quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Everton na Janela de Transferências de Janeiro

(Lescott pode voltar ao Everton, por empréstimo, nesta janela de transferências)


  Fala, Blues!!! Este é um post especial: eu e meu amigo, também torcedor do Everton, Bruno Nigro preparamos com muito carinho este texto que pretende mostrar nomes que podem ser contratados pelo Everton em Janeiro, assim como aqueles que podem sair. Vamos a eles.


QUEM PODE SAIR

   Primeiro, vamos comentar sobre os jogadores que podem sair do clube. O primeiro nome é Distin: o zagueiro de 35 anos tem sido sondado por Sunderland, Queens Park Rangers e Tottenham, que pretendem gastar pouco em investimentos para a defesa nesta janela de transferências;  o vínculo de Distin com o Everton vai até Junho de 2013, o que permitiria ao francês assinar um pré-contrato. Heitinga é outro que pode sair: ele já havia sido especulado pelo Fenerbahce em Agosto mas alguns dizem que pode voltar ao seu antigo clube, o Ajax ou ir para o Galatasaray; o passe de Johnny estaria estipulado em 7 milhões de libras e o de Distin, não sabemos os valores. Outro que pode estar de saída é Hitzlsperger: o meia assinou um contrato de 3 meses com os Blues, que se encerra neste mês; o Eintracht Frankfurt quer contratá-lo.

  Mas os maiores alvos de outros clubes são, sem dúvidas, Fellaini e Baines: o belga tem sido o grande destaque do Everton na temporada e tem seu nome ligado a Chelsea, Manchester City, Paris Saint-Germain, Zenit e Real Madrid, sendo que o Real pode oferecer 32 milhões de euros ao Everton pelo cabeludo, enquanto que o clube russo pode desembolsar 25 milhões de libras para contar com o meia. Já o lateral tem sido especulado no Chelsea (Ashley Cole não terá seu contrato renovado), PSG (que pode pagar 15 milhões de libras) e, principalmente, Manchester United, que procura um substituto para Evra.


QUEM PODE CHEGAR

   Agora vamos àqueles que podem desembarcar em Finch Farm, contando com as análises de Bruno Nigro sobre alguns destes jogadores. Começaremos com os rumores para a defesa:



· Jack Butland – o goleiro joga pelo Birmingham e tem um futuro muito promissor. Tão promissor que, mesmo com pouca experiência, tem sido alvo dos dois clubes de Merseyside: Liverpool e Everton brigam nos bastidores para ter o goleiro. Seria ótimo para os dois clubes pois tanto Reina quanto Howard estão próximos da aposentadoria e o americano tem falhado bastante nesta temporada.

Bruno sobre Butland:
é um jovem goleiro de apenas 19 anos, que vêm crescendo o seu futebol cada partida. Teve o seu melhor momento na carreira até agora, em uma partida contra o Brasil nas Olimpíadas de Londres, com defesas milagrosas e foi muito elogiado pela imprensa inglesa e até mesmo pela imprensa brasileira. Já é comparada ao goleiro do Manchester City Joe Hart e tem as características de muito bom reflexo, mãos fortes e boa estatura.”

· Mario Felgueiras – o goleiro português joga pelo CFR Cluj, da Romênia, e chamou atenção após segurar o Manchester United em Old Trafford e ajudar seu time a derrotar os Red Devils na Champions League. 

· Craig Gordon – o goleiro encerrou seu vínculo com o Sunderland no verão (hemisfério norte) passado e está sem clube, atuando como “free agent”. Desde então, Gordon tem o interesse de vários clubes mas David Moyes pode assinar com o goleiro pois o contrato de Mucha terminará ao final desta temporada.

· Vegard Forren – o zagueiro norueguês de 24 anos é o destaque do Molde, clube da Noruega comandando pelo ex-jogador Solskjær e que foi eliminado na Europa League. Além do Everton, Forren é especulado no Manchester United e no Fulham.

