terça-feira, 2 de outubro de 2012

MARKETING DO BEM (APROVEITANDO O MOMENTO)


   O setor de marketing do Everton Football Club vem nessa nova temporada 2012/13 promovendo grandes ações ao chamar atenção pelos fatos e acontecimentos do time e até do clube rival, o Liverpool Football Club.

  A primeira ação aconteceu dia 08/08/12 quando transformaram um simples amistoso em um evento histórico e bem humorado ao perceber que o lateral direito Tony Hibbert, após 11 anos de clube, nunca tinha feito um gol vestindo a camisa dos Toffees. Com a frase "When Hibbo Scores, We Riot" em uma bela arte imitando a capa do single da banda Sex Pistlos, "God Save the Queen", já dava uma ideia do que poderia acontecer. 


  Depois de uma bela homenagem ao jogador com placa pelos 11 anos de clube, fotos e etc... Dito e feito! Sendo "armado, ou não", o importante foi que Hibbert fez o seu primeiro gol em uma cobrança de falta na entrada da área. Logo, os torcedores invadiram o gramado do estádio para comemorar junto com os jogadores o gol histórico. Fato bastante inusitado hoje em dia (se fosse um jogo oficial), já que é extremamente proibido a presença da torcida no campo de jogo com o clube passível de punição severa. 

  O resultado pro clube foi uma visibilidade extraordinária que jamais conseguiriam ter se tivessem tratado o jogo como um amistoso normal de pré-temporada. O gol, mais precisamente a invasão, foram destaque em vários telejornais e programas esportivos como o Globo Esporte de São Paulo/SP, por exemplo.


  Outra ação interessante aconteceu no dia 17/09/12 quando, deixando a rivalidade de lado, o clube fez uma homenagem bastante emocionante aos 96 torcedores do Liverpool F.C. mortos na tragédia de Hillsborough durante a semifinal da Copa da Inglaterra em 1989. O fato foi que a polícia naquela semana assumiu a culpa pela tragédia afirmando que adulterou vários depoimentos que colocariam a culpa do acontecido aos próprios torcedores. 


Aproveitando a ocasião, mais do que o tradicional 'Um Minuto de Silêncio' antes do jogo contra o Newcastle válido pelo Campeonato Inglês, o clube fez com que seus dois dos seus mascotes entrassem no campo de mãos dadas. Uma menina vestindo a camisa do Everton F.C. com o número '9' nas costas e um menino vestindo a camisa do Liverpool F.C. com o número '6'. Com todos os jogadores perfilados no centro do gramado, o telão do estádio começou a exibir as fotos e os nomes de cada torcedor vítima da tragédia ao som de "He Ain't Heavy, He's My Brother" do grupo The Hollies. Clique aqui para ver o vídeo. 

  O resultado não poderia ser diferente, mais uma vez o clube obteve uma boa visibilidade principalmente nas redes sociais, em páginas de blogs especializados. 

  Essas ações provam o quanto é fundamental para o profissional de marketing estar atento, como no primeiro caso, os detalhes aparentemente simples mas com criatividade se transformam em eventos especiais de grande visibilidade. E no segundo caso o quanto é importante estar atento ao concorrente e aproveitar o momento para aparecer de forma positiva, agregando valor de responsabilidade, nesse caso não diria social, mas de justiça.   

Fontes: 





 

2 comentários:

  1. Bem sacado, Everton.

    De fato, nos ultimos meses o nome do clube apareceu varias vezes em sites aqui no Brasil, por conta desses acontecimentos.

    O mais legal é que nesse inicio de temporada o clube tb esta ganhando destaque, mas desta vez, por conta do bom futebol e por estar no topo da tabela. :)

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    1. É verdade! Os caras são ótimos profissionais bastante atuantes. E com a boa campanha esse ano tem tudo pra ganhar mais destaque.

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