segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Retrato do Ano


  O ano de 2012 terminou para o Everton como uma grande lição que o time teima em não aprender. A alternância entre "um futebol do tamanho do Everton" e "futebol? O que é isso?" foi preocupante. Mesmo assim, temos tudo para viver um 2013 brilhante.


  Falando um pouco sobre o jogo contra o Chelsea, ficou o desgosto de ter visto mais uma injusta derrota dos Blues. Por mais que o time de Stamford Bridge tivesse jogado bem no segundo tempo, a vitória deles não simbolizou de fato o que foi o jogo. Se bem que... desculpem-me, simbolizou sim. Porque quando o Chelsea chegou, cumpriu seu papel direitinho, sendo mortal para a defesa dos Toffees. E é isso que tá faltando para nós: objetividade, crueldade. Parar com certos surtos, com essa mania de apequenar. No bom, velho e sujo português: AQUI É EVERTON, PORRA! É óbvio que, com o orçamento do clube, não dá para contratar grandes nomes do futebol mundial mas é bom dar crédito a visão de Moyes em relação às contratações (falando nisso, em breve postarei uma matéria sobre os "alvos" dos Blues nesta janela de Janeiro, fiquem ligados!). O Everton precisa urgentemente de novos jogadores para se manter vivo nessa briga pelo G4 e, quem sabe, brigar pela FA Cup; um título é vital para coroar esse bom momento.

  Falando assim, parece que o ano foi ruim mas é claro que não. Pela primeira vez, consegui acompanhar desde o início uma temporada do Everton. E estou tendo a sorte de ver o terceiro grande time da Era Moyes, pelo qual torço que seja o mais bem-sucedido dos três até então. Neste último post do ano, queria destacar 6 grandes "momentos" e uma menção honrosa:


1 - A CONTRATAÇÃO DE DARRON GIBSON
  Simplesmente incrível como um jogador tão bom conseguiu ser contratado por um valor tão barato. Por 500 mil libras, Moyes conseguiu achar um homem que, por mais que não apareça tanto, consegue organizar e comandar o sistema tático da equipe, ligando a defesa ao meio-campo, além de apoiar no ataque. A presença de Gibson é tão impressionante que o Everton joga demasiadamente fragilizado em sua ausência. Sem contar que Gibbo ainda não perdeu uma partida como jogador dos Blues!

2 - O RETORNO DE PIENAAR E A CHEGADA DE JELAVIC
  Pienaar, no início do ano, veio por empréstimo junto ao Tottenham, cercado de desconfiança devido a sua saída do Everton, em 2011. Jelavic era para muitos uma incógnita contratada por 5 milhões de libras junto ao Glasgow Rangers em grave crise. Eis que tudo se inverteu: Pienaar fez performances arrasadoras, deu ao Everton a criatividade que faltava após a saída do próprio e de Arteta; sua contratação em definitivo na janela de transferências de Julho era mais do que essencial. Já Jelavic, nem precisamos comentar: quem não se arrepia com os "one-touch goals" do croata? Ele chegou em Janeiro de 2012 e acabou sendo o artilheiro da equipe na temporada 2011-2012, com 11 gols em 16 jogos, sendo que só começou a atuar como titular em Março! Hoje o atacante atravessa uma má fase cujo término é esperado ansiosamente.

3 - O GOL DE HIBBERT
  O futebol e seus folclores. Certamente Tony Hibbert é um jogador folclórico. Subestimado por não ser um jogador técnico, Tony, até o dia 8 de Agosto de 2012, nunca havia marcado um gol como profissional - exceto aquele gol contra pro Newcastle. Eis que o Everton faz uma cerimônia em homenagem aos serviços prestados por esse bom lateral ao clube, uma oportunidade perfeita para que Hibbo marcasse e a torcida causasse (como era dito o lema "Hibbo scores, we riot"). Então, em uma cobrança de falta, Hibbert chuta forte, o goleiro não consegue tirar a bola e ela entra. Goodison vai a delírio; como a torcida havia prometido, muitos invadiram o campo para comemorar, mesmo sendo somente um amistoso contra o AEK. São momentos como esse que tornam o futebol tão apaixonante. É um dia marcado na história de todos os evertonianos do mundo.

4 - A SAÍDA DE CAHILL
  Representou o fim de uma era. Como escrevi em meu primeiro texto para o blog, Cahill era o remanescente - ao lado de Osman e Hibbert - do principal feito do clube na última década (o 4º lugar na temporada 2004/2005). Era também a grande estrela do time, admirado e respeitado por muitos que acompanham a EPL. Timmy já não era o mesmo, sua última temporada pelos Blues foi talvez a pior de sua carreira. Mas não importa: seu nome já está escrito na história do clube e na memória dos torcedores. As bandeirinhas agradecem por tudo, mesmo depois de tantos socos.

