brazilian Toffees finalmente está de volta! Depois de um período de hiato, temos finalmente novas entrevistas para vocês. Sem mais delongas, entrevistamos o jovem Renan Cunha, pernambucano de 14 anos, apaixonado pelo Everton e pelo Sport Recife. Vamos ao papo:


EFC Brasil – Olá, Renan! Cara, fale um pouco sobre você: onde você mora, qual a sua ocupação...

Renan – Sou estudante, sou de Recife, amo futebol, amo meu Sport e o Everton. Adoro assistir e jogar futebol, tenho 14 anos.

EFC Brasil – Como você conheceu o Everton?

Renan – Cara, foi bem estranha a forma como conheci (o clube): estava eu e meu pai numa loja de esportes, aí eu falei a ele: “pai, por quê você não compra uma camisa pra mim?”; aí ele disse: “uma na promoção”; eu disse “certo”. Vi uma camisa do Everton, branca, ainda da Umbro, e disse: “Pai, compra essa aí”. Aí ele falou que esse é um dos times mais tradicionais da Inglaterra, me explicou a história do clube, sendo que eu não entendia muito porque só tinha oito anos de idade (isso aconteceu em 2007). De alguns anos pra cá, meu irmão resolveu torcer pelo Liverpool; isso intensificou meu gosto pelo Everton e hoje eu tento acompanhar todos os jogos, hoje eu torço e me emociono com o Everton.

Renan, de preto, e seu irmão kopite, Rostand: rivalidade em família

EFC Brasil - Mas então, depois de todos esses anos, você conseguiu entender a história do clube?

Renan – Sim, um dia parei pra ler e entender.

EFC Brasil – Alguma parte da história do clube te impressionou?

Renan – Sim. Uma que me deixou bastante frustrado foi a de 1985-1987, pois foi uma das melhores épocas do Everton e o clube não pôde participar da Copa Europeia (UCL) por causa da tragédia de Heysel. Nessa época, creio eu, o Everton poderia ganhar a Champions. Enfim, desde lá o Everton teve uma queda, mas outro fato da história do Everton é que ele é o clube mais regular da Inglaterra, ou seja, o que menos caiu (de divisão). Isso me impressionou bastante...

EFC Brasil – Qual foi o primeiro jogo do Everton que você assistiu?

Renan – O meu primeiro jogo foi Everton x Manchester United, semifinal da FA Cup de 2009.

EFC Brasil – Qual momento mais te marcou como torcedor do Everton?

Renan – O momento que mais me marcou foi o jogo contra o Manchester City na temporada passada. Aquele foi um jogão. E um momento que me marca até hoje é quando me perguntam: “tu vai jogar com qual time no FIFA 13?”; eu respondo: “Everton”. Aí o povo diz: “coloca um time forte”, aí eu digo que o Everton é muito mais times do que esses times modinhas que existem por aí.

EFC Brasil – Everton sempre rende esse tipo de conversa quando a pessoa vai jogar videogame, ahahaha. Qual é o seu ídolo evertoniano?

Renan – Baines, Fellaini, Mirallas e Osman. Esses são meus ídolos, mas eu gosto muito de outros jogadores como Naismith, Distin, Jagielka, Pienaar. Eu gosto da maioria do time.

EFC Brasil - Para fechar com chave de ouro: o que o Everton representa em sua vida?

Renan – Hoje em dia o Everton representa o meu orgulho. Tenho orgulho de dizer que não sou torcedor midiático e que sou do maior Blue da Inglaterra. O Everton é com quem tiro onda com o povo no videogame, porque a maioria perde pra mim, aí eu falo: “tu perde pra um time de quatro estrelas, ahaha”. COYB, e espero que nesse ano o Everton faça uma boa temporada. Obrigado pela oportunidade, podemos não ser muitos, mas somos os melhores. Valeu!


EFC Brasil – Valeu, Renan. Sempre é bom conhecer novos torcedores brasileiros do Everton. Até a próxima!

Um comentário:

  1. É sempre bom saber mais sobre os torcedores do Everton no Brasil.
    Também jogo com o Everton no videogame e o povo fica me zuando.
    Esse jogo Man Utd vs Everton na FA Cup 2009 foi quando eu tive certeza que torcia pro Everton.

    ResponderExcluir