· Joleon Lescott – a especulação mais forte até o momento, alguns dizem que ele já acertou seu retorno a Goodison por empréstimo. O zagueiro saiu do Everton para o Manchester City em 2009 de forma tumultuada e por isso tal retorno tem gerado certa desconfiança por parte da torcida. Entretanto, com a chegada de Lescott, David Moyes poderia contar novamente com a excelente defesa dos Blues na temporada 2008-2009, com Hibbert, Lescott, Jagielka e Baines. Se for confirmada, será ótimo negócio pra nós!


· John Stones – o jovem lateral-direito do Barnsley é alvo de Manchester City, Everton e Chelsea. Os Blues têm sofrido bastante com as lesões de Hibbert e Coleman e por isso improvisaram Jagielka e Neville na posição em alguns jogos.

Bruno sobre Stones:
"É alto, forte, tem boa velocidade, bom cruzamento, mas é um lateral-direito mais defensivo. Destacou-se por ter uma boa marcação e grandes arrancadas. Não começou titular no início da temporada, mas ganhou o seu lugar no fraco time do Barnsley e agora é pretendido pelas grandes equipes do 1º escalão inglês."



MEIO-CAMPO


· Vadis Odidja-Ofoe – o jogador do Club Brugge não pode ser contratado pelos Toffees no último dia da janela de Agosto e por isso o Everton pode fazer uma nova investida pelo meia. Porém o valor de seu passe subiu e, segundo algumas fontes, David Moyes provavelmente irá desistir do negócio.

Bruno sobre Ofoe: "
23 anos, tem boa estatura, é forte, é o chamado meio-campo ‘box-to-box’, ou seja, tem características para avançar e marcar, consegue chegar na área de defesa e de ataque com a mesma eficiência e mantendo a sua velocidade. Despertou interesse não só do Everton, mas também da equipe de Londres, o Fulham."



· Lewis Holtby – o meia do Schalke 04 ainda não renovou seu contrato com o clube alemão e pode assinar com o Clube do Povo. Holtby é torcedor declarado do Everton – seu pai é inglês – e sonha em jogar a EPL. Quem sabe esse sonho possa ser realizado em Janeiro...

Bruno sobre Holtby:
"m
uito bom na armação, municia muito bem o artilheiro Huntelaar no Schalke 04, é leve, canhoto e já é o camisa 10 da equipe alemã. É o jogador nomeado como ‘playmaker’, ou seja, criador de jogadas."



· Yoan Gouffran – o meia de 26 anos joga pelo Bordeaux, onde seu contrato vai até Junho de 2013. Yoan já disse que deseja jogar a Premier League; seu passe está avaliado em 3 milhões de libras e Fulham, Aston Villa, Arsenal e QPR – além do Everton – estão de olho no jogador.

Bruno sobre Gouffran:
"o jogador francês de 26 anos, é um típico velocista/driblador. Costuma jogar como winger, aberto pelas pontas do campo, mas é diferente da maioria dos jogadores que se caracterizam por velocistas, tendo boa forma física. Há um bom tempo desperta interesse nos times da Premier League, acho que seria uma boa aposta para o fim da temporada."



· James McCarthy – o meia irlandês de 22 anos joga pelo Wigan e pode ser contratado pelo Everton para substituir Fellaini, em caso de transferência do belga. McCarthy teria a companhia de seus companheiros de seleção, Coleman e Gibson. 

Bruno sobre McCarthy:
 um jogador que joga mais pelo centro do meio-campo, tem bom passe, boa forma física e boa velocidade. Jogador bastante versátil." 

· Landon Donovan – uma negociação improvável, na minha opinião. É claro que Donovan sempre estará ligado ao Everton mas o mesmo já disse que pretende descansar neste recesso da MLS e que está pensando em seu futuro no mundo do futebol.

· Tim Cahill – o australiano e ídolo do Everton já reiterou o desejo de jogar novamente a Premier League durante o recesso da MLS. Não se sabe ao certo a vontade do Everton de contar com o jogador mas Cahill já é cobiçado por Sunderland, Queens Park Rangers , Tottenham e Newcastle.