5 - A ASCENSÃO DE FELLAINI
  Fellaini é um caso engraçado. É um jogador que melhora a cada temporada. Ainda com um jeitão desengonçado, o belga tem sido a principal arma ofensiva do Everton e grande estrela do time nesta temporada, marcando 8 gols em 15 jogos. Obviamente, a cabeçada em Shawcross e a consequente suspensão de 3 jogos merecem ser esquecidas. Fellaini tem dado show nesta EPL e é preciso torcer para que ele não seja vendido já em Janeiro.

6 - LEIGHTON BAINES
  Sabem quando o cara é craque? Quando ele tem realmente "o dom"? Esse é Leighton Baines; na minha opinião, o melhor do mundo na lateral-esquerda, hoje. Baines tem uma consistência e regularidade incrível; só não é mais completo porque não é tão forte defensivamente. Leighton é o jogador mais criativo de toda a Europa, com 67 chances criadas em 20 jogos, o que é impressionante pois trata-se de um lateral. Mais um que não pode sair do Everton agora!


Menção honrosa: Leon Osman
  Acho que estaria sendo muito injusto se não falasse algo sobre Ossie. Um jogador pouco valorizado, Osman parece ter finalmente encontrado sua posição ideal: ao lado de Gibson, Leon vem se destacando cada vez mais como meia-central, puxando a saída de bola e muitas vezes pressionando no ataque. Osman sempre foi considerado um "coringa" do time, é um jogador bastante versátil. Neste ano, ele também foi convocado pela primeira vez para a seleção inglesa; do jeito que está, será convocado mais e mais vezes!


  Pessoal, agora só posso desejar a todos um Feliz Ano Novo e muitas felicidades. Espero uma felicidade iminente, na próxima quarta-feira, contra o Newcastle. Up the Toffees!

COYB

sábado, 29 de dezembro de 2012

Pré-Jogo: Everton x Chelsea




  Amanhã é dia de torcer muito. Muito mesmo. Apesar do fato do Everton vir de duas vitórias, os Blues contarão com desfalques de alguns dos principais jogadores do time, enquanto que o Chelsea virá completo. A vitória tem que vir principalmente por dois fatores: a camisa e a raça.

  Sim, porque, por mais que isso pareça inveja, ainda não acredito que a camisa do Chelsea tenha mais peso que a do Everton. Talvez seja por isso que os Toffees tenham conseguido bons resultados diante do lado azul de Londres nos últimos anos - com exceção, principalmente, da final da FA Cup, traumática para todos nós. Talvez esse pensamento tradicionalista tenha sido derrubado com a conquista da Champions League, por parte do Chelsea; sendo o mais equilibrado possível, diria que ambos se equivalem hoje, a nível nacional.

  Mas, opiniões a parte, vamos falar sobre o jogo. O Everton, como disse inicialmente, vem com muitos desfalques. As presenças de Hibbert, Mirallas e Fellaini tornariam as coisas um pouco mais equilibradas: Hibbert é um exímio marcador, Mirallas é o homem que põe fogo no jogo e Fellaini é simplesmente o grande nome do Everton na temporada. Sem esses três, a parte técnica ficará aquém daquilo que o Everton poderia demonstrar. Segundo Moyes, Coleman poderá começar jogando contra os Pensioners; Gibson ainda é dúvida e sua presença ou ausência só será confirmada na hora do jogo. O jeito é torcer para que Howard, Jagielka e Distin estarem impecáveis, assim como Baines, Pienaar e Osman na criação, Jelavic e Anichebe na finalização.

  Já o Chelsea vem completíssimo. Rafa Benitz poupou Hazard, Lampard e Ramires no último jogo. David Luiz foi deslocado para o meio-campo e atuou bem como volante; Ivanovic e Cahill tem mostrado bastante eficiência na defesa. No ataque, como bem sabemos, eles contam com Juan Mata, - um dos destaques da liga -, Oscar e Torres. E é justamente por isso que o Everton precisa se superar para conquistar os três pontos. Os torcedores em Goodison Park têm que estar ainda mais barulhentos; vale torcer com gosto amanhã!


