sábado, 9 de março de 2013

Catando os Cacos

  Então, passei o dia inteiro pensando, tentando escrever algo e... Não há muito o que falar, o que discutir: a derrota de hoje foi e é inexplicável. O pior de tudo é saber que o buraco é bem mais embaixo.

  Ninguém esperava uma vitória tão imponente do Wigan, nem mesmo os próprios torcedores dos Latics. O jogo era até equilibrado quando o Wigan marcou o primeiro gol; não deu tempo nem de piscar e os visitantes marcaram mais dois gols. Havia muito tempo para esboçar reação, é verdade, e é aí que mora o problema: um time que está entre os seis primeiros colocados da liga não reagiu. Ficaram ciscando, sem agredir, sem infiltrar a defesa do Wigan, sem jogar bola. Apenas Mirallas tentava alguma coisa; Barkley, quando entrou, deu sinais de bom futebol mas já era tarde demais. E hoje também podemos isentar Heitinga de qualquer culpa (sim), já que o holandês foi sólido na marcação. Este sábado, para muitos, tem sido visto como o possível início do fim de uma era.

  David Moyes, tão "inquestionável", o cara que faz um "trabalho maravilhoso" e que "sem ele, o Everton não é nada". Pela primeira vez vi a torcida questionando tanto o talento do escocês. Na minha opinião, já havia passado da hora de tomarem um choque de realidade. É inegável que Moyes tem feito um bom trabalho, segurando o time na parte de cima da liga, além de ter alcançado o Top Four em 2005. Mas, qual é o grande motivo pra tamanha idolatria? Ao mesmo tempo que apresenta bons resultados, também teve momentos vexaminosos: somando a eliminação de hoje, durante a era Moyes fomos eliminados por times como Oldham e Reading (este quando ainda estava na segunda divisão); sem contar os diversos fracassos na Copa da Liga Inglesa. Para mim, outro ponto que pesa contra o escocês é o apoio incondicional a Bill Kenwright, talvez o grande culpado da história. Bill pensa pequeno e tal "metodologia" é transmitida para todos do clube; Moyes foi o aluno que usa os mesmos métodos de trabalho para ensinar aos outros e, agora, os torcedores ficaram cansados desta filosofia de trabalho/vida.

  Obviamente, a "metodologia do nanismo" é transmitida para os jogadores. A apatia que demonstraram em diversos jogos nesta temporada teve seu ápice hoje, no jogo mais importante do ano até então. Fellaini foi talvez o símbolo do fracasso: o belga simplesmente não estava nem aí pra torcida, pros companheiros de time, pro clube; está pensando no Chelsea, talvez. Baines e Pienaar estão completamente cansados, Osman caiu de produção de forma assustadora e Neville foi simplesmente qualquer coisa, menos um jogador de futebol. Gibson injustamente no banco (por "questões táticas", segundo Moyes), Anichebe sem ritmo de jogo e Jelavic cada vez mais flop, os Toffees protagonizaram seu momento mais vergonhoso em anos. É necessário ressaltar também que a falta de contratações pesou muito para essa queda de rendimento do time: seria maravilhoso ver bons jogadores como Fer e Negredo defendendo as cores do Everton. Mas não foi possível.

  Acho que, ao fim da temporada, alguma mudança drástica será feita. Talvez na administração, na comissão técnica ou no elenco, uma renovação se mostrou mais do que necessária depois do jogo de hoje. É preciso também resgatar o espírito e o orgulho evertoniano, que hoje se encontra desaparecido. Resumindo o jogo contra o Wigan: faltou raça, faltou paixão. Faltou Everton.

Quis postar a foto de um elenco que realmente honrou a camisa do clube, mesmo em momentos vexaminosos. Espero que entendam o meu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário