terça-feira, 30 de outubro de 2012

No Fim Das Contas Perdemos Mais Uma Chance



  Terceiro empate seguido. Terceiro jogo sem vencer, obviamente. Terceiro jogo em que saímos atrás no placar. Pior: quinto jogo sem derrotarmos nosso maior rival. Boa parte da torcida deu-se por satisfeita com o empate; eu não.

  Há algum tempo venho citando a falta de ambição do Everton. A ambição que precisávamos nos últimos 3 jogos seria essencial para o futuro desempenho do time no restante do campeonato, na minha visão; o que vi em boa parte do tempo - em especial contra o QPR - foi um time apático, ansioso, inseguro dentro de campo. Como uma equipe consegue mudar tanto de comportamento de um jogo pra outro? É óbvio que temos um elenco talentoso e é por isso que estamos no Top 5 (já que o Tottenham ganhou seu último jogo). Contra o Liverpool, o Everton precisava corrigir seus erros e, de certa forma, enfrentar seus medos.

  A defesa que vinha se destacando nos últimos jogos errou feio nos dois gols de Suarez (não considero o primeiro como gol contra do Baines, ok?), atacante controverso porém matador. Então, em meio ao desespero e ao conformismo, Osman - o segundo melhor jogador do Everton em campo - faz um gol. 2 a 1.  De fato, apesar de tais erros, os Blues sempre tiveram mais posse de bola mas até então não conseguiam atacar com eficiência. Logo, Mirallas chamou a responsabilidade e infernizou o sistema defensivo dos Kops, tornando-se o nome do jogo: foi ele quem tocou para Fellaini dentro da área; o grandalhão belga cruzou e Naismith se antecipou à todos (inclusive ao Jelavic) para marcar seu primeiro gol como jogador do Everton pela Premier League e o gol do empate. 2 a 2. A partir daí, um show de arbitragem: não que os Toffees não tivessem cometido faltas mas as entradas mais duras foram cometidas pelos Reds. Foi em uma dessas entradas que Mirallas se contundiu e desfalcou o time no segundo tempo. Dessa forma o clássico esfriou.

  O segundo tempo, no fim das contas, teve poucas emoções. Algumas jogadas ineficazes por parte dos Blues, contra-ataques mal sucedidos dos Reds... Um lance interessante foi a simulação horrorosa de Phil Neville, ainda no primeiro tempo: o capitão pediu desculpas pela encenação logo após a partida, via Twitter. E, claro, temos que citar o gol "mal anulado" de Suarez. Luisito, o mesmo que deveria ter sido expulso do jogo após duas entradas criminosas, em Distin e Mirallas (deixando este contundido). Falando nisso, é bom lembrar que o lance do segundo gol do Liverpool surgiu de uma simulação de Sterling; Osman recebeu cartão amarelo, ainda por cima. No tal gol mal anulado, é possível ver Coates se apoiando em Jagielka para cabecear. Falta? Para alguns, sim; para os Kopites, não. O recalque vermelho fez com que eu dedicasse esse parágrafo a arbitragem, a mesma que sucumbiu à pressão de Gerrard durante o jogo para não "amarelar tanto" os jogadores de seu time. Ainda cheguei a ler que "o trio de arbitragem cedeu DEMAIS à pressão dos jogadores do Everton o jogo todo. ".


  Tudo bem. Foi um clássico inesquecível embora, mais uma vez, o fato do Everton ter saído de campo com a sensação de que podia ter feito mais. Entretanto o time jogou futebol, o futebol que gente como Steven Gerrard, no alto de seu egocentrismo e demagogia, faz de tudo para diminuir. Da próxima vez, avisem a ele que nós não estamos na 12ª colocação; o Liverpool, sim.


STAND TOGETHER!

2 comentários:

  1. Quem tem mais vitórias nesse derby?

    ResponderExcluir
  2. Liverpool, 88 vitórias. Everton, 66; empates, 69 (contando com esse jogo)

    ResponderExcluir