Everton: Howard; Coleman (Neville), Jagielka, Distin, Baines; Naismith, Gibson (Hitzlsperger), Osman, Pienaar; Jelavic e Anichebe.
Chelsea: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill, Ashley Cole; David Luiz, Lampard, Hazard, Mata, Oscar (Ramires); Torres.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pré-Jogo: Everton v Wigan



  O Everton recebe o Wigan em Goodison Park nesta quarta-feira com uma obrigação ainda maior de vencer. Os Blues não podem vacilar de novo pois a tabela está toda nivelada e uma derrota ou empate poderia distanciar o time do Top 4, mesmo empatado em número de pontos com o Arsenal (4º colocado).

  Para este jogo, os Blues poderão contar com Darron Gibson: o meia foi expulso no último jogo, contra o West Ham, mas só pode ser suspenso após a FA avaliar seu caso - o Everton recorreu - e julgá-lo, o que acontecerá no final desta semana. Não sei se é uma notícia tão boa pois ele poderá desfalcar os Toffees justamente no jogo contra o Chelsea. Fellaini, Coleman, Mirallas e Hibbert continuarão desfalcando o time porém algum dos três últimos citados podem surpreender e retornar a equipe. Provavelmente Jagielka - que poderá começar jogando pela 150ª vez na Premier League - continuará jogando na lateral-direita e Heitinga começará jogando novamente; no meio-campo, Neville pode jogar caso Osman esteja posicionado como um winger; no ataque, Anichebe pode fazer dupla com Jelavic, que não vem jogando bem.

   Sobre o Wigan, os Latics poderão contar com Gary Caldwell e ainda estão monitorando a situação de Ramis; Watson seguirá desfalcando a equipe. O Everton precisa tomar cuidado com o bom trio ofensivo do Wigan: Di Santo, Maloney e, principalmente, Koné já haviam dado trabalho à zaga evertoniana no último confronto entre os dois times.

  Assim sendo, o Everton precisa estar ainda mais sólido na defesa e mais letal no ataque, apesar de não contar com duas grandes forças ofensivas do time. Mesmo com tais desfalques, é esperada uma boa vitória para bancar os Blues na briga pela classificação para a UEFA Champions League da próxima temporada.


Everton: Howard; Jagielka, Heitinga, Distin, Baines; Osman, Gibson, Neville, Pienaar; Jelavic e Anichebe.
Wigan: Al Habsi; Stam, Boyce, Figueroa; McArthur, Jones, McCarthy, Beausejour; Di Santo, Maloney e Kone.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Agora Vai?


  No último sábado, o Everton conseguiu uma ótima vitória sobre o West Ham, fora de casa, e subiu para a quinta colocação. Esse é o momento de jogar fora qualquer desconfiança e se superar: os Blues têm dois jogos cruciais dentro de casa.


  Vamos falar um pouco sobre o jogo contra os Hammers. O time, como sempre, começou muito desligado: Moyes fez diversas alterações em cima da hora, com a surpreendente ausência de Coleman e os retornos de Neville e Anichebe. Com isso, Jagielka jogou na lateral-direita e Osman atuou como winger. Por isso, o Everton não se encaixava em campo; mesmo assim, quando o time chegou ao ataque, foi  bem: Osman cabeceou de forma certeira e marcou o primeiro gol do jogo... Só que não: a arbitragem invalidou. Alguns minutos depois, Carlton Cole chuta e Howard, mal posicionado, não alcança a bola. 1 a 0.

  E então vem o segundo tempo e a atuação brilhante de Pienaar. O meia não estava jogando bem há algum tempo e se recuperou nesta última partida. Com muita movimentação, a bola sempre passava por ele e foi assim que saiu o gol de empate: cruzamento preciso para Anichebe - como tem sorte! - cabecear. Alguns minutos depois, após bela jogada de Osman, Pienaar acaba desviando a bola após tentativa de corte da zaga e vira o jogo para os Toffees. Entretanto, o jogo ficou marcado por uma péssima arbitragem, com as expulsões de Carlton Cole e Gibson; esse tipo de atuação por parte dos árbitros tornou-se uma constante na Premier League e nos jogos do Everton. Tal situação é preocupante e a FA precisa tomar providências. Apitos a parte, terminamos vencedores.

  Sendo assim, os Toffees precisam concentrar-se ainda mais. Não podem empatar novamente com um time do nível do Wigan, ainda mais por ser dentro de casa, assim como precisarão fazer de tudo para superar o Chelsea. Come on you Blues, rumo à Europa!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Pré-Jogo: West Ham v Everton


  E lá vamos nós... O Everton empatou mais uma vez e perdeu novamente a chance de continuar forte na briga pelo Top 4; o time caiu para a 6ª colocação após as vitórias de Arsenal e Tottenham na última rodada e, se não tomar vergonha na cara, de vez, vai acabar se isolando e ficando sem nada.


