domingo, 6 de janeiro de 2013

FA Cup: A Velha Esperança


  Amanhã o Everton estreia na FA Cup 2013 visando mais uma vez buscar um título menos "complicado" de se conquistar. Perdemos esta copa em 2009 e sucumbimos na semi-final em 2012, muito por ainda se apequenar nesse tipo de situação.

  Estrearemos fora de casa, diante do Cheltenham Town, que joga a League Two (quarta divisão do campeonato inglês), às 17:45 (horário de Brasília). Anteriormente, na Era Moyes, o Everton só foi eliminado na FA Cup por um time de divisão inferior duas vezes: em 2003, para o Shrewsbury Town, e em 2008, para o Oldham Athletic. Com a eliminação precoce para o Leeds, na atual edição da Copa da Liga Inglesa, a FA Cup é o único torneio em que o Everton pode visar a conquista do troféu, já que na Premier League a discrepância dos times de Manchester é absurda. E, para isso, o Everton precisará se desdobrar, já que o elenco não é tão grande e seus grandes nomes apenas compõem a equipe titular (sem contar que alguns destes nomes estão machucados).

  Para o jogo de amanhã, seria bom poupar alguns jogadores que participaram da grande maioria das partidas dos Blues nesta temporada, como Jagielka, Baines, Pienaar e Osman. Em compensação, seria precisa dar mais ritmo a Fellaini, que estava suspenso, e Neville; além de ter a oportunidade de ver os garotos jogarem. Como o futebol reserva certas surpresas, é possível ficar com receio de tamanhas alterações no time caso elas se concretizem, mas considero-as necessárias. É legal destacar também uma curiosidade: nas vezes em que o Everton estreou na FA Cup no dia 7 de Janeiro, ganhou a competição (em 1984 e 1995). Quanto ao Cheltenham, seus destaques são o goleiro Scott Brown, os zagueiros Alan Bennet e Steve Elliott, o meia Jermaine McGlashan, e o atacante Shaun Harrard, que já marcou 7 gols nesta temporada.

  Sendo assim, por mais que zebras aconteçam no futebol, o Everton não pode ser cauteloso: tem que ser mortal. É preciso dar o primeiro passo da maneira mais correta possível para, quem sabe, concluirmos de maneira gloriosa nossa participação na FA Cup 2013: com o título!



Come On You Blues!

Nenhum comentário:

Postar um comentário