quinta-feira, 25 de abril de 2013

David Moyes: Passado, Presente... Futuro?

A grande pergunta: Moyes vai ou fica?
  No dia 16 de Março de 2002, David Moyes estreou como treinador do Everton, recebendo o Fulham (nosso adversário neste sábado, na EPL) em Goodison Park. Com gols de Unsworth e Ferguson, David deu o pontapé inicial naquela que é a terceira parceria técnico-clube mais duradoura da Premier League. Mas hoje, como podemos ver Moyes, que pode estar de saída do Everton no próximo verão europeu?

  Admirado não só por torcedores do Everton, mas também por muitos fãs da Premier League, e embora bastante contestado por alguns, hoje é impossível falar de Everton e não falar do nosso "Ginger Genius". Moyes assumiu o Everton com a grande responsabilidade de tirar o time de uma crise, que abateu o clube durante a década de 1990 e início dos anos 2000. E conseguiu: David estabilizou os Toffees na Premier League e revigorou o espírito da torcida, que sofria com as constantes lutas dos Blues contra o rebaixamento. O maior feito do técnico escocês foi, sem dúvidas, o quarto lugar na temporada 2004-2005 e a classificação para UEFA Champions League, depois de vinte anos. Moyes também colocou o Everton entre os cinco melhores da liga durante três temporadas consecutivas (entre 2007 e 2009); além disso, levou os Blues à final da FA Cup de 2009.

  Excelentes resultados, especialmente no que diz respeito à quebrar o famoso Big Four (Manchester United, Liverpool, Arsenal e Chelsea). Mas é aí que entra talvez o fato mais negativo da era Moyes: a falta de um título. Essa frustração nunca foi bem escondida pela torcida, mas apenas parte dela acaba utilizando-a para criticar o trabalho de David. É claro, até o modesto autor deste texto já fez isso, mas existem tantas dificuldades quando se trabalha no Everton, que é melhor não sair (mais) falando besteira. Algumas eliminações na Copa da Liga e na FA Cup foram traumáticas durante esses 11 anos da Era Moyes, como a última delas, diante do Wigan, na FA Cup desta temporada. Alguns vêem esse momento como o possível fim - digamos, início do fim - da Era Moyes, algo similar ao que aconteceu com o antecessor de Moyes, Walter Smith, que foi demitido após a derrota de 3 a 0 e a eliminação para o Middlesbrough na FA Cup, em pleno Goodison Park. É essa questão do título que leva muitos a se perguntarem: Moyes pode ser considerado um ídolo do clube?

  Opiniões à parte, o maior fato a ser dito é que Moyes já faz parte da história do clube. Hoje, o escocês completou 50 anos de vida; 25 de Abril também marca o aniversário de morte de Alan Ball, outro nome imortal na história do Everton, que faleceu há seis anos atrás. Enquanto Ball já teve sua história terminada no clube, Moyes tem alguns meses para decidir se quer dar prosseguimento a esse casamento ora turbulento, mas bem-sucedido. E você, o que acha? Moyes é ídolo do Everton ou não?

Um comentário:

  1. Sou fã do Moyes. Antes dele o desempenho do nosso time estava no nível dos times que sempre terminam o campeonato no lado de baixo da tabela. O Moyes trouxe o Everton mais próximo do lugar que merece estar, brigando com os grandes.

    Acho ele um puta gerente, pra mim um dos melhores do mundo. Mesmo com todas as limitações no nosso orçamento, ele vem semrep conseguindo montar ótimos elencos, seja puxando jogadores da base seja contratando jogadores que se destacam em outros países mas que ainda não receberam os devidos holofotes. ele tem um faro muito foda pra isso. Mesmo com os times mais ricos fudendo a gente, comprando nossos jogadores, ele ainda consegue fazer um time coeso, competitivo. Admiro pra caralho esse cara.

    Agora, minha crítica acho que fica no quesito técnico. Não acho ele lá essas coisas. Acho ele bom, competente, mas não um cara fora de série. Eu tenho consciência que até o Pepe Guardiola ia ralar muito pra conseguir grandes resultados no Everton, mas ainda acho que em alguns momentos como técnico o Moyes deixou a desejar, principalmente em construir um espírito vencedor no clube. Falta no time aquela mentalidade de "vamos vencer essa porra e foda-se quem vier".

    Enfim,

    ResponderExcluir