  Neste sábado, os Blues irão até Upton Park para enfrentar o West Ham, que está em 11º na tabela, às 13 horas (horário de Brasília). Moyes não contará com Neville, Hibbert e Mirallas, todos machucados; mas o grande desfalque é Fellaini, que foi suspenso por três partidas devido à cabeçada sobre Shawcross, no jogo contra o Stoke. Desta forma, prevejo Naismith jogando como segundo atacante, sua posição de origem, pela primeira vez; assim posso dizer se ele realmente tem potencial (geralmente é um jogador nulo, provavelmente por atuar como um "winger" pelo lado direito). É bom destacar também que Coleman fará sua partida de número 50 na Premier League; sua participação no jogo será muito importante para os Toffees mas é preciso ter alguém que posso apoiá-lo.

  Já o West Ham é quem realmente sofre com os desfalques: Diarra está em fase final de recuperação, McCartney, Carroll (sim, aquele mesmo), Vaz Te e Benayoun ainda estão sem previsão de retorno. O principal desfalque é Diame, que se lesionou na última partida dos Hammers, contra o Liverpool. Particularmente não sei o que esperar do West Ham para este jogo, pois peças fundamentais da equipe estarão ausentes; o clube azul e grená demonstrou certa solidez mas ainda está muito irregular e, por causa disso, despencou na tabela.


  Teoricamente, o Everton tem tudo e mais um pouco para sair vitorioso. Entretanto, como é de costume, as coisas não funcionam assim com os Blues. É bom tudo sair certinho porque outro resultado decepcionante irá tornar as pretensões do Everton muito pequenas.

Everton: Howard, Coleman, Jagielka, Distin, Baines; Pienaar, Gibson, Osman, Oviedo; Naismith e Jelavic.
West Ham: Jaaskelainen, Reid, O'Brien, Collins, Demel; Nolan, Jarvis, Taylor, Noble, O'Neill; Cole.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Pré-Jogo: Stoke City v Everton


  Após uma semana de pura nostalgia, o Everton precisa esquecer a vitória sobre o Tottenham e focar-se no Stoke, que tem a melhor defesa da Premier League. Será bastante complicado furar a muralha dos Potteries e, para isso, os Blues precisam ser mais impiedosos.

  Como já era previsto, Mirallas irá desfalcar o time mais uma vez, assim como Hibbert; Neville e Anichebe continuam fora. Obviamente, sem Mirallas o Everton perde muito poder ofensivo e sem Hibbert a defesa fica menos sólida. Coleman, que foi excelente contra os Spurs, seguirá na lateral-direita; já na ponta-direita, Moyes provavelmente forçará Naismith a jogar na posição onde, até agora, ele não rendeu. Uma opção seria colocar Oviedo na ponta-esquerda e trazer Pienaar para o lado direito; até mesmo Osman poderia jogar em tal posição. Mas só ficaremos sabendo disso na hora.

  Não sei como joga o Stoke mas, pelo comentário geral, é um time muito forte defensivamente, e que aposta em bolas longas. Faz sentido pois o centro-avante da equipe é Peter Crouch; Nzonzi e Charlie Adam também são destaques do time. Ainda assim, será um trabalho duríssimo para Fellaini e Jelavic enfrentarem Shawcross e Huth.

  Portanto, o Everton precisa ser o mais letal possível, diminuindo - como já falo há algum tempo - a ineficiência na hora de finalizar um lance. Espero que Moyes monte uma equipe inteligente para amanhã; continuamos precisando muito dos três pontos! Come on you Blues!

Everton: Howard, Coleman, Jagielka, Distin, Baines; Naismith (Oviedo), Gibson, Osman, Pienaar; Fellaini e Jelavic.
Stoke: Begovic; Wilkinson, Shawcross, Huth, Cameron; Etherington, N'Zonzi, Whelan, Walters, Adam e Crouch.


Ah, é bom lembrar que o jogo contra o Stoke será especial para Howard: o goleirão completará 200 jogos consecutivos na Premier League, com a camisa do Everton. Que feche o gol e parabéns, Tim!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Dia do Everton!!



  Domingo foi talvez o dia mais feliz da minha vida como torcedor do Everton. Sim, a euforia após a vitória sobre o Tottenham foi tão absurda que continuei eufórico e, de certa forma, "passando mal" durante o resto do dia. Foi como se eu estivesse prestes à infartar.

