quinta-feira, 29 de novembro de 2012

E Então...


  O Everton sabe como "desenhar". Desenhar que, traduzido para o inglês, significa "draw". "Draw" que, no mundo do futebol, significa empate. Antes os empates resultavam da apatia dos Blues mas, na última quarta-feira, os Toffees simplesmente não tiveram eficácia suficiente para acabar com a ótima equipe do Arsenal.

  Tempos atrás, um empate diante dos Gunners seria um resultado respeitável. Porém, quando lembramos das atuais circunstâncias, fica difícil aceitar mais um resultado frustrante mesmo que seja contra um gigante inglês. Fato é que o time subiu de produção, sendo mais regular e mostrando um futebol vistoso durante todo o jogo. Para isso, os retornos de Gibson, Distin e, em especial, Hibbert foram fundamentais; Distin e Hibbert deram maior segurança à então fragilizada defesa, enquanto que Gibson foi vital para que o meio de campo não ficasse muito exposto. É claro que ficou evidente a lentidão evertoniana, pois o time do Arsenal é muito rápido. Outra coisa impressionante é o fato do Everton ficar cada vez mais nervoso após tomar um gol: para reverter a situação, é essencial a manutenção da calma. Não sei o que anda acontecendo em Finch Farm mas tal comportamento é alarmante.

  Entretanto, depois de alguns minutos, os Blues se acalmaram, passaram a dominar o jogo e empataram a partida com aquele que, sem dúvidas, tem sido o nome mais importante do clube e, talvez, da EPL: Marouane Fellaini vive uma fase tão iluminada que até chutando com a perna esquerda está fazendo gol. No finalzinho do primeiro tempo, Jelavic não marcou o que seria um gol de placa. No segundo tempo, o Arsenal voltou com certa agressividade; mas logo o Everton tomou as rédeas do jogo e passou a massacrar a equipe londrina em campo, com as jogadas clássicas de Baines e Pienaar (este último voltou a jogar bem!) e a movimentação de Fellaini... Mas faltou a precisão no último lance, o gol simplesmente não saiu. E foi assim até o jogo acabar.

  Sendo assim, o Everton necessita de crueldade e frieza. Esses são os fatores que os Blues precisam se ainda planejam ter uma grande temporada e um futuro mais promissor. Aguardemos os próximos capítulos; sábado pegamos o "poderoso" Manchester City, na casa deles!

COYB

Um comentário:

  1. É evidente a falta que faz o Mirallas nesse time, a movimentação do time com ele tem uma dinâmica totalmente diferente do time com o Naismith (que é bom jogador, mas não é nem metade do que é o Mirallas)... Enfim, com a volta do Gibson e do Hibbert, o time ficou defensivamente muito mais forte e compacto, e acredito que o rumo das vitórias voltará o mais breve possível, e se manter essa equipe saudável, com a volta do Mirallas, será (como já é) uma equipe muito difícil de ser batida!

    Eu ainda acredito numa vaga na UCL, e agora com a equipe quase completa, a forma de jogar do início da temporada voltará!

    Come On You Blues!

    ResponderExcluir