segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Everton 2 v 2 Newcastle - Que Os Erros Não Se Repitam


  Everton e Newcastle entraram hoje em busca da reabilitação na EPL. Enquanto o Newcastle não conseguiu atuar de forma convincente nas outras 3 rodadas, o Everton procurava vencer em casa para se firmar entre os times que brigarão pela ponta nesta temporada. E por mais que o Everton merecesse a vitória, o próprio time acabou deixando 2 pontos irem embora facilmente.

  O primeiro tempo foi todo dos Toffees: não é possível contar nos dedos os inúmeros lances de perigo e gols perdidos dos Blues na primeira etapa. O time estava atuando de forma similar à atuação contra o Manchester United, na rodada de abertura da competição. Tal atuação estava sendo coroada pelo golaço de Baines, disparado o melhor jogador do Everton na partida. Mirallas mostrou que é o jogador que faltava no Everton: rápido, habilidoso, cheio de vontade e de disposição para atacar. Porém, o belga pecou demais ao prender a bola nos lances em que deveria tocá-la, que deixaria algum companheiro na cara do gol. Até então, tudo indicava uma vitória tranquila do Everton.

  No segundo tempo, o Everton voltou com a baixa de Jelavic, que saiu machucado. Anichebe entrou e, por mais medíocre que seja, fez uma boa partida, jogando com o coração e por isso foi digno de aplausos. Porém, o time leva um BAque logo no início, com o gol de Demba Ba. Mas quem roubou (literalmente) a cena na segunda etapa foi a arbitragem: primeiro, o bandeirinha - totalmente fora de forma - marca impedimento não existente de Fellaini, após passe de Pienaar; segundo, após três toques de cabeça dentro da área, Anichebe manda a bola pra rede no meio da confusão mas o juiz não validou o gol. O replay logo acusou que a bola ultrapassou inteiramente a linha do gol. Mas então, logo após essa jogada, Pienaar dá mais uma assistência e Anichebe chuta cruzado para fazer o segundo gol dos Toffees na partida. E quando tudo parecia bem, a zaga falha na marcação e Ba aproveita: 2 a 2. Já não havia mais nada a fazer e o jogo acaba empatado. Ficou claro que Heitinga precisa de mais chances no time e que Phil Neville não pode ser titular apenas por ser renomado e/ou por ser o capitão do time.

  Mas queria encerrar este texto citando a linda homenagem às 96 vítimas da tragédia de Hillsborough, que aconteceu em 1989; na última semana, relatórios provaram que a torcida do Liverpool não teve culpa alguma no incidente, calando a boca da imprensa marrom - em especial o The Sun. Poucas vezes vi um ato tão humano no futebol e os clubes de Liverpool merecem aplausos por deixarem a rivalidade somente em campo. Não quero comparar as culturas mas fico imaginando se poderia ver tal cena, um dia, no Brasil, onde a provocação e o fracasso do rival parece tornar-se mais importante que o êxito do próprio time.

Stand Together!

Um comentário:

  1. que sacanagem fizeram com a gente. dois gols anulados eh muita putaria pra um jogo só!

    e quanto a homenagem as vitimas de Hillsborough, que exemplo tivemos em Goodison Park. Catei na internet e achei uma materia muito interessante, pra que quiser ler mais a respeito. aqui vai o link: http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2204704/Hillsborough-Everton-tribute-Liverpool-victims.html

    ResponderExcluir