· Scott Sinclair - um rumor cada vez mais forte sobre a possível chegada deste winger, por empréstimo. Sinclair se transferiu para o City em Agosto, mas não tem sido utilizado.


ATAQUE



· Guillaume Hoarau – o atacante do Paris Saint-Germain está sem espaço no clube, que contratou Lavezzi, Ibrahimovic e Lucas na última janela de transferências, e tem seu contrato expirado em Junho. O Everton está de olho no atleta e ele já declarou que pode conversar com clubes interessados em seu futebol ainda em Janeiro.

Bruno sobre Hoarau: "o atacante francês de 28 anos, é considerado um fazedor de gols. Antes mesmo de Ibrahimovic chegar ao PSG, ele já era pretendido pelos grandes clubes da Premier League. É bem alto, é ótimo na jogada área, é forte, seria um bom concorrente para Jelavic ou até mesmo fariam uma dupla incrível. Jogador com passagens pela seleção francesa."

· Denis Stracqualursi – um rumor bem duvidoso, na minha opinião: um jornalista do Sky Sports disse que Strac voltará ao clube, novamente por empréstimo, em Janeiro. Denis começou mal quando chegou ao Everton na temporada passada mas depois conquistou a torcida com sua raça.


· Wissam Ben Yedder  - o atacante do Toulouse é outro que tem sido observado por David Moyes. Ele já marcou nove gols nesta temporada e pode ser liberado pelo clube francês por 6 milhões de libras. O Aston Villa também está monitorando a situação de Yedder.

Bruno sobre Ben Yedder:
"o atacante do Toulouse de apenas 22 anos, destacou-se por marcar muitos gols pela equipe até agora na temporada. Não é um atacante de estatura alta e sim baixa, apenas 1,70m, porém, é rápido para marcar, tem bom drible e é matador ao melhor estilo Romário. Seria um grande investimento de Moyes, que poderia utilizar o jogador até mesmo pelas pontas do campo."


· Kevin Gameiro – assim como Hoarau, Gameiro atua no PSG, onde perdeu espaço com a chegada de Ibrahimovic. O clube de Paris está interessado em negociá-lo mas quer repor o valor gasto em sua compra, o que estaria estimado em cerca de 9 milhões de libras.

Bruno sobre Gameiro:
"versátil e de apenas 25 anos, também acabou, assim como Hoarau, perdendo o seu lugar na equipe de Ancelotti. É um atacante baixo e leve, o que ajuda a passar pelo seus adversários e marcar gols através de arracandas. Joga muitas vezes como centroavante, porém quando joga pelas pontas do campo não deixa à desejar. Tem boas passagens pela seleção, sendo convocado regularmente para a França."


Pois é, galera. Esperamos que vocês tenham gostado desse pequeno "guia" futebolístico. Esperamos também que Moyes e Kenwright, mesmo com toda a dificuldade notória em termos financeiros, consigam trazer bons reforços para que o Everton esteja ainda mais forte nesta reta final de temporada. Come on you Blues!

5 comentários:

  1. Ia ser bom contar com Donovan, imagino-o fazendo dupla com o Jelavic... Perder Fellaini e Baines seria demais!

    ResponderExcluir
  2. Perder o Fella e o Baines seria desastroso.. Holtby e Gameiro seriam ÓTIMAS contratações! Tem o Llorente, seria sensacional também, ótimo atacante do Bilbao da Espanha. O relacionamento com a comissão técnica basca não é dos melhores, tá no banco, e o contrato expira/expirou..

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha. Creio que chegou o momento de investirmos pesado em contratações e voltarmos para o caminho dos titulos novamente.

    ResponderExcluir
  4. ae como faço para trabalhar no blog ?

    ResponderExcluir
  5. ola amigos desde everton de chile les mando un saludo a los evertorianos del mundo

    ResponderExcluir