  No primeiro tempo, repetia-se aquela situação: Everton dominante, trocando muitos passes mas ainda chutando pouco a gol; Tottenham ficava à espera de um lance para decidir. O retorno de Mirallas era muito importante e o desfalque de Hibbert foi surpreendente; é aí que entra um dos nomes do jogo. Coleman conseguiu superar qualquer expectativa jogando de forma excelente, com mais atitude que nos jogos anteriores. Pienaar e Baines estavam perdidos na primeira etapa e, com isso, o lado direito com Coleman e Mirallas era de onde saíam as jogadas mais perigosas dos Blues. Ainda assim, era muito pouco. Fellaini - durante o jogo inteiro, aliás - esteve perdido e foi pouco eficiente, Osman se virava no meio-campo e Jelavic só esperava a bola chegar; eis que surge o outro grande nome do jogo: Gibson é tão importante que a sua ausência no meio-campo tornaria o Everton ainda mais vulnerável. Com ótimos passes e boa participação defensiva, Gibbo é, sem dúvidas, uma das melhores contratações já feitas por David Moyes.


  No segundo tempo os Toffees voltaram sem Mirallas, que havia sentido no final do primeiro tempo; entrou Naismith. O jogo melhorou mas ficou nivelado: os Spurs começaram a participar mais do jogo e, quando gostaram da partida, fizeram seu gol, com o ótimo Dempsey. Vocês não têm ideia de como eu me senti após o gol: já estava jogando a toalha, "adeus Champions League, adeus Europa", "Moyes, seu FDP", etc. Por pouco não quebrei algo aqui em casa. E então, como já é de costume, o Everton aplica certa pressão após tomar um gol. Moyes coloca Vellios faltando 10 minutos para o término do jogo, o que seria, mais uma vez, inútil.



  Nessas reviravoltas que só o futebol proporciona, tudo se inverteu. Aquele que sempre questionei, Seamus Coleman, cruzou na medida para que Pienaar - na minha opinião, foi MUITO mal na partida - cabecear e empatar o jogo, levando todos à loucura. Como se não bastasse tal agonia por causa do empate, um ou dois minutos depois, Gibson dá um passe longo para Vellios que, de bicicleta, passa para Jelavic; aí é história. Como sempre, apenas um toque para fazer o gol; seu segundo toque é a comemoração. Qualquer torcedor do Everton no mundo enlouqueceu-se! Quando tudo parecia perdido, uma temporada prestes a ser jogada fora, eles vão lá, provam o contrário e te deixam em êxtase. Foi uma vitória com a marca evertoniana, na garra e superação! Agora estamos no G4 e não podemos mais deixar este seleto recinto.


  E, na boa, o Everton é demais! Como é foda torcer por esse clube.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Pré-Jogo: Everton x Tottenham



  Domingão, Brasileirão acabou, o dia fica ainda mais chato... Então te convido para assistir a algo que tem tudo para ser um grande jogo de futebol. Não, não é City x United (que também será um jogão) mas, sim, Everton e Tottenham, o duelo de duas ótimas equipes que também brigam por posição na parte de cima da tabela.

  O Everton vem - pra variar - de um empate diante do Manchester City, fora de casa; o jogo contra os Spurs apontará se a última sequência de resultados do clube foi boa ou não. Ainda não é certa a presença de Mirallas e Coleman mas David Moyes declarou que a possibilidade de ambos irem para o jogo amanhã é boa; obviamente, Coleman ficaria no banco pois Hibbert está recuperado e Mirallas voltaria a equipe titular. Neville e Anichebe não têm previsão de retorno e também não foi noticiado qualquer lesão de um titular dos Blues. Sobre o time de Londres, Bale e Dawson sofreram contusão no último jogo e por isso são dúvidas; ainda assim, é bom tomar cuidado pois eles ainda contam com Dempsey, Dembele, Lennon, Defoe, entre outros.

  E por isso o Everton precisa estar ligado durante os 90 minutos pois o Tottenham, caso tenha oportunidade, poderá ser letal. Além disso, uma possível derrota para o time de White Hart Lane deixará o Everton ainda mais distante da vaga na Champions League; por outro lado, uma vitória do Clube do Povo colocaria o próprio na quarta posição, entrando forte na briga pela classificação. Dito isso, vale a pena ver esta partida, será um belo duelo. Come on you Blues!

Everton: Howard, Hibbert, Jagielka, Distin, Baines; Naismith (Mirallas), Gibson, Osman, Pienaar; Fellaini e Jelavic.
Tottenham: Lloris, Naughton, Gallas (Dawson), Caulker, Vertonghen; Lennon, Dembele, Sandro, Sigurdsson (Bale ou Walker); Dempsey e Defoe.