segunda-feira, 27 de maio de 2013

Novo escudo: o que ele realmente simboliza?

Modernidade? É essa a ideia que o Everton teve ao criar o polêmico novo escudo.
  Como vocês já devem saber, o Everton lançou recentemente seu novo escudo, para dar um ar mais "moderno" ao clube. Antes de desenvolver o texto, deixo claro que minhas opiniões neste texto não representam as opiniões dos outros membros do blog; deixo o espaço aberto para uma discussão saudável (outro espaço para discussão é o nosso grupo no Facebook). Então vamos lá.

  A história do novo escudo não é tão recente assim: em meados de Abril, a imagem vazou e grande parte da torcida prontamente se posicionou de forma negativa em relação ao uso do novo escudo. Mesmo assim, com essa precoce e negativa recepção, o Everton lançou nesta semana a controversa imagem. É necessário ressaltar também que esse escudo apareceu em uma embalagem de algum souvenir do clube, mas não havia gerado desconfiança por parte da torcida. Outra coisa surpreendente é que diversos produtos colocados à venda nesta semana já contavam com o novo escudo estampado. O blog Falando de EPL (não é merchan, ok?) fez uma matéria falando sobre a criação do escudo, talvez seja a melhor forma de vocês saberem a história dos escudos do Everton, pois não pretendo falar sobre isso neste texto.

É possível visualizar outras montagens aqui: http://www.toffeeweb.com/season/12-13/comment/edblog/24770.html
  Alguns torcedores criaram ótimos escudos, como pode ser visto acima, apenas como "diversão". Muitos incluíram o slogan Nil Satis Nisi Optimum (a exclusão do slogan tem sido uma das principais críticas ao novo escudo) e os louros, mas ainda assim conseguiram dar uma cara moderna aos emblemas. É impressionante notar não só como as imagens ficaram bem feitas, mas também a dedicação da torcida, coisa que faltou aos designers do Everton ao criarem esse novo escudo (já cansei de repetir "novo escudo" neste texto, mas é o jeito).

  O que me deixou chocado foi o modo como a diretoria do Everton tratou a torcida. Como vi em uma imagem, mais de 1000 pessoas curtiram o post com o novo escudo no Facebook. A conta do Everton na rede social tem mais de 300.000 likes! Vocês tem noção do que isso significa? Mais de 90% da torcida no Facebook não aprovou o novo símbolo. Outros milhares de torcedores com conta no Twitter (onde toda a especulação começou) também manifestaram suas frustrações em relação ao escudo. E o clube simplesmente ignora a opinião de seus torcedores! Isso é o que me entristeceu, de verdade; afinal, não recebemos a alcunha de "Clube do Povo" à toa. Há cerca de um mês, foi feita uma petição pedindo a permanência do antigo escudo. No famoso fórum evertoniano Grand Old Team, 99% (isso mesmo) dos torcedores reprovou o uso do novo escudo. É preciso lembrar que o staff do Everton declarou que um dos motivos que levaram à mudança de escudo foi a dificuldade de usar o velho símbolo em trabalhos digitais.

  Depois de ler um texto sobre o Everton, chego a pensar que esse novo escudo é símbolo de um clube dominado por pessoas que não o amam, de fato. Veja bem, a intenção do Everton é modernizar sua imagem, logo, a intenção é divulgar de forma ampla sua marca. Como o autor do texto que mencionei, David, explicou bem: os Toffees tiveram diversas chances de expandir seu nome mundo afora, mas não fizeram isso, por pura INCOMPETÊNCIA! Basta lembrar que Landon Donovan e Tim Howard são ídolos americanos, dois grandes expoentes do futebol estadunidense, que tem ganhado mais destaque com a MLS. E o Everton simplesmente não soube explorá-los comercialmente, a fim de expandir seu marketing. Tim Cahill, sem dúvidas o nome mais importante da Austrália em Copas do Mundo, é outro que poderia ser um excelente garoto-propaganda para os Blues. Jogadores folclóricos como Gravesen e Li Tie também não foram utilizados para divulgar a marca Everton em seus países de origem. Hoje temos Fellaini, um jogador icônico, que atua numa talentosa seleção em crescimento; e ainda assim, aposto que poucos na Bélgica sabem da existência do Everton. A falta de ambição do Everton é notória, talvez esse seja o maior motivo de nosso declínio nos últimos anos. E o novo escudo apenas retrata graficamente todo esse desleixo, essa falta de vontade.

  Não bastasse o marketing ruim e o desprezo pela opinião dos fãs, o Everton também magoa os torcedores de outra maneira. Com a chegada da Nike - que alguns dizem ter influenciado diretamente na criação do novo escudo -, o preço das camisas aumentou e é cada vez mais raro ver um uniforme do Everton no outlet (culpa da parceria medíocre com a Kitbag), o que só contribui para a elitização do Clube do Povo. Não só o preço, mas é difícil para alguns comprarem uma camisa do Everton no site oficial do clube por causa da disponibilidade do serviço de entrega. O próprio Neville Southall já disse ter passado perrengue por causa disso. Aliás, o próprio Southall e até mesmo Cahill não aprovaram o novo escudo. Será que até mesmo os ídolos do clube terão suas opiniões ignoradas?

Escudos do Everton utilizados desde 1920, quando seu primeiro escudo foi criado.
  Fato é que dificilmente Bill e sua trupe irão ceder. Retirar o novo emblema custará muito dinheiro, o que é a desculpa perfeita para a permanência da "imagem feita no Paint". A mudança de escudo é pequena perto das possíveis mudanças que teremos na próxima temporada. Mas o que quero ver mesmo é uma mudança de postura por parte do Everton, aí quem sabe nós podemos sair da zona de conforto e do ostracismo, rumo ao topo da EPL. Não custa nada sonhar; acreditamos sempre nos Blues!

6 comentários:

  1. Ficou muito horrivel este novo escudo! uma vergonha, mesmo que custe dinheiro para retirar este escudo não vai mais vender camisas o que diminui a renda tambem.

    ResponderExcluir
  2. Só reformulando, porque eu sou publicitário, trabalho com marketing e sei bem como funciona o setor dentro de uma empresa. O marketing do clube deu show na temporada 2012/13 com várias ações de repercussões bastante positivas. A questão do novo escudo passa mais pela diretoria do que pelo setor de marketing do clube e seus designers. Porque quem escolhe, bate o ponto, a decisão final é do chefe! É da diretoria (presidência)! Nós não vimos as outras opções que certamente foram criadas e que provavelmente poderiam ser melhores. Também acredito que esse escudo não dure muito tempo, no máximo 3 temporadas. Se mudar agora no começo da nova temporada ótimo! Mostra que o torcedor tem poder e é ouvido. Como você mesmo disse: o clube é do povo! outro lema é o "Evertonians are born not manufactured". Coisas que me fazem acreditar que irá voltar a ter um aliamento com sua torcida.

    ResponderExcluir
  3. Não achei esse escudo dos piores. O problema principal é que o anterior era, na minha opinião, um dos mais bonitos da historia do time, por mais "anti-digital" que fosse. Aí é foda... até porque, na boa, não achei muito interessantes alguns desses outros que foram feitos... questao de opiniao.

    Mas ache feio ou nao, é triste saber que os torcedores na verdade nao foram consultados de fato.

    Enfim, como o Cosme falou, o lado positivo é que nossos escudos nao mudam muito tempo. Na verdade, na Inglaterra me parece que os escudos nao sao "sagrados" como aqui no Brasil. Varios times fizeram mudanças recentes, como Chelsea, Liverpool, etc. Daqui a pouco teremos um novo.

    No mais, com ou sem escudo na camisa, feio ou bonito, quero títulos! rs

    ResponderExcluir
  4. Até os escudos feitos por fãs foram melhores, achei esse horrivel, espero que mudem

    ResponderExcluir
  5. http://www.evertonfc.com/news/archive/2013/05/28/a-message-to-evertonians

    PORRA! Agora o clube declara oficialmente que usará o novo escudo apenas por uma temporada, e que na próxima vai consultar os fãs e tal, para pensar um novo modelo... PQP!!! QUE ZONA! QUE DESPERDICIO DE TEMPO E DINHEIRO! POR QUE NAO FIZERAM ISSO ANTES?

    Que mancada!

    Enfim, menos mal que pensaram nos torcedores e mostraram ter humildade de reconhecer o erro e tal... mas que foi um mico foi...

    Enfim, acho que agora todos podem voltar as atenções ao mais importante para a temporada que chega: qual sera a nova comissão técnica?

    ResponderExcluir
  6. Alias, olhando com mais cuidado, achei muito boas algumas ideias de escudo sugeridas pelos fãs. Os modelos 17 e 18 do link achei bem interessantes, por exemplo.

    ResponderExcluir